Página 1 de 1
Small Caps

Enviado:
8/3/2004 1:27
por Visitante
Para quem não acompanha é bem provável estar desactualizado. Recomendo uma espreitada aos volumes dos últimos dias. Euforia? Bem... assim começo a achar que o melhor é ficar fora do mercado.

Enviado:
8/3/2004 1:23
por Ertai
Quanto ás Small Caps Portuguesas não posso falar.. tenho pouca experiência..
Mas se olharem para o outro lado do atlântico, as SmallCaps do NASDAQ são extremamente líquidas para o pequeno investidor e oferecem os mesmos "saltos" que as nacionais.
E é tudo, abraços

Enviado:
8/3/2004 1:11
por Ulisses Pereira
Caro visitante, só não existe em dias de grande euforia em que os volumes aumentam. Em sessões normais, quem quer sair de uma posição normal, tem muitas dificildades em entregar o papel nas "small caps". Não é por acaso que assim se chamam...
Um abraço,
Ulisses
small caps

Enviado:
8/3/2004 1:09
por Visitante
Estás desatualizado zé povinho, esse problema existe na Lisgráfica mas não em todas as small caps.

Enviado:
7/3/2004 23:17
por zé povinho
exactamente caro JAS
entrar é muito fácil, o saír é que na maior parte das vezes é complicado.
por ter aprendido essa lição, deixei-me completamente de small caps.
Small Caps

Enviado:
7/3/2004 1:15
por JAS
Small Caps, bons tempos em que tanto nos divertimos nas Small Caps...
Em anexo deixo uma imagem que fez história...
Eu julgo que as Small Caps, na sua generalidade, foram penalizadas pela subida da taxa mínima embora continue a achar que o facto não é impeditivo de as negociarmos.
De qualquer forma não acho adequado que sejam adequadas para qualquer estágio de iniciação de investidores... Quanto a mim negociá-las com êxito é muito mais difícil do que fazer isso nas Blue Chips.
No caso da LIG, título que normalmente acompanho, a sessão de 6ª feira foi gira.
Fizeram-na subir 27% com a mera compra de 2.670 ou seja com um investimento de aproximadamente 7.000 euros.
E tê-la-iam levado até ao fim da linha que era 3,00 euros, esgotando todas as ordens de venda e deixando os cofres completamente vazios, com muito menos do que isso...
No final apareceu uma ordem de venda de 40k a 4,50 ou coisa parecida.
Teria sido facilimo meter a cotação a 4,50 o que teria dado uma valorização de 93% numa única sessão.
Como eu costumo dizer "nas Small Caps é muito fácil entrar, o problema é sair"...
Um abraço,
JAS

Enviado:
7/3/2004 0:24
por Ming
SAG:
Ok, já lí o artigo do Expresso:
Muito fraquinho, como todos os artigos do tipo. Não acrescenta nenhuma informação que eu não conhecesse já. Em grande parte consiste numa visão pessoal (de alguém que percebe pouco destes assuntos) do documento de divulgação dos resultados do 3º trimestre de 2003...

Enviado:
6/3/2004 23:52
por Ming
SAG:
Leio sempre o Expresso, mas por vezes a leitura atraza-se um pouco...
CIN:
Porquê errada? Estou muito satisfeito!

Enviado:
6/3/2004 23:35
por jarc
Small Caps, colocas questões pertinentes e, a esse propósito, vou deixar aqui a minha opinião:
- As small caps sempre tiveram os seus adeptos de estimação, o dado relativamente novo diz respeito ao preço das transacções. Pessoalmente acho má estratégia comprar mil títulos em parcelas de 100 (para já não falar em 10, como acontece na Lisgráfica). Este é o dado novo, mas que só acontece com uma ou outra empresa. À parte este aspecto, vamos lá ver: Uma pequena empresa que apresenta lucros ou se perspectiva vir a apresentar, que está a preços muito próximos do mínimo atingido nesse período bear, não é atractiva? Pode não ser para já mas provavelmente um dia será. A decisão poderá estar no timing. Alguns analistas referem que a inversão só irá começar para as small, quando os juros começarem a subir... Enfim, cada um terá a sua estratégia em função da análise que faz do mercado.
Ming, a propósito da Sag recomendo-te a leitura do expresso. A Cin que já tens em carteira há bastante tempo foi uma má estratégia. Para compensar a generosa A C. Amorim.

Enviado:
6/3/2004 22:45
por Ming
Vou responder apenas isto:
Tenho 2/3 do meu dinheiro em acções da CIN... E o resto em SAGs. Fora isso, à pouco tempo tinha Cofinas, e antes tinha tido C.Amorim e Ibersol.
As únicas medium caps em que investí nos últimos tempos foram Brisa e Portucel.
(Áh, e tenho umas BCP residuais, que mantenho para melhorar as condições de um crédito para habitação...)
Algumas considerações sobre Small Caps

Enviado:
6/3/2004 20:38
por Small Caps
Boas tardes,
Small Caps….
Desde a integração na Euronext e consequente aumento de comissões, nomeadamente os 2€/negócio que negociar small caps ficou mais difícil e mais dispendioso…nos primeiros tempos notou-se uma certa apatia mas rapidamente os investidores se aperceberam que os 2€/negócio não seriam impedimento a bons ganhos mas lá que custa por uma ordem de 1000 titulos pagar 4/5 comissões lá isso custa..ehhh
Irei deixar à consideração deste forum algumas questões...

O que mudou desde a integração na Euronext nas small caps? Foram só as taxas, comissões, etc... ou as small caps também passaram a ter outra atitude e relevância no nosso mercado ?

As small caps são trocos mesmo ou conseguem ter alguma relevância na carteira do pequeno investidor?

E em termos de informação do pequeno investidor? Acham que as small caps têm "mais cuidado" com o pequeno investidor ou ignoram-no sempre que possível?

Para quem se está a iniciar nas lides bolsistas, é "obrigatória " a passagem pelas small caps a título de estágio ou é perfeitamente aleatório?

Que futuro para as nossas small caps?

Qual o motivo para a subida de algumas small caps como por exemplo a Compta ou Lisgráfica, dada a ausência de noticias por parte das empresas..pura especulação?
