TRSM mas pela lógica ....
8 mensagens
|Página 1 de 1
Ulisses, de facto a vela do «Hanging Man», ao contrário da generalidade das velas, não é muito intuitiva...
Mas deixo aqui duas explicações que sustentam o facto de se tratar de um padrão bearish (na explicação que se segue estou a assumir que se trata de uma hanging man seguida de confirmação, pois a confirmação é particularmente importante nesta vela, podemos dizer que é com a confirmação que o padrão realmente se forma, antes disso é um mero aviso):
Por um lado, a formação do «hanging man» sintetiza uma situação de «duplo topo» de muito curto prazo. Isto é, se estivermos perante uma hanging man a seguir a um rallye e depois a vela negra de confirmação e formos ver o caminho intraday que a cotação descreveu nessas sessões constataremos que estamos perante um duplo topo ou algo muito próximo disso. Neste caso o padrão ficará completo quando a cotação quebrar em baixa o mínimo da sessão em que realizou a vela hanging man.
Ver a figura em anexo onde com uns «gatafunhos» desenho o que o mercado tería de fazer para formar a vela do hanging man (cada troço representa uma sessão), tornando-se mais evidente porque é que o padrão é bearish, bem como a razão da sessão de confirmação ser muito importante neste caso.
Se analisarmos o que se passou no mercado na formação deste padrão, constatamos que estamos perante a seguinte situação: o mercado está com força (rallye) e no dia do hanging man abre bem mas a essa abertura segue-se um sell-off (note-se que a vela deve ter uma sombra longa). Mais para a frente na sessão o mercado faz uma segunda tentativa e recupera até fechar perto da abertura (formando o corpo pequeno). No dia seguinte (o da confirmação), are em baixa e continua a cair deixando muitos investidores com posições perdedoras recém-abertas contra as suas expectativas. O mercado começa então a aperceber-se da falta de força para prosseguir o rallye...
Mas deixo aqui duas explicações que sustentam o facto de se tratar de um padrão bearish (na explicação que se segue estou a assumir que se trata de uma hanging man seguida de confirmação, pois a confirmação é particularmente importante nesta vela, podemos dizer que é com a confirmação que o padrão realmente se forma, antes disso é um mero aviso):

Ver a figura em anexo onde com uns «gatafunhos» desenho o que o mercado tería de fazer para formar a vela do hanging man (cada troço representa uma sessão), tornando-se mais evidente porque é que o padrão é bearish, bem como a razão da sessão de confirmação ser muito importante neste caso.

- Anexos
-
- hanging man.gif (10.81 KiB) Visualizado 403 vezes
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Obrigado a todos .....
.... mas atenção , TRSM eu não disse que tu disseste
que a PTC ia descer amanhã , eu apenas me questionei que não tinha grande racionalidade a formação da vela de hoje para uma inversão da tendência ascendente actualmente em vigor no curto prazo , achei que "racionalmente" (tal como o Ulisses) tinha mais lógica a sombra ter ficado na zona inferior da vela , mas após o comentário do JAOR fiquei a pensar que se calhar esta formação tem alguma lógica com o que disseste , isto é , a pressão vendedora foi maior durante a maior parte da sessão com excepção da parte final da mesma .... no entanto ainda me restam algumas dúvidas , é que para se suceder o que o JAOR disse este intraday deixa-me algumas reticências porque nota-se que a pressão vendedora foi somente na aprte inicial
será .....
Um abraço a todos e bons negócios , divirtam-se ,
Correia Miguel

Um abraço a todos e bons negócios , divirtam-se ,
Correia Miguel
-
Correia, Miguel
Caro Correia, Miguel , vou tentar ser mais elucidativo da figura do Tito
Vejamos o que se entende por hanging man :
".....O "hanging man" é um sinal de inversão "bearish" que também marca um topo ou resistência. Quando se forma após uma subida, o "hanging man" assinala que a pressão vendedora está a começar a aumentar. O mínimo da sombra comprida inferior confirma que os vendedores dominaram a maior parte da sessão, e apesar de os "bulls" terem recuperado no final da sessão, o aparecimento de pressão vendedora é o primeiro sinal de alerta. Tal como no caso do "hammer", o "hanging man" requer confirmação "bearish" antes da tomada de qualquer posição. Esta cofirmação pode surgir como um "gap down" ou como uma "candlestick" preta comprida. ......."
Cmpts

