Off Topic: Esta é de coçar o cocuruto....
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Sono
Boas tardes
Julgo que se estão aqui a confundir várias coisas. Começou-se por falar de acidentes de viação e agora esta-se a falar de acidentes a nível geral, incluindo os de trabalho.
Quanto a Portugal nada se pode concluir porque nos acidentes de viação, e julgo que também nos de trabalho, não são apuradas as causas dos mesmos. Por isso, aqui Portugal fica de fora.
No resto do mundo resta saber se esses 83% são entre as pessoas que têm problemas de sono, isto é, que frequentam as consultas do sono, porque se assim for, não é de estranhar esse número! Nestas coisas das estatísticas é preciso saber muito bem qual é a amostra...
Se não me engano, em Portugal está-se a começar a apurar as causas dos acidentes de viação. Só com esses dados é que poderemos tirar conclusões, até lá estas estatísticas só servem para reforçar a ideia da necessidade de as fazer.
A sonolência é a primeira causa (83%) dos acidentes fatais em todo o mundo
Julgo que se estão aqui a confundir várias coisas. Começou-se por falar de acidentes de viação e agora esta-se a falar de acidentes a nível geral, incluindo os de trabalho.
Quanto a Portugal nada se pode concluir porque nos acidentes de viação, e julgo que também nos de trabalho, não são apuradas as causas dos mesmos. Por isso, aqui Portugal fica de fora.
No resto do mundo resta saber se esses 83% são entre as pessoas que têm problemas de sono, isto é, que frequentam as consultas do sono, porque se assim for, não é de estranhar esse número! Nestas coisas das estatísticas é preciso saber muito bem qual é a amostra...
Se não me engano, em Portugal está-se a começar a apurar as causas dos acidentes de viação. Só com esses dados é que poderemos tirar conclusões, até lá estas estatísticas só servem para reforçar a ideia da necessidade de as fazer.
Cumprimentos,
Touro
Touro
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Ora ai está a confirmação
A sonolência é a primeira causa (83%) dos acidentes fatais em todo o mundo, resultando geralmente de doenças do sono, uma das quais, a apneia, afecta meio milhão de portugueses, disse esta sexta-feira a professora Teresa Paiva, especialista do Hospital de Santa Maria nestas patologias, no âmbito do workshop sobre segurança rodoviária «Uma perspectiva em mudança», organizado pela Direcção-Geral de Viação (DGV), em Lisboa.
Segundo esta especialista, os portugueses estão a dormir muito pouco, concretamente uma hora e meia a menos do que em relação ao início do seculo, sendo que as doenças do sono atingem 30% da população. «Temos hábitos do Norte, começamos a trabalhar muito cedo, e hábitos do Sul, vamos dormir muito tarde», sustentou Teresa Paiva.
A sonolência, fadiga, falta de concentração, ansiedade, irritabilidade, e, por vezes, a violência, são algumas das consequências da privação do sono nos comportamentos das pessoas, explicou esta especialista. Sublinhou ainda que a maior parte dos acidentes ocorre entre as 02:00 e as 04:00 horas (período que corresponde a uma fase de pré-disposição do organismo para dormir), sendo o segundo pico registado à hora da sesta.
Teresa Paiva afirma que 60% dos seus doentes com apneia têm sonolência a conduzir, 40% tiveram, de facto, acidentes e 27% dos condutores que perderam os sentidos ao volante foi por terem adormecido. No entanto, advertiu que os condutores evitam admitir episódios de sono.
A especialista defendeu uma actualização da legislação de forma a introduzir diagnósticos das doenças do sono (apneia, narcolepsia ou movimentos periódicos do sono, por exemplo), nomeadamente em relação a grupos de risco, como é o caso dos trabalhadores por turnos ou profissionais de transportes.
