Para a CMVM Escreveu:
a) No 1º quadro publicado pelas 16:30 minutos +- o valor da volatilidade era superior a 18
b) No 2º quadro publicado pelo Marco mais tarde a volatilidade tinha baixado significativamente
A volatilidade quer no simulador quer no valor estipulado e colocado realmente nos COF's pelo Market Maker não é actualizada em tempo real. São normais estes saltos (o que por exemplo inviabiliza o daytrading em determinados warrants, como é o caso deste).
Esses saltos são normais...
Isso deve ser tomado em linha de conta pois os warrants funcionam sempre assim (uns são mais afectados do que outros e isso é deve ser determinante na escolha do warrant adequado para o tipo de trade que se pretende efectuar).
Para a CMVM Escreveu:c)Se reparar com atenção verificará que enquanto no 1º a volatilidade implicita era ligeiramente superior ao VDAX , no 2º ficava já baixo deste.....
Não atribuo qualquer significado especial a este facto.
Por exemplo, não estaría também ligeiramente abaixo do VDAX o 1º valor quando foi «actualizado»?
É que se o VDAX (como vai evoluindo em tempo real) estava em queda, é de esperar que ocorra qq coisa como a que acaba de descrever (dado que os valores do VDAX e da volatilidade implícita do warrant até andam próximos um do outro).
Para a CMVM Escreveu:d) Claro que esta mudança de volatilidade provocou uma queda do activo em cerca de 2 centimos. Pois para o valor do subjacente indicado no 2º quadro, +- 4100, com a volatilidae indicada no 1ºo valor do activo seria de 0,07 tal como referi na altura.
e) Gostaria agora de saber qual a volatilidade que eles estão a considerar no cálculo atendendo a que esta sobe + de 2%
É de esperar que relativamente ao fecho de ontem esteja a sofrer sensivelmente a mesma evolução, se já a actualizaram (suponho que sim).
O que de resto tem pouca implicação no valor do warrant (é uma subida da volatilidade muito pequena e que, como já notei, é inferior à queda que a mesma sofreu ontem). O warrant não ganha nada de relevante com isso dado que ao mesmo tempo o DAX cai significativamente e afasta-se de novo no strike e acresce ainda o facto de que se perdeu entretanto mais uma sessão (sobram apenas 10 para atingir um alvo que é cada vez menos plausível que venha a ser atingido).
Ou seja, ontem ao longo da sessão a volatilidade foi actualizada o que provocou uma queda significativa no valor do warrant (um centimo e qq coisa, pois caiu de 0.065 para 0.055 ao mesmo tempo que houve uma pequena subida do DAX).
Hoje, o VDAX está a subir pouco (portanto não é suposto que o valor teórico suba muito com esta pequena subida matinal da volatilidade). Ao mesmo tempo, decorreu mais uma sessão (significativo) e o DAX afastou-se do strike em cerca de 25pts (significativo).
Note, eu não estou a defender o Market Maker ou o Emitente. Estou apenas a dizer-lhe que é assim que as coisas funcionam e que é de esperar que ocorram as coisas que tem estado a relatar (ou seja, não há nada de particularmente anormal nelas).