Vejamos o que se entende por hanging man :
".....O "hanging man" é um sinal de inversão "bearish" que também marca um topo ou resistência. Quando se forma após uma subida, o "hanging man" assinala que a pressão vendedora está a começar a aumentar. O mínimo da sombra comprida inferior confirma que os vendedores dominaram a maior parte da sessão, e apesar de os "bulls" terem recuperado no final da sessão, o aparecimento de pressão vendedora é o primeiro sinal de alerta. Tal como no caso do "hammer", o "hanging man" requer confirmação "bearish" antes da tomada de qualquer posição. Esta cofirmação pode surgir como um "gap down" ou como uma "candlestick" preta comprida. ......."
Cmpts
- Anexos
-
- hm.jpg (9.03 KiB) Visualizado 549 vezes
grão a grão enche a galinha o papo
----------------------------------
Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...
----------------------------------
Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...
Olá Correia Miguel
Não afirmei que a PT, vai cair já amanhã, apenas constato que a candle de hoje é bearish, embora necessite de confirmação na proxima sessão.
A candle que te referes é uma Shooting Star (martelo invertido), que tb é bearish, contudo a que fez hoje denomina-se Hanging Man, caso esta candle de hoje se viesse a verificar num final de um downtrend, denominava-se Hammer.
Ambas necessitam de confirmação na sessão seguinte, como tal vamos aguardar pela proxima sessão, para vermos se confirma a teoria das candlesticks, ok??
abraço CM
TRSM
Não afirmei que a PT, vai cair já amanhã, apenas constato que a candle de hoje é bearish, embora necessite de confirmação na proxima sessão.
A candle que te referes é uma Shooting Star (martelo invertido), que tb é bearish, contudo a que fez hoje denomina-se Hanging Man, caso esta candle de hoje se viesse a verificar num final de um downtrend, denominava-se Hammer.
Ambas necessitam de confirmação na sessão seguinte, como tal vamos aguardar pela proxima sessão, para vermos se confirma a teoria das candlesticks, ok??
abraço CM
TRSM
- Registado: 5/11/2002 11:30
Correia Miguel,
Essa é a explicação racional. Nos livros de AT vem conforme diz o Tito. Pessoalmente, nunca encontrei nenhuma explicação que me convencesse de que um martelo, depois de uma subida possa ser considerada uma figura de reversão de alta para baixa. Mas a verdade é que nos livros de AT ela é considerada como tal.
Pode ser que alguém aqui no fórum me explique isso, até porque uma das coisas que adoro nas "candlesticks" é que elas são muito intuitivas e sinceramente neste caso específico não acho que seja...
Um abraço,
Ulisses
Essa é a explicação racional. Nos livros de AT vem conforme diz o Tito. Pessoalmente, nunca encontrei nenhuma explicação que me convencesse de que um martelo, depois de uma subida possa ser considerada uma figura de reversão de alta para baixa. Mas a verdade é que nos livros de AT ela é considerada como tal.
Pode ser que alguém aqui no fórum me explique isso, até porque uma das coisas que adoro nas "candlesticks" é que elas são muito intuitivas e sinceramente neste caso específico não acho que seja...
Um abraço,
Ulisses
TRSM mas pela lógica ....
.... para indicar inversão a sombra da vela deveria ficar situada na parte inferior e não na superior , ou seja , ficando na inferior , mostrava que a PTC tinha atingido um máximo da sessão e não aguentou a força vendedora vindo a fechar perto dos mínimos , na vela de hoje sucedeu o oposto , sombra na parte superior da vela o que indica que a PTC atingiu um mínimo da sessão , mas não aguentou a pressão compradora e veio a fechar perto dos máximos da sessão ..... infelizmente para mim é o que eu consigo concluir (possuo posições curtas em warrants sobre a PTC) , agradecia comentários sobre esta minha avaliação .
Um grande abraço a todos e bons negócios , divirtam-se ,
Correia Miguel
Um grande abraço a todos e bons negócios , divirtam-se ,
Correia Miguel
-
Correia, Miguel
8 mensagens
|Página 1 de 1