Calma, Scuba...
Eu não creio que o Nuno estivesse a fazer o comentário com o tom que lhe estás a atribuir. Eu por acaso, a primeira vez que vi o gráfico, de repente tb pensei que tinhas traçado um canal...
Só depois é que reparei que se tratava de uma média móvel praticamente paralela à LT de suporte. Aposto que foi precisamente o que se passou com o Nuno.
Mas já agora aproveito para referir o seguinte: eu coloco sérias dúvidas a AT's realizadas ao VIX dado que o VIX não é um activo e aplicar os mesmos princípios que se aplicam aos activos parece-me exagerado e carece de fundamento (as características do VIX em si são radicalmente diferentes das características de um activo convencional, ou seja, de uma acção).
O VIX é um indicador técnico cujo o comportamento está bastante dependente (para não dizer, totalmente) do mercado e que varía significativamente conforme o estado do mercado. Eu recordo que já há cerca de um ano atrás se falava muito no VIX e se dizia que este mostrava excesso de complacência. Eu sempre disse que não era bem assim e expliquei, por diversas vezes e detalhadamente, que o comportamento do mercado estava a atirar o VIX para valores mais baixos e que essa tendência devería continuar e que o VIX devería vir visitar valores que há muito não se viam (quase desde o início e meados da década de 90, se não me falha a memória). E mesmo aos níveis actuais, ainda tem margem para continuar a cair...
A verdade é que a volatilidade histórica anda em valores muito reduzidos. Quem ainda se lembra de há um ano e meio atrás ser normal o DAX variar, ora para cima ora para baixo, diariamente na ordem dos 3%?
Bem, agora, quando varía mais de 1% já é uma grande subida ou uma grande queda (há um ano e meio atrás era motivo para apelidar a sessão de sonolenta).
E o mesmo se aplica ao S&P ou ao Nasdaq que apresentam-se em níveis de volatilidade histórica relativamente baixos. A tendência de alta do mercado faz o resto puxando ainda mais para baixo as volatilidades ímplicitas em que se baseia o VIX...
Mas voltando à questão inicial, eu coloco fortes reservas a qualquer conclusão que se possa tirar do VIX por via de recurso à leitura de indicadores convencionais sobre ele (que já nas acções utilizo muito pouco).
Por fim e para finalizar, confesso que já me interessei mais pelo VIX do que actualmente porque, quanto mais olho para ele mais fico com a sensação do que o que ali se passa é mais consequência do que se passa no mercado do que outra coisa e que não se consegue tirar dali grandes ilacções para o Futuro, pelo menos, tantas quanto poderá aparentar à primeira vista, principalmente em situações de mercado em alta (considero que o VIX é mais eficaz para detectar fundos e momentos de pessimismo exagerado e bem menos eficaz para detectar topos e optimismo exagerado, tema sobre o qual se bem me lembro já escrevi um artigo).