Página 1 de 1

irs

MensagemEnviado: 2/3/2004 11:27
por Pavel
Não sei, mas pessoalmente declaro.

Para este efeito o IRS não releva. As comissões de bolsa e corretagem e o imposto de selo agravam o custo de transacção e portanto significam que só perante uma mais-valia bruta acima de X (0,7 - 0,8%) é que se obtém lucro líquido. O IRS vem depois incidir sobre esse lucro líquido, mas como é uma percentagem (10%, taxa liberatória) e não um valor fixo não transforma um trade ganhador num trade perdedor.

Quanto ao "intraday"... Se se tratar de produtos não alavancados, sim, as comissões tornam-se extraordinariamente penosas. No entanto, com alavancagem não é necessariamente assim.
Por exemplo, quem negociar warrants pode obter em prazos muito curtos mais-valias percentualmente muito elevadas. Com uma elasticidade de 6 ou 8, que actualmente apresentam vários warrants cotados na nossa praça, uma variação de 2% em 24 horas converte-se numa variação de cerca de 12 a 16% no valor do warrant. Perante isto, 0,8% de comissões são "peanuts"...

mais valias?

MensagemEnviado: 2/3/2004 11:03
por Thomas Hobbes
quantos em Portugal é que declaram as mais valias realizadas nos trades?

E o imposto (IRS)

MensagemEnviado: 1/3/2004 23:01
por jet
Não estão a esquecer ?

Um abraço!

Caro Pavel....

MensagemEnviado: 1/3/2004 20:58
por Thomas Hobbes
Seguindo o seu raciocinio, O Intraday só se torna rentável para grandes quantias, de forma a que se possa diluir os custos das comissões o mais possivel.

correcto?

Re:

MensagemEnviado: 1/3/2004 20:53
por Pavel
A comissão de corretagem anda à volta dos 0,25% ( pelo menos é o que eu pago, e presumo que o valor será sensivelmente este em todos os bancos / corretoras ).

Paga-se ainda imposto de selo sobre a transacção, mas é um valor perfeitamente negligenciável. Não o tenho de memória.

Supondo que o trade se efectua num só negócio, pagas os tais 2 Euros de comissão. Isto representa evidentemente uma percentagem variável do valor do trade. Simplifiquemos e assumamos um valor de 2000 Euros: representa então 0,1%.

Do mesmo modo, a guarda de títulos é uma "taxa" aplicada independentemente do valor da carteira, em torno dos 15-20 Euros por semestre, creio. Para este efeito é uma parcela negligenciável, a não ser que se negoceie valores muito baixos.

Assim, grosso modo, pagarás 0,1 + 0,25 = 0,35 % trade. Para abrir e fechar uma posição, tens então 0,7%, sensivelmente (se obtiveres uma mais - valia será um pouco mais obviamente, pois os 0,35% incidem sobre um valor mais elevado).

Portanto, contas muito por alto:

2 Taxas de corretagem + 2 Imposto de Selo + 2 Comissões Euronext = 0,7% a 0,8%.

Tudo quanto seja um ganho acima disto significa lucro líquido, acima de comissões.


A propósito, isto é especialmente relevante para fazer notar o tremendo "imposto" que as comissões podem significar. Por hipótese, perante um ganho médio por "trade" de 4%, cerca de 20% do lucro é absorvido por comissões. Por isso as comissões são tão importantes, em especial para quem negoceia em prazos muito curtos e portanto tendencialmente com grande frequência.

Pavel

MensagemEnviado: 1/3/2004 19:26
por Ertai
Se bem percebi a pergunta..

Para mim no mercado do NASDAQ com as presentes comissões cobradas a mim só de 1500€ para cima é que vale mesmo a pena..

Para o mercado português já é diferente, e se conseguirmos a comissão mínima de 2€ já não sei bem o trade mínimo que valeria a pena..

Qual o valor minimo de um Trade?

MensagemEnviado: 1/3/2004 18:46
por Thomas Hobbes
Caros Caldeironautas,

Independentemente da rentabilidade do título, e assumindo que realizo sempre mais valias em cada trade :mrgreen: .

Qual o valor minimo tendo em linha de conta as comissões de bolsa, guarda de titúlos, etc..., a partir de qual um trade é rentavel?

Obrigado...