Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

NOVO ARTIGO :: O perverso efeito dos atentados...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 15/3/2004 23:47

Ora bem, é óbvio que estamos, em ambos os casos SON e SNC, perante correcções bem significativas e relativamente violentas.

No entanto, tendo em conta os movimentos que ambos os títulos realizaram desde finais de Dezembro/2003, são correcções até agora na sua dimensão, aceitáveis.

A da SON, nessa perspectiva, até podemos dizer que é relativamente pequena. Só abaixo dos 0.79/0.80 eu consideraría o aspecto técnico bastante mau, muito embora preferísse que ele não corrigi-se para além dos 0.85€ por forma a manter a opinião bullish no médio-prazo. Mas teremos de aguardar para ver qual vai ser o comportamento real do papel...

Para já e se quebrar este suportezinho nos 0.92/0.93, os targets passam a ser os 0.90 e depois esses tais 0.85€...

A SNC começaría a ficar 'mal' abaixo dos 2.85€ em minha opinião.

Relativamente à Banca, a minha opinião é que o BPI se tem portado muito bem nestas últimas sessões perante todas estas circunstâncias. Já o BCP está piorzinho tecnicamente. Este último, abaixo dos 1.95/1.96 começa a ficar «malzinho». O BPI, tem suportes à partida nos 3.10€ e nos 2.95€ e encontra-se, por hora, bem mais seguro...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Visitante » 15/3/2004 23:34

Marco, a SNC e SON estão a sofrer fortes quedas, ambas perto de suportes, cuja quebra pode ser mau sinal.
Não é demasiado? não são correcções fortes demais?
A son está perto de valores que com atentados, ao atingi-los o mercado reagiu com fortes entradas e agora anda em valores identicos, isto é sinal de perigo?

Sobre a Banca , BCP e BPI essencialmente, já não me admira , pois com continuação de queda do IBEX a banca deverá acompanhar, logo quebra dos 2€bcp e 2,10 BPI não me parecem tão graves.

agradeço sua opinião
Visitante

por MarcoAntonio » 15/3/2004 22:52

As ameaças de terrorimos têm um impacto de curtíssimo-prazo e se começarem a ser demasiado repetidas, até esse efeito de curtíssimo-prazo perdem (como a história de Pedro e o Lobo).

Pelo facto de ser novidade no nosso mercado, é possível que provoque algum abanão nos investidores «mais sensíveis» (note-se que nos Estados Unidos já não têm grande efeito).

Mas esse efeito com o tempo esbater-se-á.

Ou seja, não vejo expressão dessa questão em prazos temporais mais alargados. Com o tempo o mercado encontrará outras razões «mais imediatas» para subidas ou descidas, sendo o assunto retomado apenas quando sair alguma notícia, quando surgir alguma ameaça concreta ou quando acontecer algo como o que aconteceu em Espanha a semana passada.

Entretanto, confesso que o mercado «me desiludiu» e não se comportou como eu esperaría (não a abertura que depois do que se passou no fim de semana não me surpreendeu, mas a fase final das sessões quer na Europa quer nos States que foi bastante má).
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Marco

por Visitante » 15/3/2004 22:40

Esta ameaça noticiada pelo correio da manha não prejudica o psi20?
não deixa investidores receosos no mercado português?
Visitante

por MarcoAntonio » 15/3/2004 18:16

É sempre mais fácil fazer estes comentários à posteriori...
:wink:

Mas revelam sentido de humor, o que é óptimo!
:lol:

Quanto aos mercados, não pretendía fazer comentários para já (a «meio do jogo») pois a sessão ainda não terminou mas, de momento, a minha opinião não se alterou radicalmente. Como referí no artigo, a evolução do sentimento dos investidores iría estar dependente da evolução da informação que fosse chegando relativamente ao atentado. Na sexta-feira os investidores estaríam a descontar um atentado da ETA e hoje terão reflectido o facto de estarem agora a considerar como autores a rede Al-Qaeda.

