Página 1 de 2

MensagemEnviado: 5/3/2004 12:08
por Pata-Hari
Caro "para a cmvm", os seus posts já deixaram de ser relevantes ou passiveis de discussão, são apenas insultuosos.

Além do mais, se os seus posts se destinam à atenção da cmvm, está no site errado.

Vou ter que trancar o seu post aqui.

Quadro (em falta)

MensagemEnviado: 5/3/2004 12:07
por Para a CMVM
MM

Sobes, então a gente.....

MensagemEnviado: 5/3/2004 12:05
por Para a CMVM
já te trata da saúde.......

Depois do MM ter picado a 0.07 nps 4150, deve ter aparecido o chefe a dizer - "ouça lá ó amigo, isto aqui não é instituição de caridade". Mude aí a volatilidade que o pessoal aqui da casa precisa da massa. Continuam, a oferecer a 0.05 nos 4151.

Reparem na queda brutal da volatilidade

The BIG Show.......

MensagemEnviado: 5/3/2004 11:39
por Para a CMVM
Com o warrant a valer 0,065, segundo este quadro, o MM continua a oferecer 0.05.... Sem comentários......

O Dax subiu 1,52% só num dia

MensagemEnviado: 4/3/2004 18:03
por Para a CMVM
e o activo 50%. Olhem para a elestecidade e para as contas que foram feitas hoje de manhã e tirem as vossas conclusões sobre a atitude do MM.

Vejam este quadro

MensagemEnviado: 4/3/2004 17:39
por Para a CMVM
apesar de estarem compradores a 0.06 não estão a comprar nada. Nem respeitam as regras que eles fazem.....

MensagemEnviado: 4/3/2004 17:23
por Old Trader
Mas depois das explicações que pacientemente gente com conhecimentos no fórum lhe foram dando, você ainda não percebeu que:

É preciso uma subida violenta no DAX para que o warrant consiga subir sequer um cêntimo?

O warrant vai caminhar para zero?

Apenas está a descarregar a sua frustração pelo erro que cometeu?

Abraços

A bandalheira continua.....

MensagemEnviado: 4/3/2004 17:14
por Para a CMVM
o subjacente a valorizar + 1.20% e eles nem compram as ordens de venda que existem a 0.05 (vão comprando de vez em quando...) O activo valoriza 25%!!!!!!!!

Mais uma vez a Vol

MensagemEnviado: 4/3/2004 14:55
por Ovos Moles
O Marco António já respondeu a tudo o que tinha perguntado, mas em termos de notas finais o valor de volatilidade que o "para a cmvm" tem vindo a referir é o do V-Dax, como tal, não faz a referência à vol implicita do MM. Repare um coisa, se a vol sobe e se o MM desce, não faz sentido, a vol pode gerar oportunidades de arbitragem contra os warrants do emitente. De qq das formas vamos ser realistas, as probabilidades deste warrant q vence em Março atingir os 4.300 são muito reduzidas. Com a vol baixa e sem valor temporal o caminho para este warrant é inevitável, tender para 0, por isso, fique bem atento.

P.S- Eu pessoalmente prefiro investir num warrant com a vol mais alta mas estável, se as expectativas de atingirem um determinado valor for num curto periodo de tempo.
Um abraço
Ovos Moles

E o Emitente joga com a volatilidade a seu belo prazer.....

MensagemEnviado: 4/3/2004 14:03
por Para a CMVM
Com o VDAX a subir, reparem o que faz o emitente. Baixa a volatilidade implicita. Reparem no quadro matinal acima publicado e neste agora retirado do site do Commerzbank.

Re: Coimo fiquei de....

MensagemEnviado: 4/3/2004 10:58
por MarcoAntonio
Para a CMVM Escreveu:apresentar resultados logo que a calculadora estivesse funcional e a provar que o Marco estava a falar de cor, ou seja uns bitaites à sua Moda (biba o Hernâni) aqui vão os cálculos para uma valorização de 2% para amanhã. Repito para amanha. Como verificará o activo sobe muito significativamente. 194% mais exactamente....

E por aqui me fico não pretendendo produzir mais nenhum comentário sobre esta matéria.

