Página 1 de 1

Profissão Politico

MensagemEnviado: 23/2/2004 11:46
por Thomas Hobbes
Segundo fonte do jornal expresso, a maioria dos nossos deputados são licenciados em cursos como a advocacia e economia e quase nenhum exerceu qualquer actividade no sector privado.


Fiquei preocupado a ler esta notícia no Expresso, apenas porque veio confirmar os meus maiores receios, e que são os de neste momento ter-mos no poder uma classe de carácter dinástico/corporativo que cada vez mais devido aos seus obices vai perdendo contacto com as realidades nuas e cruas deste Pais.

Sendo a imagem que têm do Pais onde vivem, uma imagem distorcida pela realidade que conhecem e pela frieza de numeros e estatisticas muitas delas desactualizadas e manipuladas.

Já muito se falou em aumentar os salários da classe política como forma de cativar os cerebros do nosso pais para esta nobre actividade cívica e porque os actuais perdem dinheiro em relação às actividades que excerciam antes no sector privado.

Mas mais uma vez, esta teoria cai por terra, pois eles nunca iriam ganhar mais para o privado, simplesmente porque nunca exerceram lá qualquer actividade.

Tudo isto faz com que o sentimento geral das populações seja de que "todos os políticos são uns malandros".

Já se diz que No nosso pais as pessoas vão para a política para enriquecer, enquanto nos outros são os ricos que vão para esta actividade.

Infelizmente em Portugal este divorcio entre a classe política e o resto da população, apenas traz pessimismo e desconfiança no futuro.

Penso que urge um debate na sociedade civil, sobre reformas profundas no nosso sistema democrático, de forma a que se possa aproximar os cidadãos das instituições.

Senão um dia corremos o risco da linha entre o regime democrático e regimes de carácter mais populistas e repressores se esbater. Só que ai já será tarde demais.