Enfim, parece-me um movimento de queda normal dadas as circunstâncias (depois das certezas que o Governo Espanhol deu na quinta e sexta-feira, a evolução foi um pouco como um balde de água fria nos investidores). E para já, dadas as circunstâncias, a situação nem é particularmente preocupante pois à excepção do IBEX, a generalidade dos mercados não bateram os mínimos que já tinham sido realizados na quinta e sexta-feira.

Vejamos como evolui a sessão nos States até ao final e como reage a Europa amanhã, uma vez que agora sim, deverão ter terminado as surpresas (como ressalvei no artigo, ainda existiam dúvidas no mercado quanto aos autores dos atentados). O que considerei positivo foi o facto dos investidores não se mostrarem particularmente preocupados com isso...
Imagem

Administrador Fórum

Martelo

por Visitante » 15/3/2004 18:04

Afinal o martelo era pneumático e calcou bem de cima para baixo. Possa!
Visitante

Análise

por jarc » 14/3/2004 15:52

Uma análise ousada dos mercados é o mínimo que me ocorre para qualificar este post na homepage. No fundamental estou em desacordo, mas à superfície até posso concordar. O que suponho que é mais provável ocorrer é uma deslocação do investimento de risco para a cautela, isso ocorrerá progressivamente como os grandes investidores sabem fazer.
À primeira reacção emotiva e ineficaz de vender ao melhor, seguiu-se alguma racionalidade que permitiu retomar posições (para muitos casos acima da venda). O fecho do outro lado do Atlântico serve no mínimo para animar os mais péssimistas e para deixar optimistas os que olham para os gráficos com óculos de não ver mais nada. Tenho para mim que nestes momentos é preciso ouver, isto é ver os gráficos e ouvir todo o ruído que pode influênciar. O ruído é bastante, acabei de ouvir que o ministro do interior alemão quer convocar de urgência todos os ministro do interior da UE.
Escrito isto, concordo que ainda poderá haver "uma martelada" para cima, mas que a tendência de fundo será a que anteriormente referi: vender risco, comprar cautela.

Registado: 23/7/2003 16:05

Mais um interessante artigo, Marco Antonio.

por bboniek99 » 14/3/2004 15:05

Em relacao ahs questoes do vvv, que se me colocaram igualmente, e, em particular, no que respeita ao fecho de posicoes longas numa ocasiao destas, tenho para mim que eh absolutamente avisado faze-lo de IMEDIATO.
Enquanto a equipa governamental espanhola espalhava a teoria ETA, jah a Europa questionava se a autoria nao seria extra-Espanha.

Situacoes bem diferentes como todos, penso, concordaremos.

E, nessa duvida, o fecho de posicoes era emergente.

Comprar mais acima... que importa isso a um "trader" :?:
bboniek99

por MarcoAntonio » 14/3/2004 1:43

vvv Escreveu:
A um investidor com experiencia e que tenha saido por ter disparado stops e continue a acompanhar mercado on-line tal NÃO ACONTECE.

A fria realidade é que a percentagem de investidores que lida com mestria nestas alturas é bastante reduzida.

vvv Escreveu:Se se reparar neste atentado quase todos activos foram abaixo de 2 suportes(como os investidores têm stops 2-4 ticks abaixo do 1º suporte) eles ficam LIQUIDOS e vão certamente aproveitar uma entrada abaixo de suporte seguinte.

No que diz respeito aos stops, se tratam de stops automaticos e particularmente na sessão de sexta-feira, esse stops foram activados praticamente nos mínimos da sessão tendo os investidores que retomaram posições que o fazer necessariamente a valores mais elevados.

Os stops mentais, esses, terão sido «activados» durante a manhã de quinta-feira ou durante o dia de sexta-feira. Em qualque dos casos, mais uma vez, se poderá constatar que terá sido difícil para quem vendeu e retomou posições mais tarde, fazê-lo a preços inferiores.

vvv Escreveu:Pelo seu artigo fica-me uma duvida, a qual questiono.
ACHA QUE NÂO SE DEVE FECHAR POSIÇÕES NESTES CASOS DE ATENTADOS ETC?

