Anonymous Escreveu:Um erro a que pode conduzir a analise tecnica:
Encontrar padroes repetitivos nos gráficos.
Não é um erro, é uma das coisas a que a AT se propõe.
O que acabou de dizer é o mesmo que dizer:
«um erro a que conduz a medicina, encontrar sintomas que possam identificar doenças».
Como é óbvio, em si, não é um erro.
Anonymous Escreveu:Não acham que se isso fosse assim os mercados seriam facilmente previsiveis? isso talvez funcionasse no passado, quando era uma minoria a olhar e procurar sinais nos gráficos.
Mas caro visitante, os Analistas Técnicos são uma minoria. Eram e ainda são. Quantos, neste universo de milhões de investidores, são realmente investidores que investem com base na análise técnica.
Vá por aí fora falar com investidores e rapidamente constatará que a esmagadora maioría nem sabe o que é a AT e muitos dos que sabem, não a utilizam de facto, acabando por se guiar por palpites, emoções, notícias, rumores e pela informação em geral que lhe chega.
Antes de tomar contacto com os foruns/sites de bolsa tinha ouvido falar alguma vez de AT?
Duvido...
Relativamente aos padrões, os padrões são apenas uma parte da AT, uma das leituras/observações que se podem extrair dos gráficos.
O que não é existe é
um padrão de inversão, existem diversos padrões, nem sempre facilmente identificaveis, e mesmo inversões que não obedecem a qualquer padrão específico.
O que não deixa de ser surpreendente é que mercado, ao longo dos anos, repita comportamentos tipificados que produzem padrões nos gráficos. Algumas experiencias interessantes consistem em reproduzir mercados artificiais e testar o comportamento de uma massa de investidores em determinadas condições e verificar que a massa reage, regra geral, segundo comportamentos tipificados.
É isso que conduz aos padrões. A esmagadora maioría dos investidores nem sequer se apercebe do que está a acontecer ou pensa sequer em analisar a informação dessa forma.
Uma pequena minoría investe com base (apenas) nesses prossupostos e outra pequena minoría cruza essa informação com outra informação (fundamental ou outra).
O que não se pode pedir é que a AT seja fácil (nenhum método de análise é fácil ou evidente) e que todos os investidores a consigam usar de forma eficiente. Até porque
análise é apenas parte do trading e não o todo...