Página 1 de 1
Mondi,

Enviado:
30/3/2004 18:46
por Thomas Hobbes
com a abertura das privatizações a empresas estrangeiras, é obvio que se corre o risco de algumas multinacionais verem ai a oportunidade de entarem num determinado negócio e numa determinada area de actuação.
Não sei se o facto da mondi poder bir a deter 51% do capital da Portucel será bom ou mau, mas o facto de haver a possibilidade da Portucel ser inserida no mundo da Mondi, não me parece mal, já que com a integração, vêm não só fundos e investimento, como novos métodos de trabalho e novas formas de organização.
Quanto ao facto de as empresas portuguesas estarem sobre a sobreania de capitais portugueses, noto que os próprios empresários dizem uma coisa e depois fazem outra (venda do banco totta, Somague, e para quem não sabe venda das marcas portuguesas a grupos estrangeiros como :azeite gallo, agua do luso, bolachas triunfo,)
uma coisa é certa, os empresários portugueses, ao contrario dos estrangeiros não tem mostrado qualquer preocupação a respeito da remuneração do pequeno accionista.
Se a mondi tem melhor e maoir know how que a semapa, preferia a portucel nas maos da primeira.

Enviado:
30/3/2004 18:30
por JCS
Concordo que a Mondi é uma excelente empresa. O que acho menos favorável nas suas (da Mondi) pretenções é querer o controlo de 51% da Portucel de maneira a esta ser integrada no grupo Mondi e ficar unicamente como "veículo" (ou subsidiária) para a Europa Ocidental (porque a Mondi já tem uma empresa chamada Neusiedler que se ocupa de todo o mercado central e de Leste).
Tudo isto me faz pensar que é muito pouca ambição para uma empresa como a Portucel o lugar de mero "Departamento Europa Ocidental da Mondi" e por isso pessoalmente prefiro uma estratégia de continuidade, crescimento orgânico (através da compra da nova máquina que permite um considerável aumento na capacidade de produção) e estabilidade accionista propostas pela Semapa.
Caso a Semapa ganhe, o actual CEO da Portucel sabe como pôr tudo isto a andar (e com capitais portugueses, porque a soberania ainda é algo a que dou valor). O estado dará?
Cumprimentos
JCS

Enviado:
30/3/2004 15:14
por Don
JCS não vamos querer comparar uma mondi a uma semapa independentemente de quem irá gerir o negócio. Esse senhor pode possuir know how para isso mas a Mondi além de oferecer o preço mais alto, também deixava ser gerida por nacionais e oferecia claro está o seu saber que, diga-se de passagem, deve ser razoavelmente bom:) A questão aqui é a vergonha dos lobbies em Portugal que mandam no país. Volto a repetir, a situacao economica está muito boa para desprezar mais 10 centimos nuns milhoes de acções e optimas perspectivas para a empresa. Eu repito isto é uma vergonha.
E se se colocasse a questão de ir para mãos estrangeiras na Mondi, 50% dos quadros iam ser nacionais assim com o futuro presidente. Já nem vou comentar mais este assunto que me dá nervos


Enviado:
30/3/2004 14:51
por JCS
Don Escreveu:...E logo ao concorrente que deve perceber menos deste mercado como a Semapa?.
Presumo que pense que será o Queiroz Pereira a gerir a Portucel. O CEO será o Jorge Armindo (que já deu provas que sabe fazer crescer a Portucel) e quanto muito (presumo eu) ficará o Pedro Queiroz Pereira com presidente.
JCS

Enviado:
30/3/2004 14:29
por Don
Os Lobbies em funcionamento e a vergonha do país. Entao se oferecem 1.55 por acção vao vender por 1.45? E logo ao concorrente que deve perceber menos deste mercado como a Semapa? Realmente também não é muita a diferença de 1.45 para 1.55... Só uns milhoes... Para um pais tao rico nao faz diferença nenhuma. País de brincadeira este. Sinceramente não estava nada que fosse esse concorrente a ganhar, pensei que Mondi ganhasse, era o mais lógico, mas parece que os tais lobbies são muito fortes, como do bes e caixa.

Enviado:
30/3/2004 14:21
por JCS
Boa tarde a todos. Pelo que tenho tido conhecimento existem já pareceres que aconselham a Semapa como vencedora à privatização da Portucel. Pelo que li, a escolha pelo Semapa deve-se ao facto de ser a proposta que apresenta menos condicionantes (o facto de ser 100% portuguesa concerteza também terá o seu peso). A Semapa na proposta apresentada reitera total confiança no CEO Jorge Armindo, pretendendo qu este continue.
Como tal tudo indica que a Semapa ficará com os 30% do estado (podendo também a Sonae "sorrir" pelo desfecho que se prevê acontecer, ou seja o aumento da liquidez da Sonae quando concluida a venda da sua participação ao sindicato bancário composto pela CGD e BES).
Cumprimentos
JCS

Enviado:
29/3/2004 23:03
por vvv
Um ponto parece-me favorável, fica nas mãos de Portugueses.
Talvez para acçionistas no curto prazo não seja a mais favorável, mas este tipo de negócio-investimento tem de ser visto a longo prazo.
menos valor acrescenta à Portucel
pq menos valor?
vvv
Porque será?

Enviado:
29/3/2004 22:56
por Diogo Simão
Alguns jornais apontaram Semapa como vencedora. Contudo, a verdade é que a proposta da Semapa é aquele que menos valor acrescenta à Portucel. É apenas mais um investidor financeiro. É isso bom para a empresa?

Enviado:
29/3/2004 22:46
por vvv
Sinceramente não é tema que me desperte muita atenção, contudo parece que grande vencedora será a SEMAPA.
vvv
Portucel: Quem ganha?

Enviado:
29/3/2004 19:16
por Diogo Simão
Meus caros,
Gostarai de colocar duas perguntas a todos vós.
1. Dos cinco candidatos à privatização da Portucel quem pensam que vai vencer?
2. E qual deles pensam quem tem a melhor proposta para a empresa?
Porquê?