Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

TRSM mas pela lógica ....

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 5/3/2004 23:02

Ulisses, de facto a vela do «Hanging Man», ao contrário da generalidade das velas, não é muito intuitiva...

Mas deixo aqui duas explicações que sustentam o facto de se tratar de um padrão bearish (na explicação que se segue estou a assumir que se trata de uma hanging man seguida de confirmação, pois a confirmação é particularmente importante nesta vela, podemos dizer que é com a confirmação que o padrão realmente se forma, antes disso é um mero aviso):

:arrow: Por um lado, a formação do «hanging man» sintetiza uma situação de «duplo topo» de muito curto prazo. Isto é, se estivermos perante uma hanging man a seguir a um rallye e depois a vela negra de confirmação e formos ver o caminho intraday que a cotação descreveu nessas sessões constataremos que estamos perante um duplo topo ou algo muito próximo disso. Neste caso o padrão ficará completo quando a cotação quebrar em baixa o mínimo da sessão em que realizou a vela hanging man.

Ver a figura em anexo onde com uns «gatafunhos» desenho o que o mercado tería de fazer para formar a vela do hanging man (cada troço representa uma sessão), tornando-se mais evidente porque é que o padrão é bearish, bem como a razão da sessão de confirmação ser muito importante neste caso.

:arrow: Se analisarmos o que se passou no mercado na formação deste padrão, constatamos que estamos perante a seguinte situação: o mercado está com força (rallye) e no dia do hanging man abre bem mas a essa abertura segue-se um sell-off (note-se que a vela deve ter uma sombra longa). Mais para a frente na sessão o mercado faz uma segunda tentativa e recupera até fechar perto da abertura (formando o corpo pequeno). No dia seguinte (o da confirmação), are em baixa e continua a cair deixando muitos investidores com posições perdedoras recém-abertas contra as suas expectativas. O mercado começa então a aperceber-se da falta de força para prosseguir o rallye...
Anexos
hanging man.gif
hanging man.gif (10.81 KiB) Visualizado 403 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Pata-Hari » 5/3/2004 22:29

Ah grande tito!
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Patdav » 5/3/2004 0:53

Boas :wink:

Recomendo a leitura:

http://www.bastter.com/aprend/an.tec.candle.03.asp

Abraço
patdav

Registado: 25/11/2002 22:19

Obrigado a todos .....

por Correia, Miguel » 4/3/2004 21:17

.... mas atenção , TRSM eu não disse que tu disseste :wink: que a PTC ia descer amanhã , eu apenas me questionei que não tinha grande racionalidade a formação da vela de hoje para uma inversão da tendência ascendente actualmente em vigor no curto prazo , achei que "racionalmente" (tal como o Ulisses) tinha mais lógica a sombra ter ficado na zona inferior da vela , mas após o comentário do JAOR fiquei a pensar que se calhar esta formação tem alguma lógica com o que disseste , isto é , a pressão vendedora foi maior durante a maior parte da sessão com excepção da parte final da mesma .... no entanto ainda me restam algumas dúvidas , é que para se suceder o que o JAOR disse este intraday deixa-me algumas reticências porque nota-se que a pressão vendedora foi somente na aprte inicial :| :? será ..... :?:

Um abraço a todos e bons negócios , divirtam-se ,

Correia Miguel
Correia, Miguel

por JAOR » 4/3/2004 20:36

Caro Correia, Miguel , vou tentar ser mais elucidativo da figura do Tito :wink:

Vejamos o que se entende por hanging man :

".....O "hanging man" é um sinal de inversão "bearish" que também marca um topo ou resistência. Quando se forma após uma subida, o "hanging man" assinala que a pressão vendedora está a começar a aumentar. O mínimo da sombra comprida inferior confirma que os vendedores dominaram a maior parte da sessão, e apesar de os "bulls" terem recuperado no final da sessão, o aparecimento de pressão vendedora é o primeiro sinal de alerta. Tal como no caso do "hammer", o "hanging man" requer confirmação "bearish" antes da tomada de qualquer posição. Esta cofirmação pode surgir como um "gap down" ou como uma "candlestick" preta comprida. ......."

Cmpts
Anexos
hm.jpg
hm.jpg (9.03 KiB) Visualizado 549 vezes
grão a grão enche a galinha o papo

----------------------------------

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...

Registado: 23/11/2002 1:43

por TRSM » 4/3/2004 20:31

Olá Correia Miguel

Não afirmei que a PT, vai cair já amanhã, apenas constato que a candle de hoje é bearish, embora necessite de confirmação na proxima sessão.

A candle que te referes é uma Shooting Star (martelo invertido), que tb é bearish, contudo a que fez hoje denomina-se Hanging Man, caso esta candle de hoje se viesse a verificar num final de um downtrend, denominava-se Hammer.

Ambas necessitam de confirmação na sessão seguinte, como tal vamos aguardar pela proxima sessão, para vermos se confirma a teoria das candlesticks, ok??

abraço CM
TRSM

Registado: 5/11/2002 11:30

por Ulisses Pereira » 4/3/2004 20:26

Correia Miguel,

Essa é a explicação racional. Nos livros de AT vem conforme diz o Tito. Pessoalmente, nunca encontrei nenhuma explicação que me convencesse de que um martelo, depois de uma subida possa ser considerada uma figura de reversão de alta para baixa. Mas a verdade é que nos livros de AT ela é considerada como tal.

Pode ser que alguém aqui no fórum me explique isso, até porque uma das coisas que adoro nas "candlesticks" é que elas são muito intuitivas e sinceramente neste caso específico não acho que seja...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

TRSM mas pela lógica ....

por Correia, Miguel » 4/3/2004 20:19

.... para indicar inversão a sombra da vela deveria ficar situada na parte inferior e não na superior , ou seja , ficando na inferior , mostrava que a PTC tinha atingido um máximo da sessão e não aguentou a força vendedora vindo a fechar perto dos mínimos , na vela de hoje sucedeu o oposto , sombra na parte superior da vela o que indica que a PTC atingiu um mínimo da sessão , mas não aguentou a pressão compradora e veio a fechar perto dos máximos da sessão ..... infelizmente para mim é o que eu consigo concluir (possuo posições curtas em warrants sobre a PTC) , agradecia comentários sobre esta minha avaliação .

Um grande abraço a todos e bons negócios , divirtam-se ,

Correia Miguel
Correia, Miguel

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Gioes, Google [Bot], macau5m, rtinto e 182 visitantes