Passem bem e um muito obrigado


Estimado «Para a CMVM», continua sem entender o que eu disse, o que é lamentável dado que já ontem o expliquei. Na segunda-feira o warrant em questão valorizava 25% e cotava a teoricamente 0.055...

Para voltar a estas condições, subindo aproximadamente 25% ao dia, hoje devería cotar pelos 0.085 e amanha pelos 0.11 (mais coisa menos coisa).

Antes de fazer considerações desse carisma e apresentar uma simulação como a que apresentou onde não leva em linha de conta uma desvalorização certa no valor da volatilidade implícita que se daría a compasso com essa subida hipotetica do DAX, o que só revela o seu vago conhecimento da mecanica que rege os Warrants, aconselhava-lhe um estado cuidado sobre o funcionamento destes derivados!

Em anexo seguem duas simulações bem mais realistas, uma para uma subida de 2% desde o valor em questão ontem naquela altura e outra para amanha e para uma subida de 2% a partir deste momento (tendo deste então subido perto de 0.5%)...

Como vê, o warrant provavelmente, com estas subidas, não atingiria os 0.085 e os 0.11€ respectivamente.

As suas intervenções têm sido cada vez mais infelizes, razão pela qual só intervirei neste tópico para esclarecimentos como estes. A discussão, essa, já se «perdeu» há muito, infelizmente...

É uma pena quando as pessoas enveredam por este caminho, com ou sem razão (neste caso, manifestamente sem razão).

Coimo fiquei de....

MensagemEnviado: 4/3/2004 10:24
por Para a CMVM
apresentar resultados logo que a calculadora estivesse funcional e a provar que o Marco estava a falar de cor, ou seja uns bitaites à sua Moda (biba o Hernâni) aqui vão os cálculos para uma valorização de 2% para amanhã. Repito para amanha. Como verificará o activo sobe muito significativamente. 194% mais exactamente....

E por aqui me fico não pretendendo produzir mais nenhum comentário sobre esta matéria.

Passem bem e um muito obrigado

Ok Marco, ficamos por aqui......

MensagemEnviado: 3/3/2004 15:17
por Para a CMVM
parece-me que a conversa está esgotada.

Acredite que agradeço a sua contribuição.

Permita-me, no entanto, que continue a achar que o modo como os emitentes utilizam a volatilidade implicita e a forma e o tempo como o fazem deixa muito a desejar.

Já agora, quando se diz ao longo de..., dá um sentido de continuidade. É só uma rectificação.

Um abraço

Re: Desculpe lá ó Marco mas

MensagemEnviado: 3/3/2004 15:06
por MarcoAntonio
Para a CMVM Escreveu:
Ou seja, ontem ao longo da sessão a volatilidade foi actualizada o que provocou uma queda significativa no valor do warrant (um centimo e qq coisa, pois caiu de 0.065 para 0.055 ao mesmo tempo que houve uma pequena subida do DAX).


parece-me que foi o Marco que escreveu isto.....

E em relação à volatiliade hoje está +- nos máximos de ontem como se pode ver pelo quadro anexo


Foi actualiazada é diferente de foi sendo actualizada!...

A longo da sessão ocorreu pelo menos uma actualização que está patente nos quadros que colocou aqui. Essa actualização justificou a queda do valor teórico...

Eu não disse que 'foi sendo actualizada', o que tem claramente um sentido diferente e dá ideia de continuidade. Entrarmos agora na discussão de questões semanticas leva-me a crer que nesta altura não terá outros argumentos para apresentar e parece-me levar a discussão para um campo desnecessário. Parece-me bem evidente que não existiu a imprecisão que pretendeu assinalar, estava a referir-me ao facto concreto que o «Para a CMVM» aqui colocou...

Quanto ao facto de entretanto a volatilidade estar no máximo de ontem é mais uma vez estender a discussão já que estavamos ambos a falar do momento em que ela se encontrava a 17.95.

Se entretanto subiu, também provavelmente terá subido (nem que seja em potencia) o valor teorico do Warrant. Ainda assim, com esta subida, voltamos a valores de ontem (e continuamos abaixo dos valores de anteontem).

Podemos baralhar as cartas e voltar a dar que isso não melhorará a situação do warrant (que precisa de muito mais do que isto quando se passou mais uma sessão e o DAX não se aproxima do strike, como sería tão preciso para um warrant claramente out-of-the-money).

