Noticias 12 de Março de 2004
Atentados de Madrid sem qualquer efeito nos EUA
12-3-2004 21:4
Os atentados terroristas de Madrid de ontem não tiveram qualquer efeito nos mercados accionistas norte-americanos ao logo da sessão de hoje. As acções recuperaram a maioria das perdas dos últimos dias.
Analistas afirmam que os dados macroeconómicos do país influenciaram mais do que os ataques, cujo saldo foi de perto de duas centenas de mortos e mais de 1.400 feridos.
A Universidade de Michigan revelou uma descida ligeira no índice de confiança dos consumidores. No início de Março, o índice desceu para os 94,1 pontos dos anteriores 94,4 pontos registados no mês passado. Contudo, o índice não teve em conta nem as perdas desta semana nas Bolsas nem os atentados de Madrid.
O governo anunciou ainda mais dados contraditórios antes da abertura da sessão. As existências subiram 0,1 por cento em Janeiro e as vendas cresceram 0,4 por cento no mesmo período. Entretanto, o Departamento do Comércio anunciou que o défice comercial subiu 12,7 por cento em 2003 para um novo máximo nos 541.8 mil milhões de dólares.
A Oracle perdeu 1,55 por cento, apesar de anunciar ganhos de 12 cêntimos por acção, no sentido de recuperação financeira e em linha com as expectativas do mercado.
A livraria Borders Group apresentou melhoria nas vendas e superou as estimativas dos analistas em nove cêntimos. Borders ganhou 4,2 por cento.
A Petco Animal Supplies Inc, uma cadeia de lojas de animais de estimação, desceu 2,6 por cento, ainda que tenha superar as previsões e anunciado um crescimento de 7,8 por cento nos lucros trimestrais.
A Lockheed Martin adiou a assembleia geral onde irá propor a fusão com a tecnológica Titan Corp. enquanto o governo investiga os pagamentos de consultantes da Titan a consultores estrangeiros. As acções da Lockheed perderam 0,34 por cento; enquanto que a Titan subiu 3,9 por cento.
Os índices Dow Jones e Nasdaq subiram 1,10 e 2,10 por cento, respectivamente.
BolsaPt.com
Efacec vai reduzir capital social a 5 Abril
12-3-2004 19:31
A Efacec vai proceder à redução de capital social para 41.64 milhões de euros no próximo dia 5 de Abril. Uma operação aprovada em Assembleia Geral, no passado dia 27 de Novembro.
A empresa pretende, assim, absorver resultados transitados negativos, “cujas causas se encontram totalmente ultrapassadas”.
BolsaPt.com
12-3-2004 19:31
A Efacec vai proceder à redução de capital social para 41.64 milhões de euros no próximo dia 5 de Abril. Uma operação aprovada em Assembleia Geral, no passado dia 27 de Novembro.
A empresa pretende, assim, absorver resultados transitados negativos, “cujas causas se encontram totalmente ultrapassadas”.
BolsaPt.com
Sonae Indústria planeia aumento capital
12-3-2004 19:27
A Sonae Indústria está a ponderar o aumento de capital ainda este ano, com o objectivo de reestruturar a dívida, avança Carlos Moreira da Silva, presidente da empresa.
A empresa procedeu, no exercício anterior, à redução da dívida em cerca de 219 milhões de euros. Dívida que passou de 1.19 mil milhões de euros para os 971.6 milhões de euros.
BolsaPt.com
Lucros Corticeira Amorim ascenderam a 8,1 ME em 2003
12-3-2004 19:6
Os resultados líquidos da Corticeira Amorim ascenderam, no exercício de 2003, 8.1 milhões de euros, ou seja, mais do que duplicou os lucros face a 2002. O EBITDA registou uma subida de 12 por cento para os 51.6 milhões de euros.
As vendas atingiram os 427.5 milhões de euros face aos 441 milhões de euros do ano anterior, o que representa um decréscimo de três por cento. A corticeira justifica o recuo nas vendas com o forte impacto da desvalorização do dólar.
A Corticeira Amorim destaca as duas principais unidades de negócios: as rolhas e os revestimentos.
“Não obstante em muitos dos mercados importantes da Corticeira Amorim (Europa em especial), a conjuntura económica se ter mostrado ainda débil, e o facto de o outro grande mercado, os EUA, ter sido afectado pela desvalorização acentuada da respectiva moeda, a performance operacional teve uma evolução bastante positiva”, refere a corticeira.
