Página 1 de 1

MensagemEnviado: 1/4/2004 17:22
por JCS
Thomas Hobbes Escreveu:...Uma coisa é certa quem não compra acções das SAD ou compra obrigações do SLB sou eu...



Caro Thomas... Nem eu (livra!) :wink:


JCS

MensagemEnviado: 1/4/2004 16:53
por zé povinho
penso que mesmo em condições óptimas nem a SAD do Benfica conseguiria resultados positivos, até porque me parece que a estrutura está muito pesada, ou seja: há lá gente a mais.

qualquer grande clube europeu tem hoje estruturas mais leves mais mais responsabilizadas e portanto mais profissionais.

um abraço

É isso mesmo...

MensagemEnviado: 1/4/2004 16:43
por Surfer
Com concordo contigo Zé Povinho e também com a observação do Thomas, estes resultados da SAD do FCP só vem fazer prova mais uma vez que com a gestão actual dos clubes não é possivel obter lucros, antes afastam-se cada vez mais e caminham a médio-prazo para uma situação de falência tecnica.

Se com dois excelentes e unicos anos desportivos os resultados de financeiros não são positivos e ainda pioram, então o futuro e saude financeira de uma SAD desportiva no nosso pais já não depende da bola que bate nos poste ou de um erro do arbrito, é factual que a gestão actual é errada e caminha para um cenário negro a médio-prazo.

É evidente que o Benfica nas mesmas circunstâncias actuais do FCP poderia apresentar uma melhor performance financeira, mas será que esta seria positiva?! O universo futebulistico português é suficiente compensador de modo a que os clubes consiguam atingir patamares financeiros harmoniosos?!

Parece-me sinceramente que de maneira nenhuma, nomeadamente enquanto os actuais dirigentes continuarem a sonhar que podem sobreviver a gastar antecipadamente as receitas futuras e ignorarem a formação desportiva.

Cumps

MensagemEnviado: 1/4/2004 16:25
por Thomas Hobbes
Caro Zé,

Apenas vens confirmar a minha ideia contida no meu Post anterior.

Já que filiações clubisticas à parte, de momento nehum clube de futebol Portugues, mesmo sendo campeão europeu de clubes, iria dar lucro.

Infelizmente, estamos ainda a anos luz de clubes como a juventus, o Manchester, Barcelona, Ajax etc... etc..., quer a nivel organizativo, quer a nível de mentalidades. É so pensar em personagens de banda desenhada como (Pimenta Machado, Familia Loureiro, Dias da Cunha, Pinto da Costa, Bobby e Tareco, etc...)

Enfim, o futebol é apenas um reflexo distorcido da nossa triste sociedade.

Uma coisa é certa quem não compra acções das SAD ou compra obrigações do SLB sou eu...

MensagemEnviado: 1/4/2004 16:15
por zé povinho
Thomas

não quero entrar em polémicas clubísticas, pois já sabemos onde isso nos pode conduzir, mas por razões económicas e relacionado com a anterior discussão "valor de uma marca",
penso que a única SAD que pode em Portugal dar lucros será a do Benfica, exactamente porque a marca tem um potencial que mais nenhuma das outras duas terá a prazo mais ou menos longo.

a SAD do FCPorto mesmo com estes 2 últimos anos cheia de bons resultados desportivos não consegue transformar isso em bons resultados económicos, e quanto a mim porque está a previligiar a componente desportiva, não vendendo jogadores que lhe permitiriam boas mais valias.

e o futebol em Portugal só será rentável se isso acontecer, e daí a necessidade imperiosa de uma boa escola de jogadores.

um abraço

Pois

MensagemEnviado: 1/4/2004 16:04
por Thomas Hobbes
Mas apesar disto, tudo o facto é que apresentaram prejuizos.

É importante não esquecer que o FCP foi campeão da UEFA, e está a fazer uma boa temporada na liga dos campeões.

Isto só prova, que em Portugal os clubes de futebol não conseguem gerar proveitos suficientes para terem lucros.

Já repararam que:

:arrow: A olivedesportos tem o monopólio dos suported de publicidade em Portugal, e controla maior parte das receitas das transmissões.

:arrow: Não existe mercado interno de transferências

:arrow: Não existe merchandising digno desse nome.

