Cofina convoca AG para deliberar sobre aumento de capital de 6,86 milhões (act)
A Cofina convocou uma assembleia geral de accionistas anual, estando na ordem de trabalhos a deliberação da possibilidade de realizar um aumento de capital de 6.858.541 euros, a efectuar até final de 2005, com um prémio de emissão entre os dois e três euros.
--------------------------------------------------------------------------------
Bárbara Leite
bl@mediafin.pt
(Acrescenta lead com esclarecimentos da Cofina)
A Cofina convocou uma assembleia geral de accionistas anual, estando na ordem de trabalhos a deliberação da possibilidade de realizar um aumento de capital de 6.858.541 euros, a efectuar até final de 2005, com um prémio de emissão entre os dois e três euros.
A reunião de accionistas da Cofina vai deliberar sobre uma proposta de aumento de capital de 6.858.541 euros dos actuais 25.641.459 para os 32.500.000 euros.
Em comunicado adicional, a Cofina esclarece que «o pedido de autorização, de um aumento de capital, agendado para a próxima AG, não implica a obrigação da sua realização».
O aumento de capital dará lugar a uma emissão de 13.717.082 novas acções da Cofina com valor nominal de 0,50 euros, avança a convocatória da empresa.
Este reforço será realizado por novas entradas em dinheiro, «com um prémio de emissão que poderá variar entre um mínimo de dois euros e um máximo de três euros», cabendo a decisão final ao Conselho de Administração», destaca a mesma fonte.
«Como aconteceu anteriormente, esta autorização apenas serve para delegar no Conselho de Administração da Cofina a possibilidade de efectuar o referido aumento de capital, se e quando estiverem reunidas condições favoráveis de mercado ou de acordo com as necessidades de financiamento dos seus projectos de expansão», destaca a Cofina, em comunicado ao mercado.
Esta subscrição que será reservada aos accionistas «deverá realizar-se o mais tardar até 31 de Dezembro de 2005, através de subscrição directa ou por subscrição indirecta».
Será o Conselho de Administração a decidir sobre o montante da operação, admitindo que o mesmo seja feito de forma faseada, caso seja por subscrição directa.
A AG de accionistas marcada para 1 de Abril vai ainda deliberar sobre a atribuição de poderes ao CA para «decidir sobre o prémio de emissão e a forma, directa ou indirecta, de realização do aumento de capital previsto», bem como a escolha da instituição financeira que, em caso da forma ser indirecta, o subscreverá.
Na reunião vão ser ainda discutidos o relatório e contas de 2003, a proposta de aplicação de resultados e deliberar sobre a compra e venda de acções próprias.
A Cofina é proprietária do Canal de Negócios e Jornal de Negócios, entre outras publicações e actividades.
As acções da Cofina cotavam nos 2,79 euros, a descer 1,41%