A melhoria foi verificada a nível nas vendas das diversas unidades de negócio e na contenção de custos, com um efeito positivo em todas as margens operacionais.
BolsaPt.com
Mercados europeus estabilizam depois dos atentados de Madrid
12-3-2004 17:59
As principais praças europeias encerraram em terreno misto, com destaque para a forte queda do índice madrileno Ibex a sofrer ainda o impacto dos atentados de ontem na capital espanhola.
Os dados macroeconómicos favoráveis vindos dos EUA e as boas perspectivas das empresas do sector tecnológico e financeiro impulsionaram os ganhos na maioria das bolsas europeias. No entanto, os títulos das companhias aéreas continuam a sofrer os efeitos dos atentados de Madrid.
A maior companhia aérea espanhola, a Ibéria, recuou 2,7 por cento. A Ryanair Holdings, a líder europeia a baixo custo, perdeu 0,6 por cento.
A Novartis, a maior farmacêutica da Suiça, considera a hipótese de lançar uma oferta pela francesa Aventis SA, alvo da proposta hostil de 46.5 mil milhões de euros da Sanofi-Synthelabo SA. As acções da Novartis desceram 0,09 por cento, enquanto a Aventis subiu quatro por cento e a Sanofi somou 3,4 por cento.
A BHP Billiton, a maior companhia mineira a nível mundial, ganhou 1,8 por cento. A Anglo American, a segunda maior, avançou 1,7 por cento.
A De Beers, a maior empresa de diamantes do mundo, afirma que as vendas globais de diamantes cresceram 6,7 por cento no último ano para cerca de 56.5 mil milhões de dólares, superior à previsão inicial de seis por cento. A Anglo American detém 45 por cento da De Beers.
O índice madrileno Ibex registou a maior queda com menos 0,98 por cento, seguindo-se o italiano MIB ao registar menos 0,59 por cento. Em terreno positivo ficaram o índice francês, com mais 0,42 por cento, e o germânico Dax ao somar 0,27 por cento. O índice londrino Footsie liderou as subidas ao ganhar 0,5 por cento.
BolsaPt.com
Petróleo recua com chumbo do Senado
12-3-2004 17:5
O preço do petróleo recua perto de três no mercado londrino Brent, depois do Senado norte-americano cancelar a encomenda urgente de milhões de barris, de forma a reduzir os preços.
O Senado barrou a entrega de 53 milhões de barris de petróleo para a Reserva de Petróleo Estratégica. A administração Bush pretendia atingir a máxima capacidade da Reserva nos 700 milhões de barris no próximo ano, com o intuito de travar a escalada do preço do petróleo.
O contrato para entrega em Abril segue a descer 2,8 por cento no IPE-Brent para os 31,32 dólares por barril.
BolsaPt.com
Euro recua perante aumento confiança cambial nos EUA
12-3-2004 16:55
A moeda única europeia desvaloriza face à rival norte-americana, depois da divulgação dos dados referentes à confiança dos consumidores, que revelam mais confiança quanto ao câmbio.
O índice preliminar quanto ao sentimento dos consumidores norte-americanos da Universidade de Michigan atinge os 94,1 pontos no início de Março, ligeiramente abaixo dos 94,4 pontos alcançados em Fevereiro. O índice das condições cambiais subiu para os 105,7 dos anteriores 103,6 de Fevereiro.
O euro segue a desvalorizar 1,34 por cento para os 1,2192 dólares.
BolsaPt.com
Euronext Lisbon regressa aos ganhos
12-3-2004 16:34
A bolsa nacional recupera após as perdas das últimas sessões, com os ganhos dos pesos-pesados. As restantes praças europeias encerraram em terreno misto. O índice PSI-20 ganhou 0,27 por cento para os 7.616,17 pontos.
A Electricidade de Portugal (EDP) ganhou 1,3 por cento. As tarifas de electricidade vão descer, no próximo mês, para os clientes industriais. Uma descida entre os 3,37 por cento para os clientes de muita alta tensão até aos 2,16 por cento para os clientes de média tensão. Nas regiões autónomas, a redução é de 1,79 por cento nos Açores e os 0,12 e os 2,16 por cento na Madeira.
A Portugal Telecom (PT) perdeu 0,7 por cento, enquanto que a PT Multimédia desvalorizou 1,4 por cento. >p> O Banco Comercial Português (BCP) somou 0,5 por cento. O BPI perdeu 0,9 e o Banco Espírito Santo (BES) subiu 0,35 por cento.