É questão de ver o essencial. Quando o «Para a CMVM» vir o essencial da questão e o que realmente tem relevancia logo perceberá que esta discussão está a perder o interesse e a perder-se em pormenores que em nada modificam a situação crítica do warrant.

Para este warrant, a subida da volatilidade é uma pequena boa notícia perante duas más noticias bem mais importantes.

Para finalizar, devo dizer que não voltarei a intervir neste tópico pela simples razão de que está evidentemente esgotada. Relativamente ao warrant nada do que apresentou até ao momento pode ser consideraro de anormal. Tudo o que tem relatado é normalíssimo num warrant nestas condições. Como tal, não vejo interesse em continuar a discutir uma questão que se arrasta já desde ontem...

Desculpe lá ó Marco mas

MensagemEnviado: 3/3/2004 14:52
por Para a CMVM
Ou seja, ontem ao longo da sessão a volatilidade foi actualizada o que provocou uma queda significativa no valor do warrant (um centimo e qq coisa, pois caiu de 0.065 para 0.055 ao mesmo tempo que houve uma pequena subida do DAX).


parece-me que foi o Marco que escreveu isto.....

E em relação à volatiliade hoje está +- nos máximos de ontem como se pode ver pelo quadro anexo

Re: Imprecisões.....

MensagemEnviado: 3/3/2004 14:37
por MarcoAntonio
Para a CMVM Escreveu:Vamos por partes:

a) a Volatilidade não foi sendo actualizada ao longo da sessão: Mas sim depois do fecho às 16:30 como os gráficos demonstram.


Não estou a ver onde está a imprecisão pois eu disse precisamente que a volatilidade implícita não é actualizada em tempo real.

Ninguém falou em «sendo actualizada ao longo da sessão», antes pelo contrário!

Para a CMVM Escreveu:b) A subida não é assim tão pequena - encontra-se perto dos máximos de ontem.


Sim, é pequena. É tão pequena que não está sequer a subir face a ontem na generalidade (está a subir apenas face ao fecho, pois ontem fechou no mínimo).

Ou seja, segunda-feira tinhamos - 18.49

ontem, terça-feira tinhamos - 17.60

hoje, quarta-feira temos - 17.95

Ou seja, não recupera sequer o que perdeu de anteontem para ontem (recuperou sensivelmente metade da queda de ontem).

De qq das formas este factor é pouco significativo quando ao mesmo tempo temos duas situações mais relevantes:

:arrow: decorreu mais uma sessão;

:arrow: o DAX afastou-se do strike.

Portanto, temos meia «boa notícia» contra duas «más notícias» completas.

Volatilidade

MensagemEnviado: 3/3/2004 14:29
por maeinvestidora
É, concerteza, uma valente queda de volatilidade!

Quanto tempo passou entre as duas tabelas?

Na realidade, neste caso parece que se junta o efeito de queda da volatilidade implícita à perda de valor temporal...

Olhe, não sei...

Pelo que percebi da conversa, está naquela do entra/não entra; Se quer mesmo entrar no warrant, pelo menos não avalie somente a performance do activo subjacente. Tire à volatilidade implícita mais um ponto ou dois (isto nunca se sabe). Depois ainda há a passagem do tempo.

Eu não iria conseguir dormir descansada se o investimento fosse muito grande. E foi por isso que ontem lhe falei em warrants mais adaptados, os de Junho.

Sinceramente investir nestes warrants para mim é como jogar na roleta russa. É que neste caso:
:arrow: Não vai ter tempo para se arrepender;
:arrow: Não lhe dá um horizonte temporal suficiente para tentar recuperar o investimento (porque este warrant está quase na maturidade).

Imprecisões.....

MensagemEnviado: 3/3/2004 14:20
por Para a CMVM
Vamos por partes:

a) a Volatilidade não foi sendo actualizada ao longo da sessão: Mas sim depois do fecho às 16:30 como os gráficos demonstram.

b) A subida não é assim tão pequena - encontra-se perto dos máximos de ontem.

