Estas discussões já começam a ser regulares o que demonstra bem que os investidores se estão a deixar contagiar pelas subidas dos mercados, que por sinal já sobem há quase um ano.
Um ano, meus senhores.
A minha opinião é em tudo semelhante à do Ulisses e do Djvarius. Os mercados estão a recuperar porque as economias estão a recuperar. So what? O mercado português não tem dimensão, não se justifica que o PSI suba porque o país está de tanga? porque há desemprego? Apesar de termos um "piqueno" delay em relação aos mercados estrangeiros, como país da U.E. (zona euro) não podemos deixar de reflectir as tendências dos mercados de capitais europeus, que por sua vez estão estreitamente ligados ao americano. Sempre foi assim e há-de continuar a ser. Somos a sardinha num imenso mar de tubarões, baleias, polvos e peixes palhaços!
Eu já me convenci que o pior já passou, aliás é precisamente por se terem passado por uma série de provas de fogo e de se ter "sobrevivido" que os mercados estão a recuperar.
A subida do euro ajudou muito a este cenário e pelos vistos, mesmo com as correcções que se impõe e têm acontecido no cross, o euro aguenta-se a nível altos.
Há umas semanas vi um pequeno gráfico do Investimento em Portugal (fonte INE)na capa do Expresso Economia que claramente mostrava que o investimento estava a aumentar. Isto só pode ser sintoma de optimismo, de retoma.
Mas não acho que seja euforia. Quem viveu o Bull de 98 a 2000 sabe o que é euforia. Com as privatizações entrou muita gente na bolsa que investiu o que tinha e o que não tinha em papeis porque a Bolsa dava muito dinheiro todos os dias. Essa é que era a verdade. A especulação era uma realidade e estava no auge. E havia a bolha tecnológica. Essa que entretanto encolheu para uma pequena borbulha.
Quem está dentro, há que surfar na crista desta onda. Quem estiver na praia tem que se limitar a esperar pela onda certa, se tiver coragem para entrar. Mas qualquer dia o mar vai estar tão bom e o calor vai ser tanto que toda a gente vai querer molhar pelo menos os pés!
Até lá vai dando para dar uma corzinha saudável, às carteiras!