A ParaRede liderou as subidas com mais 10,4 por cento. Paulo Ramos, presidente da ParaRede, anunciou que apenas 20 por cento dos negócios estão concluídos, o que deixa subentendido que existem mais notícias capazes de sustentar as subidas do título.
A Impresa avançou 2,8 por cento e fixou novo máximo nos 4,10 euros. A melhoria significativa dos prejuízos no ano passado, que ascenderam a 10,2 milhões de euros, face a mais de 27 milhões de euros negativos de 2002, animou os investidores. Os números da SIC e as estimativas para este ano também agradaram o mercado.
A Semapa perdeu 0,5 por cento, com a notícia avançada pelo Público de que as negociações para a aquisição de 41 por cento da Secil foram canceladas. Os analistas consideram esta alienação o ponto chave para a compra dos 30 por cento da Portucel, uma vez que Paulo Fernandes, presidente da Cofina, afasta o cenário de uma OPA (Oferta Pública de Aquisição). A Portucel recuou 0,6 por cento.
A família Sonae reforça as perdas das últimas sessões. A Sonae SGPS desceu um por cento, a SonaeCom diminuiu 0,6 por cento e a Sonae Indústria registou mais 4,4 por cento. A subsidiária industrial do grupo de Belmiro de Azevedo registou 78.6 milhões de euros de prejuízos em 2003, o que representa uma melhoria de quatro por cento face aos resultados negativos de 2002.
A Gescartão ganhou três por cento, perante um crescimento de 27 por cento nos resultados líquidos do ano passado no montante de 17.9 milhões de euros. O EBITDA registou uma descida de 16 por cento face ao ano anterior e as vendas caíram 10 por cento para um total de 172.4 milhões de euros.
BolsaPt.com
Veolia vende participação na FCC
12-3-2004 18:49
A Veolia Environnement afirma estar em desacordo com a gestão da construtora FCC em termos estratégicos e que está em negociações com Esther Koplowitz para a venda da sua participação.
O grupo francês participa no capital social da construtora espanhola através de uma sociedade, que controla 52,6 por cento do capital. A empresária Esther Koplowits detém 51 por cento do capital do grupo francês, que controla os restantes 49 por cento.
BolsaPt.com
BCE: Dúvidas quanto à recuperação ecómica admitidas
12-3-2004 18:17
O governador do Banco Central Alemão e membro do Conselho de governadores do Banco Central Europeu (BCE), Ernst Welteke, afirma que existem dúvidas sobre a recuperação da economia na Zona Euro.
No entanto, acrescenta que as actuais taxas de juro são ajustadas e que não prejudicam um maior crescimento.
Dúvidas que surgem no que se referem ao mercado cambial, devido à subida nos preços das matérias-primas e à instabilidade da procura por parte do consumidor.
BolsaPt.com
Prejuízos WorldCom superiores a 73 mil milhões dólares
12-3-2004 15:34
A empresa norte-americana WorldCom, conhecida em 2002 pelo escândalo financeiro que envolveu diversos responsáveis, registou prejuízos na ordem dos 73.7 mil milhões de dólares entre os anos 2000 e 2002, após a revisão contabilística.
A segunda maior empresa de serviços telefónicos de longa distância dos EUA, apresentou lucros em 2000 e 2001. Contudo, em Julho de 2002 foi descoberta uma fraude contabilística de 3.85 mil milhões de dólares. Um valor que foi crescendo à medida que as investigações foram avançando.
Os resultados de 2002 nunca foram conhecidos. A revisão contabilística mostra, passados dois anos, que os prejuízos de 2000 ascenderam a 48.9 mil milhões de dólares, em 2001 foram de 15.6 mil milhões de dólares e que em 2002 atingiram os 9.2 mil milhões de dólares.
BolsaPt.com
UE aproxima-se Mercosul
12-3-2004 15:18
A Comissão Europeia defende uma integração económica dos países membros do Mercosul, nomeadamente a Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.
Foram disponibilizados quatro milhões de euros para financiamento de um programa com vista à redução de entraves técnicos ao comércio e à harmonização das práticas de normalização e verificação na região do Mercosul com as regras europeias e internacionais.
