A Semapa acordou a venda de 49% do capital da Secil à irlandesa CRH, revela um comunicado da empresa presidida por Pedro Queiroz Pereira esta segunda-feira. A valores de mercado, o negócio alcança cerca de 372 milhões de euros incluindo goodwill (45 M€).
A operação depende da aprovação das autoridades comunitárias da concorrência e os montantes envolvidos poderão ser corrigidos pelo valor da dívida que vier a ser apurada no final da operação), deverá ser concluído em meados do ano, e inclui 45,126% do capital próprio da Secil.
Na data em que ocorrer a concretização da operação «será celebrado entre a Semapa e a CRH um acordo parassocial a fim de regular as relações entre as partes no âmbito do controlo da Secil».
O grupo CRH desenvolve actividades na área de materiais de construção, e tem actividades em 23 países, com operações no cimento, betão pronto, inertes e asfalto; além de materiais de construção de valor acrescentado e distribuição especializada no sector.
«É convicção da SEMAPA que o presente negócio permitirá o aproveitamento de sinergias entre os dois grupos e contribuirá para um reforço da posição da SECIL no mercado internacional de cimento», termina o comunicado ao mercado.
www.diariodigital.pt