Breves comentários ao Mercado Nacional (22/03/2004)
Razão Pura
Razão pura, espero que tenhas razão, que isto de ter razão, tem mais que se lhe diga.
-
Visitante
acompanhamento
Isto não está catastrófico, mas também não está nada famoso.
O nosso mercado esteve hoje, a maior parte da sessão, em contra ciclo com os restantes mercados internacionais.
Agora verifico, já depois da nossa praça fechar no vermelho, que alguns desses mercados internacionais estão a inverter a tendência do intraday e estão negativos!
Humm.....
O nosso mercado esteve hoje, a maior parte da sessão, em contra ciclo com os restantes mercados internacionais.
Agora verifico, já depois da nossa praça fechar no vermelho, que alguns desses mercados internacionais estão a inverter a tendência do intraday e estão negativos!
Humm.....
- Anexos
-
- uptodate.png (3.37 KiB) Visualizado 1028 vezes
Trade the trend.
PTC
Quanto à CAP o que eu digo é que ela atenua as quedas e que amplia as subidas.
Portanto, no meu cenário, o que eu vejo (apesar da miopia...) é uma PTC que se mantém acima dos 9,00.
Parece-me muito pouco provável que vá testar uns valores tão catastróficos como os indicados pelo MA.
E, sem mais ocorrências exteriores, acho bastante plausivel que a queda tenha terminado e que agora suba.
JAS
Portanto, no meu cenário, o que eu vejo (apesar da miopia...) é uma PTC que se mantém acima dos 9,00.
Parece-me muito pouco provável que vá testar uns valores tão catastróficos como os indicados pelo MA.
E, sem mais ocorrências exteriores, acho bastante plausivel que a queda tenha terminado e que agora suba.
JAS
PTC
JAS,
Pois... certezas ninguém tem. O que nos resta é traçar cenários, não é?
Estar agarrados às "certezas" ignorando o que se está a passar no mercado é, sem dúvida, um claro sintoma de miopia.
Traçar cenários e ir ajustando os pressupostos à medida que o mercado nos for dando sinais parece-me a mim um método perfeitamente aceitável.
EMHO
Pois... certezas ninguém tem. O que nos resta é traçar cenários, não é?
Estar agarrados às "certezas" ignorando o que se está a passar no mercado é, sem dúvida, um claro sintoma de miopia.
Traçar cenários e ir ajustando os pressupostos à medida que o mercado nos for dando sinais parece-me a mim um método perfeitamente aceitável.
EMHO
Trade the trend.
Re: PTC
Razão Pura Escreveu:Para quem está investido e tem fé na CAP é aconselhável fechar posições assim que forem dados sinais técnicos de saída - quebra do limite inferior do canal ascendente, reforçada pela quebra do suporte dos 8,85€.
Pois... Mas ainda faltam esses "ses" todos.
Vamos ver como fecha hoje.
JAS
PTC
Marco, acho a tua análise técnica à PTC muito lúcida.
Para quem está investido e tem fé na CAP é aconselhável fechar posições assim que forem dados sinais técnicos de saída - quebra do limite inferior do canal ascendente, reforçada pela quebra do suporte dos 8,85€.
Ficar dentro apenas pela convicção na CAP é, a meu ver, um erro estratégico de investimento no curto prazo.
Mesmo que, se apenas se verificar a quebra do canal ascendente sem descer abaixo dos 8,85€, a PTC estará em lateralização em canal horizontal (linhas rosa do grafico do Marco), logo, é como ter o dinheiro parado!
EMHO
Para quem está investido e tem fé na CAP é aconselhável fechar posições assim que forem dados sinais técnicos de saída - quebra do limite inferior do canal ascendente, reforçada pela quebra do suporte dos 8,85€.
Ficar dentro apenas pela convicção na CAP é, a meu ver, um erro estratégico de investimento no curto prazo.
Mesmo que, se apenas se verificar a quebra do canal ascendente sem descer abaixo dos 8,85€, a PTC estará em lateralização em canal horizontal (linhas rosa do grafico do Marco), logo, é como ter o dinheiro parado!
EMHO
Trade the trend.
Já agora, breves comentários para actualizar o tópido de ontem (não há motivos suficientes para lançar um novo hoje):
BPI - Apesar de hoje estarmos perante uma sessão bem mais calma, o BPI é ainda assim também hoje dos poucos papéis em análise que está a conseguir subir o que mais uma vez demonstra a firmeza relativa do activo.
BRI - Terá entrado em «ressalto mode». Estava esticado e embora não desse sinais de inversão já se notava a dificuldade em continuar a cair com força...
IPR - Já foi hoje muito próximo do suporte seguinte, e o mais importante, dos «horizontais» 3.60€ tendo realizado um mínimo intraday até ao momento de 3.63€.
Estes são os três papéis que mais se destacam hoje, nos restantes a situação é no geral muito idêntica à de ontem, com os suportes a serem pressionados na esmagadora maioría dos papéis. Para já, têm suportado.
BPI - Apesar de hoje estarmos perante uma sessão bem mais calma, o BPI é ainda assim também hoje dos poucos papéis em análise que está a conseguir subir o que mais uma vez demonstra a firmeza relativa do activo.
BRI - Terá entrado em «ressalto mode». Estava esticado e embora não desse sinais de inversão já se notava a dificuldade em continuar a cair com força...
IPR - Já foi hoje muito próximo do suporte seguinte, e o mais importante, dos «horizontais» 3.60€ tendo realizado um mínimo intraday até ao momento de 3.63€.
Estes são os três papéis que mais se destacam hoje, nos restantes a situação é no geral muito idêntica à de ontem, com os suportes a serem pressionados na esmagadora maioría dos papéis. Para já, têm suportado.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: comentário
Anonymous Escreveu:...
De facto qto a mim a única análise que destoa é a da PT...
A destoar não está... A PT é que está a destoar com ela própria.