BolsaPt.com
UE: Vendas automóveis sobem em Fevereiro
12-3-2004 15:8
Pela primeira vez em cinco meses, as vendas de automóveis na União Europeia aumentaram. A subida, em Fevereiro, no número de automóveis vendidos nos Estados membros ficou a dever-se, essencialmente, à saída de novas modelos e também âs perspectivas de negócios para os próximos meses.
No mês passado, foram vendidos mais um milhão de carros, o que representa um aumento de quase dois por cento. A Fiat, a Renault e a BMW foram as marcas europeias que registaram o melhor desempenho. No entanto, as marcas japonesas foram as preferidas dos europeus, responsáveis pela subida das vendas na Europa, com um aumento superior a 17 por cento.
BolsaPt.com
EUA: Confiança consumidores atingida pela fraca criação de emprego
12-3-2004 15:5
A confiança dos consumidores norte-americanos desceu ligeiramente no início de Março, de acordo com a Universidade de Michigan.
O índice de confiança do consumidor desceu para 94,1 pontos em Março dos 94,4 pontos registados em Fevereiro. Uma descida abaixo das expectativas de que a confiança dos consumidores se mantivesse inalterada.
O índice das expectativas desceu para 86,6 pontos dos anteriores 88,5 de Fevereiro. Os consumidores mostram-se preocupados quanto ao fraco crescimento de postos de trabalho nos últimos meses.
BolsaPt.com
Impresa atinge novo máximo face boa performance operacional
12-3-2004 14:1
As acções da Impresa ganharam 5,9 por cento para novo máximo de 4,10 euros, perante a performance operacional de 2003 e as perspectivas para 2004.
“A Imprensa foi muito penalizada nos dias que antecederam a divulgação dos resultados e agora que foram conhecidos e que mostraram uma boa performance operacional, designadamente ao nível da SIC, mantendo-se as boas perspectivas para 2004, o título está a recuperar”, adianta um operador.
O grupo liderado por Pinto Balsemão valorizou mais de 6 por cento o início do ano. Os analistas destacam, sobretudo, a performance da SIC em 2003.
A Impresa reportou prejuízos de 10.2 milhões de euros em 2003, face aos 27.9 milhões de euros negativos em 2002. As receitas subiram para 265.7 milhões de euros contra os 250.6 milhões, alcançados em 2002. O EBITDA consolidou-se nos 40.8 milhões de euros no ano passado, em comparação com os 12.3 milhões de euros um ano antes.
BolsaPt.com
EUA em alta depois de várias sessões com fortes perdas
12-3-2004 14:35
Os mercados accionistas norte-americanos abriram positivos, depois das fortes perdas da última sessão, perante notícias de que os atentados de Madrid foram perpetrados pela Al-Qaeda. Atentados que vitimaram perto de duas centenas de pessoas e feriram mais de 1.400.
A MCI, antigamente conhecida por WorldCom, deve revelar que a fraude contabilística de que foi alvo atingiu 11 mil milhões de dólares. As acções sobem 5,8 por cento.
A Oracle 1,3 por cento, depois de apresentar 635 milhões de dólares (12 cêntimos por acção) no terceiro trimestre, em linha com as expectativas. A empresa de software referiu que as vendas de novos programas subiram 12 por cento para 847 milhões de dólares, enquanto as licenças e produtos cresceram 15 por cento para os 1.18 mil milhões de dólares.
As existências subiram, em Janeiro, 0,1 por cento, ligeiramente abaixo do que as previsões. Esta é a quinta subida consecutiva. O crescimento nas existências indica, de um modo geral, um crescimento económico, mas sugere fracas vendas.
Os índices Dow Jones e Nasdaq sobem 0,40 e 1,10 por cento, respectivamente.
BolsaPt.com
EUA: Existências atingiram máximo em Janeiro
12-3-2004 13:39
As existências nos negócios assistiram, em Janeiro, a uma subida a 0,1 por cento, o quinto aumento consecutivo, de acordo com o Departamento do Comércio. As existências atingiram o mais elevado nível desde Maio de 2001 para 1.19 biliões de dólares.
Entretanto, as vendas cresceram 0,4 por cento para um máximo de 896.6 mil milhões de dólares. O rácio de vendas de existências continua no mínimo nos 1,33 no mês de Janeiro.
Os economistas esperavam uma subida de 0,3 por cento em Janeiro. As vendas de retalho e as existências aumentaram 0,1 por cento no primeiro mês do ano. As existências no retalho no sector automóvel subiram 0,3 por cento, enquanto que as vendas caíram três por cento. Excluindo o sector automóvel, as existências de retalho permaneceram inalteradas.
