Página 1 de 1

MensagemEnviado: 2/4/2004 13:43
por MarcoAntonio
Já agora, acrescentei um pequeno esquema para ilustrar a minha opinião.

MensagemEnviado: 2/4/2004 13:28
por MarcoAntonio
TheDuke,

eu sou bastante reservado quanto ao interesse dos COF's (não vou ao ponto de dizer que são inúteis como ferramenta de análise, mas são certamente menos lineares do que aparentam e saber entender a verdadeira mensagem que eles nos passam, e não a que parece passar, é uma arte refinada).

Em todo o caso, em traços gerais, a minha opinião é basicamente esta:

:arrow: A pressão compradora mede-se essencialmente pelas ordens de compra ao melhor;

:arrow: A pressão vendedora mede-se essencialmente pelas ordens de venda ao melhor...

As ordens com preço fixo não fazem mover o preço e portanto, não exercem realmente pressão, antes oferecem resistência ao movimento do lado que está a pressão.

O que podem é, indirectamente, induzir pressão ao «assustar» outros investidores que ao verem determinado tampão nos COF's desatam a largar ao melhor.

A pressão, em minha opinião, só se aplica nas ordens que fazem mover o preço de facto. E essas são as ordens ao melhor (ou ao preço da contraparte). Portanto, se alguém coloca uma ordem de venda acima do melhor Ask, o que está a fazer é a colocar uma ordem de resistência a quem estiver a pressionar a cotação do outro lado, colocando ordens de compra ao melhor. E vice-versa para as ordens de compra a valor fixo, abaixo do melhor Bid.

Isto é claro, é independente se se tratam de pequenos ou grandes a introduzir as ordens. A pressão mede-se pelo global factual e portanto, podemos ter pressão compradora exercida por pequenos e pressão vendedora e/ou resistência vendedora dos grandes e os primeiros saírem a ganhar ou a perder. Ou ter pressão compradora de grandes contra pressão vendedora e/ou resistência de pequenos. Ou pressão compradora/vendedora de atentos ou convictos (grandes e/ou pequenos) contra resistêcia vendedora/compradora de distraídos ou descrentes (provavelmente pequenos). Enfim, poderemos imaginar todas as combinações possíveis mas no fim, o que decide, é:

:arrow: a quantidade de capital que pressionou no sentido ascendente menos a quantidade de capital que pressinou no sentido descendente somada à quantidade de capital que resistiu ao sentido ascendente que decide a pressão compradora

e

:arrow: a quantidade de capital que pressionou no sentido descendente menos a quantidade de capital que pressionou no sentido ascendente somada à quantidade de capital que resistiu ao sentido descendente que decide a pressão vendedora.

Nota: repare-se que a resistencia compradora no primeiro caso e a resistencia vendedora no segundo não desempenham qualquer papel directo na acção do preço. A única influência será de carácter indirecto, sobre a decisão de outros investidores...

MensagemEnviado: 2/4/2004 13:06
por Kopas
Caro TheDuke,

Sei que o Professor João Duque, à uns anos atrás, se interessava por essa temática, não sei se ele chegou a fazer algum estudo sobre o assunto, é uma questão de tentar pesquisar...

Kopas

Shrink time ?

MensagemEnviado: 2/4/2004 11:58
por TheDuke
Ulisses,

nem é minha intenção simplificar. Claro que há um conjunto de dados que nós em Portugal não conseguimos ter acesso, o que não nos permite concluir de forma correcta.

Porém, há um conjunto de comportamentos reflectidos na Profundidade, ao mesmo nível que esses comportamentos se reflectem posteriormente nas movimentações dos títulos.

Por acaso gostaria de saber se alguém tem dados do rádio de ordens ao melhor/preço fixo.

MensagemEnviado: 2/4/2004 11:52
por Ulisses Pereira
TheDuke,

Não penso que seja assim tão fácil generalizar-se. Primeiro, porque não estpu tão certo que os pequenos investidores optem quase sempre pelas "ordens ao melhor", mas mesmo considerando isso como válido, muitas vezes os grandes institucionais "brincam" com os COF`s. Por vezes colocam lotes gigantescos na venda/compra, de forma a simular interesses contrários aos que possuem.

A guerra dos COF`s é também uma guerra psicológica sem se saber bem o que é real e o que é "bluff"...

Um abraço,
Ulisses

Teorias: Buying & Selling Behaviours

MensagemEnviado: 2/4/2004 10:30
por TheDuke
Caros,

gostaria de aproveitar esta oportunidade para introduzir e debater uma tema que acho que tem algum interesse. Trata-se de tentar analisar comportamentos de compra e venda através da Profundidade e Comportamento de títulos.

Parto para esta análise com os seguintes pressupostos:

Uma transacção institucional (ou de "seasoned investors") é sempre colocada a um preço menor/maior do que o mercado, com o objectivo de obter um melhor preço, excepto se houver urgência na transacção.

Se a transacção não ocorrer, assistir-se-à a um movimento entre níveis, alterando-se a ordem para um preço menos atractivo.

Os investidores menos regulares (ou aqueles que pretendem abrir posições longas) tendem a dar ordens ao melhor, o que suscita transacções imediatas.

Com base nestes pressupostos e com base nos dados fornecidos pela profundidade, que conclusões podemos retirar ?

Selling Pressure
(quando Volume Total Venda > Volume Total Compra)

Buying Pressure
(quando Volume Total Venda < Volume Total Compra)

Posição de Compra/Venda Institucional
(quando Quantidade/Ordens x Preço Nível > X)
onde X é um valor relativamente elevado para ser uma Ordem Institucional.

Gostaria de saber o que pensam desta teoria.