As vendas, nestes casos, devem ser cautelosas/moderadas, em minha opinião e apenas nos investidores que se encontram muito expostos e se houver indícios de que as quedas podem prolongar-se por um período consideravel (numa analise fria e objectiva e não em função de conclusões que derivam puramente do medo e do panico), de preferência logo na sua fase inicial (primeiro dia) e se não tiverem ocorrido fortes gap-downs.

Por cada dia que passa e por cada gap-down que ocorre cada vez se justifica menos vender e para quem tem a sorte de estar (bastante) líquido estas situações são excelentes oportunidades para tomar posições.

Para quem investe no médio-prazo e de forma relativamente conservadora (ou seja, quem não negoceia o curtíssimo-prazo ou o daytrade), não fazer absolutamente nada pode acabar por ser até uma excelente opção (ou pelo menos evita cometer erros crassos).

Livermore fala no seu livro por exemplo de um terramoto em S.Francisco e as semelhanças com o que se passou no 11 de Setembro nos mercados acaba por ser bastante interessante, apesar da distancia do tempo e a diferença da causa. Após o choque inicial e as quedas desamparadas e marcadamente emocionais, os investidores retornam ao mercado para retomar as suas posições após verificarem que o facto, em si, não justifica tamanha queda no mercado e que até, em termos económicos, tem os seus benefícios. O prejuízo, em termos economicos acaba por ser marginal e o impacto é mais emocional que outra coisa. O resultado é que passado algumas sessões o movimento acaba sendo corrigido na integralidade.

Em anexo coloco dois gráficos: um com o intraday e a evolução real; o outro trata-se de um exercicío que não traduz a evolução real de cotação mas traduz a evolução real dos negócios, isto é, o que os investidores vêm ocorrer no mercado quando de facto podem negociar (os investidores não negoceiam o gap e isso traduz-se no facto de, para quem está investido, ser muito mais difícil «fazer dinheiro» do lado longo, vendendo em alta e comprando em baixa, do que poderá aparentar à primeira vista e sendo mais fácil na realidade fazer o inverso, comprando em baixa e vendendo em alta.

Poderá parecer um contracenso quando o mercado cai, em termos absolutos, mas a realidade é que os gap-down introduzem um desiquilibrio entre o que acontece ao valor da cotação e o que se consegue fazer negociando durante estes períodos (note-se que o gap não é negociado, portanto, ninguem vende ao longo daqueles valores, as vendas dão-se aos valores pós-gap).

Nestas alturas, ou se sabe bem o que se está a fazer ou mais vale estar quieto...

É claro que isto é falando em termos muito genéricos, cada caso terá de ser analisado pontualmente.
Anexos
intra.gif
intra.gif (5.39 KiB) Visualizado 1295 vezes
intra-b.gif
intra-b.gif (6.55 KiB) Visualizado 1300 vezes
Imagem

Administrador Fórum

Gostei Marco

por mcarvalho » 14/3/2004 1:01

Marco

Admiro as sua análises e os seus comentários..não dão certezas nem garantias mas, permitem criar um clima positivo em situações adversas ou seja...
não reagir a quente , esperar um pouco e depois actuar..
um abraço
mcarvalho

Registado: 17/2/2004 1:38

por vvv » 13/3/2004 22:08

Marco

Particularmente acho que o artigo tem pontos que são muito subjectivos e com os quais não concordo.

Saliento apenas:

M.A citação
Teremos esses investidores com liquidez financeira e disposição, passada a fase do medo e do panico, para retomar as suas posições. E o mais ingrato é que em muitos casos vão fazê-lo já acima do valor a que saíram

A um investidor com experiencia e que tenha saido por ter disparado stops e continue a acompanhar mercado on-line tal NÃO ACONTECE.

Se se reparar neste atentado quase todos activos foram abaixo de 2 suportes(como os investidores têm stops 2-4 ticks abaixo do 1º suporte) eles ficam LIQUIDOS e vão certamente aproveitar uma entrada abaixo de suporte seguinte.

