Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off Topic: Esta é de coçar o cocuruto....

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Sono

por Touro » 5/3/2004 17:35

Boas tardes

A sonolência é a primeira causa (83%) dos acidentes fatais em todo o mundo


Julgo que se estão aqui a confundir várias coisas. Começou-se por falar de acidentes de viação e agora esta-se a falar de acidentes a nível geral, incluindo os de trabalho.

Quanto a Portugal nada se pode concluir porque nos acidentes de viação, e julgo que também nos de trabalho, não são apuradas as causas dos mesmos. Por isso, aqui Portugal fica de fora.

No resto do mundo resta saber se esses 83% são entre as pessoas que têm problemas de sono, isto é, que frequentam as consultas do sono, porque se assim for, não é de estranhar esse número! Nestas coisas das estatísticas é preciso saber muito bem qual é a amostra...

Se não me engano, em Portugal está-se a começar a apurar as causas dos acidentes de viação. Só com esses dados é que poderemos tirar conclusões, até lá estas estatísticas só servem para reforçar a ideia da necessidade de as fazer.
Cumprimentos,
Touro
 
Mensagens: 1347
Registado: 5/11/2002 14:09
Localização: Porto

Ora ai está a confirmação

por Thomas Hobbes » 5/3/2004 14:06

A sonolência é a primeira causa (83%) dos acidentes fatais em todo o mundo, resultando geralmente de doenças do sono, uma das quais, a apneia, afecta meio milhão de portugueses, disse esta sexta-feira a professora Teresa Paiva, especialista do Hospital de Santa Maria nestas patologias, no âmbito do workshop sobre segurança rodoviária «Uma perspectiva em mudança», organizado pela Direcção-Geral de Viação (DGV), em Lisboa.



Segundo esta especialista, os portugueses estão a dormir muito pouco, concretamente uma hora e meia a menos do que em relação ao início do seculo, sendo que as doenças do sono atingem 30% da população. «Temos hábitos do Norte, começamos a trabalhar muito cedo, e hábitos do Sul, vamos dormir muito tarde», sustentou Teresa Paiva.
A sonolência, fadiga, falta de concentração, ansiedade, irritabilidade, e, por vezes, a violência, são algumas das consequências da privação do sono nos comportamentos das pessoas, explicou esta especialista. Sublinhou ainda que a maior parte dos acidentes ocorre entre as 02:00 e as 04:00 horas (período que corresponde a uma fase de pré-disposição do organismo para dormir), sendo o segundo pico registado à hora da sesta.

Teresa Paiva afirma que 60% dos seus doentes com apneia têm sonolência a conduzir, 40% tiveram, de facto, acidentes e 27% dos condutores que perderam os sentidos ao volante foi por terem adormecido. No entanto, advertiu que os condutores evitam admitir episódios de sono.

A especialista defendeu uma actualização da legislação de forma a introduzir diagnósticos das doenças do sono (apneia, narcolepsia ou movimentos periódicos do sono, por exemplo), nomeadamente em relação a grupos de risco, como é o caso dos trabalhadores por turnos ou profissionais de transportes.

Teresa Paiva lembrou ainda que acidentes que tiveram consequências graves, como é o caso do petroleiro Exxon Valvez (1989), a explosão do Chalenger ou o desastre de Chernobyl, tiveram todos causas relacionadas com a fadiga e a sonolência.

in:www.diariodigital.com
Todo o Homem tem um preço, nem que seja uma lata de atum
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 862
Registado: 30/12/2003 12:36
Localização: sintra

Cara Pata e Patdav (já agora são parentes?)

por Thomas Hobbes » 2/3/2004 14:17

Primeiro devo adiantar que todos os acidentes são estúpidos, independentemente da culpa de cada um.

Devo acrescentar pata, que também dava uma contribuição para alguns acidentes macacos.... :mrgreen:

Depois patdav devo dizer que desde que tenho a carta de condução, tmabém nunca fui mandado parar por nehuma patrulha da BT, nem nunca fiz o teste do alcool.

By the way, porque é que quase sempre que é sujeito Às operações stop são carros comerciais ou pesados de mercadorias? outro algarve à vista?

também acrescento, que é mais barata a multa por não se ter tacografo, do que este revelar uma infração.
e esta heim...
Todo o Homem tem um preço, nem que seja uma lata de atum
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 862
Registado: 30/12/2003 12:36
Localização: sintra

por Patdav » 2/3/2004 13:23

Já agora vou deixar um comentário, (tipo tisana)....cada qual tira a conclusão que quiser.

Tenho carta de condução desde 1989, faço cerca de 30 000 Km/Ano, e nunca! Mas....nunca, ninguem me mandou parar para fazer qq teste de alcool


Abraço
Patdav
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1154
Registado: 25/11/2002 22:19
Localização: Porto

por Pata-Hari » 2/3/2004 13:09

Pois, mas os que coçam os cucurutos enquanto conduzem tb deveriam ser proibidos. Aposto que diminuiam tb o número total de acidentes.

Um bom off topic de fim de semana era fazer o apanhado dos acidentes mais estupidos que já tivemos, hehhe. A minha contribuição seria preciosa :mrgreen: , posso garantir, hehe.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Off Topic: Esta é de coçar o cocuruto....

por Thomas Hobbes » 2/3/2004 13:06

Segundo o mais recente estudo da DGV, cerca de 23% dos acidentes em Portugal, são causados por condutores com excesso de alcool de sangue.

No entanto o que não se concluiu, é que se as estatisticas estão correctas, então 77% dos acidentes são provocados por condutores que apenas bebem água.

Já agora vale a pena pensar nisto...
Todo o Homem tem um preço, nem que seja uma lata de atum
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 862
Registado: 30/12/2003 12:36
Localização: sintra


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Google [Bot], Olhar Leonino, Opcard, rtinto e 260 visitantes