Re: Vamos a contas da volatilidade

MensagemEnviado: 3/3/2004 14:10
por MarcoAntonio
Para a CMVM Escreveu:
a) No 1º quadro publicado pelas 16:30 minutos +- o valor da volatilidade era superior a 18

b) No 2º quadro publicado pelo Marco mais tarde a volatilidade tinha baixado significativamente


A volatilidade quer no simulador quer no valor estipulado e colocado realmente nos COF's pelo Market Maker não é actualizada em tempo real. São normais estes saltos (o que por exemplo inviabiliza o daytrading em determinados warrants, como é o caso deste).

Esses saltos são normais...

Isso deve ser tomado em linha de conta pois os warrants funcionam sempre assim (uns são mais afectados do que outros e isso é deve ser determinante na escolha do warrant adequado para o tipo de trade que se pretende efectuar).


Para a CMVM Escreveu:c)Se reparar com atenção verificará que enquanto no 1º a volatilidade implicita era ligeiramente superior ao VDAX , no 2º ficava já baixo deste.....


Não atribuo qualquer significado especial a este facto.

Por exemplo, não estaría também ligeiramente abaixo do VDAX o 1º valor quando foi «actualizado»?

É que se o VDAX (como vai evoluindo em tempo real) estava em queda, é de esperar que ocorra qq coisa como a que acaba de descrever (dado que os valores do VDAX e da volatilidade implícita do warrant até andam próximos um do outro).

Para a CMVM Escreveu:d) Claro que esta mudança de volatilidade provocou uma queda do activo em cerca de 2 centimos. Pois para o valor do subjacente indicado no 2º quadro, +- 4100, com a volatilidae indicada no 1ºo valor do activo seria de 0,07 tal como referi na altura.

e) Gostaria agora de saber qual a volatilidade que eles estão a considerar no cálculo atendendo a que esta sobe + de 2%


É de esperar que relativamente ao fecho de ontem esteja a sofrer sensivelmente a mesma evolução, se já a actualizaram (suponho que sim).

O que de resto tem pouca implicação no valor do warrant (é uma subida da volatilidade muito pequena e que, como já notei, é inferior à queda que a mesma sofreu ontem). O warrant não ganha nada de relevante com isso dado que ao mesmo tempo o DAX cai significativamente e afasta-se de novo no strike e acresce ainda o facto de que se perdeu entretanto mais uma sessão (sobram apenas 10 para atingir um alvo que é cada vez menos plausível que venha a ser atingido).

Ou seja, ontem ao longo da sessão a volatilidade foi actualizada o que provocou uma queda significativa no valor do warrant (um centimo e qq coisa, pois caiu de 0.065 para 0.055 ao mesmo tempo que houve uma pequena subida do DAX).

Hoje, o VDAX está a subir pouco (portanto não é suposto que o valor teórico suba muito com esta pequena subida matinal da volatilidade). Ao mesmo tempo, decorreu mais uma sessão (significativo) e o DAX afastou-se do strike em cerca de 25pts (significativo).

Note, eu não estou a defender o Market Maker ou o Emitente. Estou apenas a dizer-lhe que é assim que as coisas funcionam e que é de esperar que ocorram as coisas que tem estado a relatar (ou seja, não há nada de particularmente anormal nelas).

MensagemEnviado: 3/3/2004 13:58
por Old Trader
Eu já estou a ver este senhor, para a semana aqui todo escandalizado pelo warrant estar a valer 0,01 cêntimos e já não o poder vender.
Eu penso que este é um caso claro de se querer encontrar um culpado para os erros que são nossos.
Abraços

Vamos a contas da volatilidade

MensagemEnviado: 3/3/2004 13:49
por Para a CMVM
Segundo estes 2 quadros publicados ontem pode ver-se o seguinte:

a) No 1º quadro publicado pelas 16:30 minutos +- o valor da volatilidade era superior a 18

b) No 2º quadro publicado pelo Marco mais tarde a volatilidade tinha baixado significativamente

c)Se reparar com atenção verificará que enquanto no 1º a volatilidade implicita era ligeiramente superior ao VDAX , no 2º ficava já baixo deste.....

d) Claro que esta mudança de volatilidade provocou uma queda do activo em cerca de 2 centimos. Pois para o valor do subjacente indicado no 2º quadro, +- 4100, com a volatilidae indicada no 1ºo valor do activo seria de 0,07 tal como referi na altura.

e) Gostaria agora de saber qual a volatilidade que eles estão a considerar no cálculo atendendo a que esta sobe + de 2%

MensagemEnviado: 3/3/2004 13:28
por MarcoAntonio
Vejo que entretanto colocou o gráfico do VDAX. Como se pode ver o VDAX vem em queda clara nas últimas sessões (aliás como já se podia constatar na tabela que coloquei). Nada que eu já não soubesse sem ver o gráfico ou a tabela sequer...