Tudo isto no meu ponto de vista, vai fazer com que no sentido técnico do termo todas as SAD são empresas a termo, mais cedo ou mais tarde vem a falência. (é claro que estamos em Portugal, já imaginaram algum dos três grandes abrir falência? e pedir proteção judicial dos credores?) :mrgreen:

Administração.

MensagemEnviado: 1/4/2004 14:39
por Inox
Segundo o JN, no último semestre de 2003, P. Costa,A. Caldeira, F. Gomes, R. Teles e R. Alegre ganharam ao todo 550836 Euros ( em média cerca de 18360 Euros mensais para cada administrador). Seria salutar que todas as Empresas cotadas divulgassem o salário dos seus administradores.

Parece que o homem...

MensagemEnviado: 1/4/2004 11:56
por Antunes
...só se candidatou para mais um ano. É natural que comece a preparar a sua saída visto que a idade não perdoa.

Pinto da Costa vendeu acções da FC Porto, SAD

MensagemEnviado: 1/4/2004 11:48
por Surfer
Pinto da Costa, presidente do F.C. Porto, ganhou 12.758 euros com a venda de acções da Porto SAD, de acordo com os dados divulgados no Relatório e Contas relativos ao primeiro semestre de 2003/2004. O presidente do clube e do Conselho de Administração reduziu na primeira metade do exercício de 2003/2004, a sua participação em 5,36 por cento.

A 30 de Junho, Pinto da Costa detinha 68.994 acções, reduzindo a sua participação para 65.294 títulos no final de Dezembro. Em Agosto de 2003, o líder azul e branco vendeu 3.700 acções, 77 a 3,36 euros, 23 a 3,42 euros e 3.600 a 3,45 euros. Entre o início de Julho e o fim de Dezembro, Pinto da Costa não adquiriu títulos da Porto SAD.

Reinaldo Teles, membro do conselho de administração, fechou o exercício com as 9.850 acções que já detinha, enquanto o administrador Fernando Gomes manteve também as 960 acções que trazia do exercício anterior. Os restantes administradores mantiveram-se no presente exercício sem acção de compra ou alienação de títulos.

Já no exercício 2002/2003, Pinto da Costa havia reduzido a sua participação na Porto SAD em 14,7 por cento, com um encaixe de 59.240 euros. No início dessa época, desportiva o presidente detinha 80.294 acções, participação que baixou para 68.994 acções do final da época.

Em Janeiro do ano passado, o responsável máximo dos dragões alienou 15 mil acções, mil a 3,94 euros e 14 mil a 3,95 euros, tendo comprado 3.700 acções no mês seguinte, a 3,95 euros. Na sessão de hoje da Euronext Lisboa, os títulos da SAD portista recuaram 0,3 por cento, para 3,36 euros.

F.C. Porto: proveitos operacionais da SAD crescem 60%

MensagemEnviado: 1/4/2004 11:47
por Surfer
A F.C. Porto - Futebol, SAD divulgou esta terça-feira, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Imobiliários (CMVM) os resultados consolidados do primeiro semestre da época 2003/04, no qual, como é destacado no site do clube que «os proveitos operacionais da sociedade cresceram 60 por cento e foram acompanhados por uma redução da massa salarial».

Resultados da SAD portista apresentados à CMVM:

«RESULTADOS CONSOLIDADOS 1º SEMESTRE 03¿04

Proveitos Operacionais Crescem 60%...
...Acompanhados por uma redução dos custos com pessoal

Principais Indicadores:
>Cash-Flow de -3,7 milhões de euros (+62%)
>EBITDA de -2,2 milhões de euros (+75%)
>Resultado Líquido de -12,6 milhões de euros (+33%)
>Proveitos Operacionais de 22,6 milhões de euros (+60%)
>Custos com Pessoal de 15,4 milhões de euros (-1,4%)
>Rácio de Custos com Pessoal vs Proveitos Operacionais de 68%
>Amortizações do Período de 8,9 milhões de euros (-1,8%)
>Activo de 86,3 milhões de euros (+6%)
>Passivo de 82,8 milhões de euros (+25%)
>Capital Próprio de 3,5 milhões de euros (-77%)
>O relatório dos auditores menciona a existência de duas reservas às contas

O Conselho de Administração

Porto, 30 de Março de 2004»