Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Pata-Hari

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 9/12/2002 14:11

Deixo estes dois gráficos que reflectem bem a minha visão actual sobre a PT.

A "locomotiva do nosso mercado" não tem conseguido quebrar com convicção a linha de tendência descendente de longo prazo e, neste momento, já está em cima da linha de tendência descendente de curto prazo que tem suportado as subidas dos últimos dois meses.

Continuo a acreditar que a quebra consistente desta linha de tendência ascendente de curto prazo é uma boa oportunidade para a abertura de posições curtas com um "stop" acima da linha de tendência descendente de longo prazo.

Porque é que eu sempre me mostrei muito céptico quanto à ruptura consistente da LT descendente de longo prazo? Isso deveu-se a vários factores que na altura fui explicando mas dos quais destaco o estado "sobrecomprado" em que a PT se encontrava. Uma linha tão importante como esta (à qual já não chamo "muralha da China", pois o Jim-Achim-Schim desapareceu e tenho medo que tenha sido por causa desta provocação) não pode ser quebrada consistentemente com os seus indicadores tão "sobrecomprados". Por isso, era necessário uma retracção de forma a melhorar a sua situação técnica antes de atacar em melhores condições essa linha.

Veremos agora qual destas linhas é mais forte. Uma coisa é certa: Se alguma delas for quebrada com convicção, será uma grande vitória para os ursos ou para os touros e proporcionará negócios com uma boa relação rentabilidade/risco.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-pt1.gif
forum-pt1.gif (26.87 KiB) Visualizado 2049 vezes
forum-pt2.gif
forum-pt2.gif (28.65 KiB) Visualizado 2041 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Flying Turtle » 9/12/2002 13:59

Eu entretanto também voltei a entrar curto.

vamos ver se a tarde não me estraga o arranjinho...

Um abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

Já agora

por Dwer » 9/12/2002 13:22

Um update à minha posição. Reforcei curtos a 6,75. O objectivo agora são os 6,40, para toda a posição.

abr e bjs,
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

No meu caso

por Dwer » 9/12/2002 12:35

que estou curto é de pôr um trailing stop mto apertadinho...e deixar correr a queda (se a houver).

Abr e bjs,
Abraço,
Dwer

por Flying Turtle » 9/12/2002 12:32

Vamos ver como é que se comporta até ao fim do dia, uma quebra da LTAcp num aparente movimento de consolidação/lateralização e com um movimento tão baixo (são 11:30 e ainda vamos em menos de 1 milhão de títulos) possivelmente não será sinal suficiente para sair. Digo eu, que não entrei na altura certa e estou portanto de fora...

Um abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

Obrigado Pata (eom)

por Dwer » 9/12/2002 12:28

:)
Abraço,
Dwer

por JPA » 9/12/2002 12:27

Obrigado :)

Registado: 19/11/2002 10:38

por Pata-Hari » 9/12/2002 12:20

Aqui fica o gráfico actualizado.

Como é óbvio, a ptc ameça quebrar a linha de tendência ascendente de curto-prazo. O volume não é ainda muito relevante, é mesmo bastante reduzido. Além disso temos um suporte que parece estar a ser criado por volta dos 6.78 (estas são as boas noticias). Do lado negativo, temos que as zonas de resistências de longo prazo consideradas por mim (as tais das escalas semi-log), estão muito próximas e que se está a desenhar um padrão de quedas com minimos e máximos diários inferiores.

O RSI continua a 64. O estocástico rápido continua a indicar a continuação da retracção e nem se encontra sequer ainda em zona de sobrevenda. MACD mantém o sinal de venda.

Moral da história, penso que ainda não temos um sinal muito claro de saída, mas para mim o upside neste momento não é enorme face ao potencial de quedas. Se eu tivesse uma posição longa neste momento estaria certamente muito indecisa e pensaria certamente em sair se as cotações de fecho se mantivessem nestes níveis.

Espero ter ajudado um niquinho. :wink:
Anexos
ptcpata.png
ptcpata.png (16.15 KiB) Visualizado 2176 vezes
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Idem

por Dwer » 9/12/2002 12:13

e com a posição da LTA para hoje. Tenho uma posição curta desde quarta feira da semana passada cujo pressuposto ero o toque ou a ultrapassagem em baixa desta LTA.

bjs,
Abraço,
Dwer

Pata-Hari

por JPA » 9/12/2002 12:05

Para primeiro pedido, agradecia que a minha amiga tivesse a gentileza de colocar um gráfico da PT, com pequeno comentário.

Obrigado

Um Abraço

JPA

Registado: 19/11/2002 10:38

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 107 visitantes