BolsaPt.com
EUA: Défice balança corrente desce para 127,5 mil milhões dólares
12-3-2004 13:30
O défice da balança corrente norte-americana desagravou-se no quarto trimestre de 2003, para 127,5 mil milhões de dólares. Mesmo assim, o défice anual atingiu o valor mais elevado de sempre, nos 541,8 mil milhões de dólares, segundo o Departamento do Comércio.
Os economistas esperavam um aumento do défice para 136,3 mil milhões de dólares.
As entradas de capital estrangeiro aumentou 232 mil milhões de dólares no quarto trimestre, com as saídas de capital a atingirem os 51,1 mil milhões de dólares.
BolsaPt.com
EUA deverão abrir com ganhos ligeiros
12-3-2004 12:28
Os futuros norte-americanos apontam para uma abertura positiva em Nova Iorque, recuperando da forte queda de ontem devido às preocupações com o terrorismo.
A Al-Qaeda responsabilizou-se pelo ataque de ontem em Madrid, apesar do Governo espanhol continuar a apontar as culpas para a ETA. A Al-Qaeda deixa em aberto ataques ao Reino Unido, Itália e Japão.
As empresas de viagens deverão manter-se em queda.
Os investidores deverão aguardar a divulgação de dados macroeconómicos. Serão apresentadas as existências nos negócios, que deverão aumentar 0,3 por cento em Janeiro. Será ainda divulgado o sentimento dos consumidores pela Universidade de Michigan, que deverá aumentar ligeiramente para 94,5 pontos.
Os futuros sobre o Dow Jones sobem 0,22 por cento, sobre o Standard & Poor’s avançam 0,25 por cento e sobre o Nasdaq sobem 0,28 por cento.
BolsaPt.com
INE: Défice comercial desce 15,3% em 2003
12-3-2004 11:32
O défice comercial global recuou 15,3 por cento entre Janeiro e Dezembro de 2003, para 12.121,5 milhões de euros.
As importações desceram 6 por cento para 39.852,9 milhões de euros e as exportações recuaram apenas 1,3 por cento para 27.731,4 milhões de euros.
A taxa de cobertura aumentou de 66,2 para 69,6 por cento.
No comércio com a União Europeia, o défice desagravou-se 17,8 por cento para 8.603,1 milhões de euros, com as importações a desceram 7,5 por cento e as exportações a desceram 2,7 por cento.
No comércio com países terceiros, o défice desagravou-se 8,7 por cento, com a queda de 0,9 por cento nas importações e o aumento de 4,5 por cento nas exportações.
BolsaPt.com
INE: IPC desce 0,2% em Fevereiro
12-3-2004 11:29
O índice de preços no consumidor recuou 0,2 por cento em Fevereiro, face ao mês anterior, colocando a taxa de inflação média anual nos 2,9 por cento. A taxa de inflação homóloga atingiu os 2,1 por cento, segundo dados do INE – Instituto Nacional de Estatística.
Os analistas esperavam uma variação entre 0,0% e -0,2 por cento.
A queda justifica.se com a descida de 7,8 por cento no vestuário e calçado e de 0,2 pro cento na alimentação e bebidas não alcoólicas, que compensaram as subidas moderadas dos restantes bens e serviços.
BolsaPt.com
Zona Euro: Excedente comercial atinge 10,6 mil milhões euros
12-3-2004 10:53
O excedente da balança corrente da Zona Euro atingiu os 10,6 mil milhões de euros no quarto trimestre de 2003, que compara com o excedente de 20,3 mil milhões de euros registado no período homólogo de 2002 e com o excedente de 22,3 mil milhões de euros no terceiro trimestre de 2003.
A balança de serviços atingiu um excedente de 6,1 mil milhões de euros.
O excedente corrente representa 0,4 por cento do Produto Interno Bruto.
BolsaPt.com
Alemanha: Economia deverá crescer 1,5 a 2% em 2004
12-3-2004 10:46
Wolfgang Clement, ministro da Economia alemão, traçou a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto entre 1,5 e 2 por cento, no ano corrente.
Alguns institutos económicos reviram recentemente em baixo as estimativas de crescimento da economia alemã.
BolsaPt.com
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Andre_MF, Bing [Bot], iniciado1, malakas, nicoo, nunorpsilva, OCTAMA, Olhar Leonino, PiFer, PMP69, trilhos2006 e 215 visitantes