Impresa estima crescimento de 7% nas receitas e regresso aos lucros
A Impresa estima um crescimento de 7% nas suas receitas, em 2004, depois de ter subido 6% face ao ano anterior o ano passado, revelou hoje a maior empresa de media nacional, que prevê ainda regressar aos lucros este ano.
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Ana Filipa Rego
arego@mediafin.pt
A Impresa estima um crescimento de 7% nas suas receitas, em 2004, depois de ter subido 6% face ao ano anterior o ano passado, revelou hoje a maior empresa de media nacional, que prevê ainda regressar aos lucros este ano.
Segundo a mesma fonte, este crescimento nas receitas «vai permitir aumentar as margens operacionais», numa subida de 7% que compara com a de 6% de 2003 – face ao ano anterior – para os 265,7 milhões de euros, com destaque para o aumento de 11% nas receitas totais da SIC.
A subida do EBITDA, em 2004, «deverá exceder os 30%, com a margem do EBITDA consolidada a atingir os 20-21%». Em 2003, o EBITDA (sem custos de reestruturação) do grupo detentor da SIC aumentou 133%, alcançando os 43,7 milhões de euros, contra os 18,8 milhões de euros do ano anterior.
A empresa de media registou, em 2003, um prejuízo de10,2 milhões de euros contra os 27,9 milhões de euros de resultados líquidos negativos de 2002, o que significa uma de melhoria de 63,5%.
Neste contexto, a «holding» controlada por Francisco Pinto Balsemão afirmou que tem como principal objectivo o «regresso aos resultados positivos no final do ano (2004)». Para além disso avançou que as perspectivas para 2004 «são relativamente positivas».
Isto porque, segundo a Impresa, «a recuperação da economia, a preocupação das empresas em ver crescer as suas facturações, os eventos – como a realização do Euro 2004, Jogos Olímpicos e Rock in Rio Lisboa – abrem perspectivas favoráveis para o investimento publicitário em 2004, estimando-se que o crescimento possa superar os 5% inicialmente estimados».
Nos dois primeiros meses deste ano as receitas publicitárias do grupo Impresa aumentaram 9,7%, informou ainda a empresa.
A empresa de media informou também que pretende «manter e reforçar a liderança global de audiências, reforçar a sua liderança do share comercial e consolidar as actividades lançadas durante 2003, nomeadamente o SIC Indoor e o canal SIC Mulher».
Ao mesmo tempo, a Impresa «prosseguirá uma política de redução de custos, com vista a um permanente ganho de produtividade».
No «Expresso», logo no início de 2004, haverá a remodelação de alguns cadernos «tendo em vista a recuperação do investimento publicitário, para além do aumento do preço de capa para 3 euros», explica o comunicado.
Já na Edimpresa, «além de consolidar as publicações lançadas no ano transacto, ir-se-á continuar a apostar no crescimento das receitas geradas pelas publicações, permitindo uma melhoria dos resultados», informou a empresa