Pelo seu artigo fica-me uma duvida, a qual questiono.
ACHA QUE NÂO SE DEVE FECHAR POSIÇÕES NESTES CASOS DE ATENTADOS ETC?

abraço forense
vvv
Imagem

Registado: 15/1/2004 23:06

por mv76 » 13/3/2004 21:35

Os meus parabéns por este excelente artigo, na linha do habitual.

Em relação a este horrível acontecimento do atentado de Madrid, só digo que não consigo compreender como alguém ou algum grupo é capaz de realizar tal acto. Por outro lado também não consigo ver por muito tempo estas sucessivas imagens em vários programas e canais sempre a falar do mesmo.

Relativamente ao relacionamento entre a queda das bolsas e os atentados parece que quando há um atentado isso implica a queda das bolsas. Infelizmente já tivemos alguns atentados e sempre que me lembre isso sucedeu. Mas tal facto deve-se: a que eles são um pretexto para a correcção porque as bolsas estão demasiado valorizadas (?), ou porque as expectativas futuras dos mercados passam a ser pessimistas (?), ou porque os mercados são o reflexo das emoções (?) …

Interpretar as bolsas é conseguir sintetizar as motivações e expectativas essenciais de milhões de investidores que diariamente aplicam as suas poupanças.

Em relação à situação actual penso que até às eleições americanas, as grandes forças tudo vão fazer para aguentar o mais possível este bull, as pessoas embora assumindo um maior risco não têm alternativas de rendimento elevadas noutras aplicações atendendo ao nível actual das taxas de juro e vão aplicando as suas poupanças em acções, os USA tudo vão fazer para continuar a alimentar a locomotiva do crescimento económico e as empresas (qual miragem no cimo deste bull), vão apresentando bons resultados.

Estas são as minhas previsões para o próximo semestre (o retomar da tendência de alta que o mercado vem apresentando no último ano), mas se tal não se verificar espero ser capaz de a tempo aplicar a regra número UM que aprendi com o Ulisses: cortar as perdas.

Para todos os que fazem deste cantinho do mundo um excelente espaço de convívio, um grande abraço e a continuação de um bom fim de semana.
RS

Registado: 18/12/2002 6:09

por MozHawk » 13/3/2004 19:58

Acima de tudo, o erro que me parece estar a fazer-se na generalidade dos casos é comparar o 11 de Setembro com este 11 de Março quando não são em nada comparáveis...

Acima de tudo há um forte aproveitamento especulativo da situação, sem mais.

Um abraço,

MozHawk

Registado: 25/10/2002 10:08

Acho que o post fica aqui melhor.

por bertoluci » 13/3/2004 19:48

Qual o impacto destes atentados caso se venha mesmo a provar que foi a al-qaeda?

O meu pensamento frio(espero não chocar ninguém) admitindo que o atentado foi mesmo prepetrado pela al-qaeda.

Actualmente a população mundial está mais preparada psicológicamente para os atentados... basta ver que todos os dias há atentados no Iraque, e um pouco por todo o lado vai havendo atentados... Desta vez foi à porta de casa e o impacto poderá ser diferente.

Friamente o primeiro aspecto que ressalvo, é que o impacto em termos de media quer escrita quer televisiva é bem inferior ao que aconteceu em 11 de setembro... O atentado não ficou registado em nenhuma gravação video, e existe apenas uma pequena gravação audio de um telefonema (não vai haver repetição de imagens continuas nas televisões como aconteceu no 11 de Setembro)... em termos de numeros de mortos o balanço é inferior ao de 11 de setembro, e em termos de prejuisos materiais o balanço é bastante mais inferior... parece-me a mim que as pessoas na genaralidade enquadram esta situação como algo previsivel, quer dizer que não foram apanhadas de surpresa...

Por outro lado, esperava mais de um atentado da al-qaeda, depois do que se disse, que tinham armas nucleares, quimicas etc... este atentado ficou aquém da espectativa que a maioria idealizava no seu subconsciênte...

Pelo que tenho observado das pessoas em geral, não vejo medo, nem pânico... acho que no geral a população mundial estava preparada para algo pior do que aquilo que se veio a verificar...