Teresa Paiva lembrou ainda que acidentes que tiveram consequências graves, como é o caso do petroleiro Exxon Valvez (1989), a explosão do Chalenger ou o desastre de Chernobyl, tiveram todos causas relacionadas com a fadiga e a sonolência.
in:www.diariodigital.com
Segundo esta especialista, os portugueses estão a dormir muito pouco, concretamente uma hora e meia a menos do que em relação ao início do seculo, sendo que as doenças do sono atingem 30% da população. «Temos hábitos do Norte, começamos a trabalhar muito cedo, e hábitos do Sul, vamos dormir muito tarde», sustentou Teresa Paiva.
A sonolência, fadiga, falta de concentração, ansiedade, irritabilidade, e, por vezes, a violência, são algumas das consequências da privação do sono nos comportamentos das pessoas, explicou esta especialista. Sublinhou ainda que a maior parte dos acidentes ocorre entre as 02:00 e as 04:00 horas (período que corresponde a uma fase de pré-disposição do organismo para dormir), sendo o segundo pico registado à hora da sesta.
Teresa Paiva afirma que 60% dos seus doentes com apneia têm sonolência a conduzir, 40% tiveram, de facto, acidentes e 27% dos condutores que perderam os sentidos ao volante foi por terem adormecido. No entanto, advertiu que os condutores evitam admitir episódios de sono.
A especialista defendeu uma actualização da legislação de forma a introduzir diagnósticos das doenças do sono (apneia, narcolepsia ou movimentos periódicos do sono, por exemplo), nomeadamente em relação a grupos de risco, como é o caso dos trabalhadores por turnos ou profissionais de transportes.
Teresa Paiva lembrou ainda que acidentes que tiveram consequências graves, como é o caso do petroleiro Exxon Valvez (1989), a explosão do Chalenger ou o desastre de Chernobyl, tiveram todos causas relacionadas com a fadiga e a sonolência.
in:www.diariodigital.com
Todo o Homem tem um preço, nem que seja uma lata de atum
Cara Pata e Patdav (já agora são parentes?)
Primeiro devo adiantar que todos os acidentes são estúpidos, independentemente da culpa de cada um.
Devo acrescentar pata, que também dava uma contribuição para alguns acidentes macacos....
Depois patdav devo dizer que desde que tenho a carta de condução, tmabém nunca fui mandado parar por nehuma patrulha da BT, nem nunca fiz o teste do alcool.
By the way, porque é que quase sempre que é sujeito Às operações stop são carros comerciais ou pesados de mercadorias? outro algarve à vista?
também acrescento, que é mais barata a multa por não se ter tacografo, do que este revelar uma infração.
e esta heim...
Devo acrescentar pata, que também dava uma contribuição para alguns acidentes macacos....

Depois patdav devo dizer que desde que tenho a carta de condução, tmabém nunca fui mandado parar por nehuma patrulha da BT, nem nunca fiz o teste do alcool.
By the way, porque é que quase sempre que é sujeito Às operações stop são carros comerciais ou pesados de mercadorias? outro algarve à vista?
também acrescento, que é mais barata a multa por não se ter tacografo, do que este revelar uma infração.
e esta heim...
Todo o Homem tem um preço, nem que seja uma lata de atum
Pois, mas os que coçam os cucurutos enquanto conduzem tb deveriam ser proibidos. Aposto que diminuiam tb o número total de acidentes.
Um bom off topic de fim de semana era fazer o apanhado dos acidentes mais estupidos que já tivemos, hehhe. A minha contribuição seria preciosa
, posso garantir, hehe.
Um bom off topic de fim de semana era fazer o apanhado dos acidentes mais estupidos que já tivemos, hehhe. A minha contribuição seria preciosa

Off Topic: Esta é de coçar o cocuruto....
Segundo o mais recente estudo da DGV, cerca de 23% dos acidentes em Portugal, são causados por condutores com excesso de alcool de sangue.
No entanto o que não se concluiu, é que se as estatisticas estão correctas, então 77% dos acidentes são provocados por condutores que apenas bebem água.
Já agora vale a pena pensar nisto...
No entanto o que não se concluiu, é que se as estatisticas estão correctas, então 77% dos acidentes são provocados por condutores que apenas bebem água.
Já agora vale a pena pensar nisto...
Todo o Homem tem um preço, nem que seja uma lata de atum
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