Bom dia a todos.
Análise 24/04/2004
Desde a última análise por mim realizada houve alguma evolução no cross, apesar de não muito evidente à primeira vista.
Mantém-se válido o canal descendente entretanto identificado, com o par junto do seu limite inferior. Já a EMA130 pode finalmente ter cedido, embora a resistência mais importante se mantenha a EMA50.
Em finais de Fevereiro a EMA50 foi batida pela cotação e desde aí vem funcionando como uma resistência implacável. A partir dessa altura o suporte passou a ser a EMA130, até que esta deixou de ser respeitada como suporte. Ainda não é claro se a EMA130 é já respeitada com resistência mas o que é facto é que a última reacção em alta ao limite inferior do canal descendente esbarrou precisamente na EMA130, o que pode ter o seu significado. No entanto, a manter-se o caminho traçado, já não falta muito para que a EMA50 cruze em baixa a EMA130, pelo que, se tal se verificar, a EMA50 deverá manter-se como a referência superior.
Quanto aos suportes, o mais importante actualmente parece mesmo ser o proporcionado pela EMA200.
Embora o canal descendente continue válido, desconfio que o par não voltará ao seu limite superior. Isto porque teria que passar por duas resistências as EMA 130 e 50; e, pelo menos, esta segunda, que actualmente acentua o seu declive negativo, tem-se mostrado muito difícil de bater.
É interessante verificar que a quebra dos valores chave relativos a suportes horizontais (quem não se lembra dos 1.2330 ou dos mais recententes 1.2050) não tem proporcionado os desenvolvimentos significativos por quase todos esperados. Isto, quanto a mim deve-se a neste momento serem mais importantes as EMAs de médio longo prazo do que a quebra de valores fixos.
Uma nota para a lentidão do movimento descendente. Julgo que esta lentidão apenas lhe tem trazido consistência. Movimentos muito rápidos, muitas vezes acabam por revelar-se prematuros, uma vez que acabam por ser movimentos contra natura. Ou seja, movimentos inconsistentes, pois ocorrem quando as condições para lhes dar continuidade ainda não estão criadas. Isto não significa que eu espere que a toada lenta se mantenha ad eternum. Bem pelo contrário. Acho que se aproxima uma tempestade. As condições para que tal ocorra estão simplesmente a ser criadas.
Como sabem, continuo curto à espera da tempestade

.
Um grande abraço a todos,
semprefrio
P.S. Quando o nosso amigo DJ abrir um novo tópico, se isso acontecer ainda esta semana

, tomarei a liberdade de repetir esta análise lá. Para não a perder de vista

.