Os americanos, práticamente nem ligaram ao atentado, pelo menos em termos de mercados... houve aqueles momentos iniciais de venda, que sempre acontece nestas situações, mas depois voltou tudo à normalidade...

Abraços

Registado: 19/11/2003 18:17

comentário

por jotabil » 13/3/2004 19:46

Caro triunviratista

Como venho referindo pode haver outra lógica para observar os factos como eu refiro oa JCS

Caro JCS

Existe uma lógica para observar tudo que se passa no mundo.
A que eu admito assenta nos seguintes pressupostos:
- Existe um poder A....hospedado no Eixo USA-UK;
- Existe um poder B....que se hospeda na Alemanha-França-Benelux com vistas sobre a Eurásia;
- São estes dois poderes que se digladiam utilizando uma estratégia indirecta, para concretizarem o seu modelo geopolitico e , na sequência, a respectiva geoestratégia.
Se observares todos os factos à luz desta lógica, tudo parece ter nexo e deixarás de ter a sensação que os actos são terroristas na sua finalidade. São, simplesmente, fruto dessa estratégia indirecta, tão indirecta, que levam as pessoas menos avisadas,a julgarem que são organizações terroristas os mentores dos actos.
As organizações, se as há, são meras executoras de actos em vista de interesses bem definidos e, também, facilmente atribuíveis a um dos poderes em confronto.
A Espanha, traiu a integração desde sempre delineada desde a liga do carvão e do aço. Fez um pecado capital.E Roma não perdoa a traidores.
Pode ter sido a ETA ou até mesmo, a chamada AL-Quaeda ( fantasma criado para designar meros executores árabes que sabem morrer). Seja quem for não passarão disso, meros executores a mando de um dos poderes em causa.
Qualquer facto que tenha ocorrido no ocidente e de forma adventícia no Oriente longínquo é coerente se visto a esta luz.
Talvez Portugal não tenha a dimensão politica para que possua um objectivo remunerador e por assim ser, não sofra atentado de monta, mas que também está no rol dos europas integracionistas, está.
Por outro lado, também podemos pensar que o eixo USA-UK sabe exactamente, quem foi o mentor do 11 de setembro e esteja agora a cobrar os mortos pagando a executores que sabem morrer.
Tudo isto é cru de deduzir....tudo poderá parecer iverosímel....mas a estratégia indirecta...é isso mesmo na sua essência.
A contra-informação grassa por todo o lado...porque estão em causa valores materiais imensos em mercados primários altamente lucrativos. E consequentemente,
tudo é camuflado nas chancelarias politicas.

cumps.
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

Marco António

por bertoluci » 13/3/2004 19:36

As linhas de pensamento andam muito próximas... e acho que já não morremos hoje, ao postar quase ao mesmo tempo um post que aborda o mesmo assunto(salvo as diferenças).

Abraços

Registado: 19/11/2003 18:17

O Perverso efeito dos atentados

por Ignorante » 13/3/2004 19:36

Num curto prazo poderá de facto ter um efeito passageiro e o mercado voltar ao seu trend ascendente. Contudo, se se comprovar que foi a Al-Qaeda o autor do atentado, há, certamente, um efeito medo nas expectativas dos investidores e consumidores que se pode reflectirmais tarde na ainda frágil retoma europeia, pondo-a em risco, o que por arrastamento pode por em causa o presente Bull. Mas esta lógica é anulada se for a ETA a autora.

Apenas a opinião de um ignorante.
Ignorante

por JAOR » 13/3/2004 19:24

Excelente Marco,ao teu estilo,curto ,preciso e conciso e como sempre , os gráficos elucidativos :clap: :clap:

Cmpts
grão a grão enche a galinha o papo

----------------------------------

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...

Registado: 23/11/2002 1:43

NOVO ARTIGO :: O perverso efeito dos atentados...

por MarcoAntonio » 13/3/2004 19:13

Disponível na homepage uma análise aos mercados tendo em conta as últimas sessões, em particular, o efeito dos atentados nos índices e as perspectivas imediatas.
Imagem

Administrador Fórum

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], iniciado1, Jonas74, LionHeart, OCTAMA e 159 visitantes