Quanto à subida de hoje, é muito pequena e não cobre sequer o que perdeu na véspera.


Provavelmente achar-me-ia um tipo bacano se concordasse consigo e dissesse, sim senhor é um roubo etc e tal.

No entanto eu entendo que o meu papel não é ser um tipo bacano mas sim dizer as coisas como elas são (pelo menos quando tenho conhecimentos para o fazer). Neste caso, não existe qualquer «roubo», o comportamento deste warrant tem sido normalíssimo. O Market Maker não precisa de roubar pois o Warrant está numa situação lastimosa e cada sessão em que o DAX não suba como um foguete é um «tiro no pé» para este warrant...

E o melhor que posso fazer é explicar porque é que é assim (e porque é que se devem evitar warrants como este). É o que tenho estado a fazer!...

Re: O Gráfico do VDAX......

MensagemEnviado: 3/3/2004 13:23
por MarcoAntonio
Para A CMVM Escreveu:das últimas semanas. E se o Marco reparar até que subiu enquanto o activo era desvalorizado.


Sim, é perfeitamente normal quando o DAX sobe o VDAX cair e quando o DAX desce o VDAX subir. O que vai de encontro precisamente ao que eu disse.

Nas últimas sessões em que o DAX tem estado a subir o VDAX tem vindo claramente em queda.

Hoje sobe muito ligeiramente e o que sobe hoje não dá para cobrir o que perdeu de anteontem para ontem (já coloquei os valores recentes do VDAX num post anterior).

Para A CMVM Escreveu:Outro assunto: não era minha intenção fazer gozo com qualquer das afirmações proferidas pelo Marco. Foi só um desabafo. Queira desculpar-me.


Por mim, não há problema, não me sinto afectado. Mas que uma abordagem desse tipo retira interessa à discussão, creio que não haverá dúvidas...

Para A CMVM Escreveu:E ainda, logo que a calculadora esteja disponível retomaremos a conversa sobre esse assunto dos 2%. Parece-me que não é bem assim como o Marco diz, mas interessa-me o assunto para hoje e gostaria de ver o quanto avançava o warrant para uma subida digamos de 1%....... Segundo a elastecidade mostrada ontem deveria ser na ordem do +- 80%.


Para uma subida de 1% a partir do valor actual, ainda hoje, o warrant ainda ficava a perder face a ontem, pois nesse caso:

:arrow: Tinha decorrido mais uma sessão;

:arrow: O DAX ficaría ainda um pouco abaixo do fecho de ontem;

:arrow: O VDAX quase de certeza vinha para baixo de novo.

Nessas condições o valor teórico do warrant cairía claramente (face a ontem).

Gráfico do VDAX

MensagemEnviado: 3/3/2004 13:18
por Para a CMVM
em falta

O Gráfico do VDAX......

MensagemEnviado: 3/3/2004 13:14
por Para A CMVM
das últimas semanas. E se o Marco reparar até que subiu enquanto o activo era desvalorizado. E apesar de não mostrar a leg de hoje, verifica-se que está quase aos níveis de janeiro.....

Outro assunto: não era minha intenção fazer gozo com qualquer das afirmações proferidas pelo Marco. Foi só um desabafo. Queira desculpar-me.

E ainda, logo que a calculadora esteja disponível retomaremos a conversa sobre esse assunto dos 2%. Parece-me que não é bem assim como o Marco diz, mas interessa-me o assunto para hoje e gostaria de ver o quanto avançava o warrant para uma subida digamos de 1%....... Segundo a elastecidade mostrada ontem deveria ser na ordem do +- 80%.

Porque será que neste activo é mostrada a calculadora? (Mistério da técnica ou porque não há ninguém no mercado que tenha pegado nele? - Não movimenta desde os ídos de Fevereiro.....)