Mais a sério, a PT está numa situação técnica débil e poderá mesmo ser arrastada pelo mercado para uma correcção significativa caso o mercado não mude de «registo».
O valor de suporte a ter em linha de conta (além naturalmente do suporte ascendente) não são os 9€ mas sim os 8.85€ como julgo que o gráfico deixa bem claro...
A quebra do canal ascendente será o primeiro sinal de alarme e a quebra dos 8.85 sería, a ocorrer, o sinal de confirmação.
- Anexos
-
- ptc-20040323a.png (20.92 KiB) Visualizado 1268 vezes
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
comentário
Sem dúvida, um tópico útil e bem construído.
De facto qto a mim a única análise que destoa é a da PT, que contrariamente ao que é dito se tem aguentado muito firme ao longo de toda a correcção.
Não ter quebrado a resistência dos 9.45 não me parece importante na actual fase mto difícil dos mercados.
Até ver não há qq sinal de quebra relevante do suporte dos 9 Euros.
E realmente a Compra de Acções Próprias pesa e muito, como o MarcoAntónio já deve ter reconhecido.
De facto qto a mim a única análise que destoa é a da PT, que contrariamente ao que é dito se tem aguentado muito firme ao longo de toda a correcção.
Não ter quebrado a resistência dos 9.45 não me parece importante na actual fase mto difícil dos mercados.
Até ver não há qq sinal de quebra relevante do suporte dos 9 Euros.
E realmente a Compra de Acções Próprias pesa e muito, como o MarcoAntónio já deve ter reconhecido.
-
Visitante
Agora que o mercado já fechou não podia deixar de colocar uma pequena nota ao BPI: o único de entre estes papéis que conseguiu fechar em alta, ainda que ligeira.
Como eu dizia num dos comentários da semana passada: firme e hirto como uma barra de ferro.

Como eu dizia num dos comentários da semana passada: firme e hirto como uma barra de ferro.

SNC
- Anexos
-
- snc-20040322a.png (15.5 KiB) Visualizado 1585 vezes
SON
- Anexos
-
- son-20040322a.png (17.97 KiB) Visualizado 1598 vezes
Marco Antonio Escreveu:PTC: Mais preocupante começa a ser a situação da PTC. Falhou em mais um ataque aos 9.45€ que voltaram a resistir à investida e depois disso, caiu significativamente.
Tanto que agora está a ameaçar quebrar em baixa o canal ascendente que trás a PTC num movimento ascendente que já conta com mais de 7 meses.
Quebrado o canal começará a vislumbrar-se uma correcção significativa que podería levar a PTC por exemplo aos 8.50€ ou mesmo mais além. Existe ainda um pequeno S/R horizontal em torno dos 8.85 que caso venha a ser quebrado em baixa poderá servir de confirmação para este cenário de correcção significativa.
Continuas a acertar pouco na PTC.
O Barão e a sua CAO inspiram-me mais confiança...
JAS
PTM
- Anexos
-
- ptm-20040322a.png (16.34 KiB) Visualizado 1597 vezes
PTC
- Anexos
-
- ptc-20040322a.png (18.5 KiB) Visualizado 1623 vezes
JMT
- Anexos
-
- jmt-20040322a.png (17.5 KiB) Visualizado 1647 vezes
IPR
- Anexos
-
- ipr-20040322a.png (14.99 KiB) Visualizado 1671 vezes
Sim, é 3.25 e é nesta altura e desde algum tempo a esta parte a resistência a ter em linha de conta. Vou corrigir, tks.
EDP
- Anexos
-
- edp-20040322b.png (18.21 KiB) Visualizado 1699 vezes
BRI
- Anexos
-
- bri-20040322a.png (20.45 KiB) Visualizado 1729 vezes
BPI
- Anexos
-
- bpi-20040322b.png (20.23 KiB) Visualizado 1739 vezes
Os gráficos actualizados...
BCP
BCP
- Anexos
-
- bcp-20040322a.png (19.26 KiB) Visualizado 1750 vezes
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Pmart 1 e 366 visitantes