Anonymous Escreveu:Caro Proença, acompanho com regularidade o que aqui esvreve e felicito-o pelo tipo de registo. Agradeço a sua opinião relativamente ao impacto que a correcção no nasdaq possa vir a ter na nossa bolsa.
Agradeço as palavras, mas já há muito tempo que deixei de pensar tanto no futuro e no passado, na minha opinião e porque ando na bolsa desde 1989, acho que depois da última bolha especulativa o ritmo é tão elevado que progósticos só no fim.
Até meados de 1999, o investidor aplicava algumas poupanças e bastava esperar pelos lucros, porque no longo prazo acabava quase sempre por dar sempre dinheiro, ou seja, havia segurança.
Depois de 1999 até 2000 foi a febre total, nos EUA havia Empresas que não era mais de que um simples escritório que valia logo uma fortuna se estivesse cotada na bolsa, consclusão, a realidade veio depois.
Após 2000 os ritmo do sobe e desce é tão elevado que o investidor de longo prazo pensa 10 vezes antes de aplicar o seu dinhero. Eu também já investi no médio/longo prazo e após sucessivas desilusões agora é só memso no curto prazo e sempre com tudo controlado, ou seja, deixei de olhar tanto para trás e para a frente para investir.
Para se compreender melhor e falando do mercado Português, eu não acho normal nesta altura (comparando com outros mercados) por exemplo o BES ainda este ano ir de 13.1 para 14.2 EDP ir de 2.01 a 2.44 NBA de 5.85 a 7.7 (31%?) PAD de 0.27 a 0.57 (111%), já nem falo da PTM e outras, isto é loucura que alguém vai "pagar" estes decalabros mais tarde ou mais cedo
De qualquer forma, acho que a correcção de hoje foi bastante acentuada e provavelmente irá aliviar um pouco o problema é saber o que pode acontecer após esse "arrefecimento" é que a brincar a brincar o mercado já caiu 7.22% em apenas 2 meses e meio (desde janeiro).
O problema é que muitos investidores ainda estão longos desde o ano passado e esperançados que o mercado volte a subir, até pode acontecer só que esta "falsa" esperança pode dar mau resultado para alguns que teimam em não fechar as suas posições, mas vale vender recomprar se o mercado realmente voltara subir do que ficar á espera.
Hoje fizemos o 3.º novo minimo, amahã poderá acentuar-se e já não acho que isto seja retracção das subidas do último ano, retracção é quando o mercado cai ganha balanço e volta de novo a subir ultrapassando ou igualando o máximo anterior, o que tenho visto desde janeiro é que os minimos são cada vez menores bem como os máximos, e contra factos não há argumentos.
Eu não sou Touro nem Urso, ainda ontem estive curto, depois longo e acabei curto, hoje só estive curto e fechei ficando liquido, portanto para mim desde que o mercado mexa e dê para traçar as minhas LT's está tudo bem
Desculpa ter falado e não ter respondido concrectamente há pergunta é que não quero assumir projecções nem entrar em "territórios" do qual me tenho afastado nos últimos tempos e sem quaisquer arrependimentos
Abraço