Re: Elliot

Mec Escreveu:Boas
Considero-me um adepto da AT, mas sinceramente nunca consegui perceber ao certo qual a colocação em pratica das ondas de Elliot.
Sei como se calculam (porque o tive que estudar), sei de onde vieram (sim, já sei que as petalas do girassol caem segundo a mesma sequencia, e as ondas do mar, e as fases da lua, etc etc), agora, o que não percebo é a utilidade delas em termos de analise bolsista, já que:
Como é possivel antecipar qualquer tipo de movimento se ao colocarmos 10 "elliotistas" à frente de um mesmo grafico grafico, cada um deles irá traçar ondas diferentes (já sem considerar que dentro de cada onda existem ainda as 5 mais ABC, e consequentemente dentro dessas "mini-ondas" ainda mais 5 e ABC até ao infinito!). Ou seja, se um deles diz que estamos por ex. numa 3 de um movimento ascendente ascendente, o outro pode perfeitamente considerar que estamos na 4 de um descendente, e por aí em diante! Ou seja, se o metodo tem infinitas possibilidades, de que serve?
É que suportes / resistencias / canais / indicadores matematicos (RSI / ESTOCASTICO / MACD) são aquilo e pouco ou nada podem variar em termos de objectividade, agora encontro nas ondas de elliot uma grande carga de quase diria "imaginação" e muita subjectividade.
Por exemplo, aprendi (na altura em que li uns livros sobre o assunto, que cada movimento seria constituido sempre por 5 + 3 ondas (abc)) no entanto, nas hipoteses colocadas pelo Antunes, nem sequer se coloca a hipotese dessas mesmas 3 ondas.
Atençao, digo isto nao a um nivel perjurativo! gostava que me esclarecessem / elucidassem aqueles que são adeptos da teoria, e penso ser um ponto de interesse para discussão no forum.
Obrigado
Boas Mec,
De facto à muitos "analistas" de Elliot mas, pelo que me parece, são poucos os que realmente percebem a teoria a fundo e a sabem aplicar aos mercados...
A teoria de Elliot é apenas uma teoria e, como tal, não é uma certeza absoluta. Como disse o SirPatrick - e bem - é preciso conciliar Elliot com outros conceitos básicos de AT: tendência, suportes/resistências, Fibonacci, etc...
Sendo uma teoria de psicologia de massas, é natural que tenha mais sucesso no longo prazo do que no médio e curto prazo. Alias eu recuso-me a fazer ondas de Elliot de curto prazo... Eu só faço análise de "Elliot waves" para o longo prazo.
A teoria é bastante simples, as pessoas é q complicam: trata-se de um 1-2-3-4-5 seguido de um A-B-C. A onda 3 não pode ser a mais pequena, a onda 4 costuma ser violenta e outros pormenores...
Por exemplo, se a minha 2ª contagem estiver correcta e estivermos mesmo na onda 5, seguir-se-á pela teoria um A-B-C (correctivo neste caso) com uma duração aproximada de 1 ano. Mas antes dessa correcção em A-B-C poderemos assistir a uma lateralização sem significado "Elliotiano".
Espero ter ajudado...