Página 1 de 1

Enviado:
20/2/2004 17:54
por Visitante
perfeito, excelente explicação Marco
obrigado

Enviado:
20/2/2004 17:45
por MarcoAntonio
Como refere o Ulisses, são termos muito similares e as diferenças são semânticas, subtis e subjectivas.
Assim aproveito para explicar sucintamente o contexto em que uso estes termos (outros podem usa-los com outros sentidos):
Em termos genéricos, quer a Consolidação quer a Retracção são movimentos de Correcção.
A consolidação diz respeito a um movimento lateral ou apenas levemente tendêncial (normalmente contra a tendência precedente), marcado por reduzida volatilidade e quebra de volumes, regra geral.
A retracção diz respeito a um movimento marcado e contra a tendência, que se espera de menor amplitude que o anterior, mas muitas vezes com o força/inclinação semelhante.
Qualquer um destes movimentos pode ser visto como uma correcção, o segundo caso é mais volátil e implica um movimento claramente em sentido contrário, o primeiro caso é mais subtil e consiste numa estagnação/lateralização ou quase mas não deixa de ser uma forma dos títulos aliviarem do seu estado de sobrecompra e recuperarem potencial de subida.
Em anexo uns gatafunhos para exemplificar...

Enviado:
20/2/2004 16:59
por Ulisses Pereira
Isto são questões semânticas e algo subjectivas, mas aqui fica a minha opinião pessoal:
Retracção e correcção significam a mesma coisa, ou seja, um retrocesso no movimento (uma queda depois de uma subida ou uma subida depois de uma queda). Uma consolidação, normalmente é considerado um movimento lateral que permite ao mercado repousar do seu anterior movimento.
Um abraço,
Ulisses
defenições similares

Enviado:
20/2/2004 16:49
por Visitante
qual o significado e diferença entre
retração
consolidação
correcção