Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

RSI da EDP

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por XPTT » 19/2/2004 13:16

Realmente de uma forma explicita não existe divergencia.A formula que estava a usar estava incorrecta. :oops: :oops: .

Obrigado
XPTT

Pois está a progredir em bem...

por Antunes » 19/2/2004 12:55

...porque, se calhar, andam por aqui a ler as nossas conversas (não é JAS?)

Eis a notícia:

"As acções da Portugal Telecom lideravam as perdas na bolsa nacional, no dia em que a operadora interrompeu o programa de recompra de acções próprias, um interregno que se deverá prolongar até 10 dias após a apresentação dos resultados. O ES Research estima que os lucros da PT em 2003 desçam 37% para os 246,6 milhões de euros.

O Commerzbank baixou a recomendação para a operadora nacional.

As acções da PT seguiam a cotar nos 8,92 euros a cair 3,67%."

Registado: 4/12/2002 11:16

por MarcoAntonio » 19/2/2004 12:32

LOL...

Cedo quando vejo razões para ceder...
:mrgreen:

Por exemplo, no caso da PTC, para já a situação está a progredir no sentido de vir a haver divergência mesmo.
:wink:

Relativamente ao artigo, confesso que não li, mas hoje em dia (e frizo o hoje em dia, pois no passado a AT já foi bastante mal vista pelos académicos que hoje têm uma opinião bem mais neutra relativamente à AT) quem critica fortemente a AT, das duas uma: ou só repara nos falhanços da AT (que os há, como em qualquer método de análise) ou simplesmente não compreende a AT ou não sabe usar a ferramenta.

É claro que há muita «má AT». Vejo-a todos os dias, sinceramente. No entanto, não é a AT (enquanto método) que deve ser colocado em causa mas sim o analista. Pois que se há muita «má AT», também há muita «boa AT» com provas dadas e continuadas da sua eficácia.

Talvez conviesse ainda distinguir dentro da AT as suas variadas vertentes e abordagens.

De qq das formas, colocar em causa a AT no seu geral, ou seja, colocar em causa conceitos como Suporte, Resistência, Tendência, Momentum, etc (não li o artigo logo não sei se se tratou disso) é já um pouco desactualizado, numa altura em que até o FED (uma das entidades com maiores responsabilidades do planeta na área financeira) já realiza Análises Técnicas.
:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Bem, deixando os preciosismos...

por Antunes » 19/2/2004 12:20

...porque já vi que tu és mais purista do que eu :mrgreen: e que não cedes nem um milímetro :wink: , que tal irmos novamente à PTC?

parece-me estar a confirmar-se a divergência no gráfico diário, não te parece?

PS: por falar em AT, li um artigo de opinião na revista Carteira (na última página da revista que eu até achava excelente até ler aquilo) a maltratar fortemente a AT... :( Mais alguém leu esse artigo?
Anexos
PTC_D.gif
PTC_D.gif (23.42 KiB) Visualizado 683 vezes

Re: Segundo os meus critérios...

por MarcoAntonio » 19/2/2004 12:07

Antunes Escreveu:...não há divergência na situação 2. A situação que colocaste na minha situação 2 da EDP não me parece muito válida (vê no meu gráfico em que desenho uma linha vertical a partir da vela que assinalaste) mas percebi o teu ponto de vista.

Antunes, peço desculpa mas no segundo gráfico que coloquei é perfeitamente visível o que se via no gráfico nesse dia. Não é necessário colocar uma linha vertical, basta apagar as sessões seguintes...

Ao dizeres que consideras que não há divergência na Situação 2 estás a contradizer o que antes tinhas defendido pois a situação da EDP naquele meu gráfico é a mesma que tínhamos ontem na PTC.

Enquanto não parar de subir (isto é, enquanto não for realizado um novo topo de curtíssimo-prazo, um novo máximo local) não podemos dizer que estamos perante uma divergência (estamos apenas perante uma possibilidade de divergência que só mais tarde poderemos confirmar).

Tal como ontem disse, considerar uma divergência numa subida que se está a desenrolar é o equivalente a considerar o ponto da sessão actual como um ponto válido para apoiar uma Linha de Tendência.

Obviamente que o que vem a seguir é importante para aferir se há divergência ou não ou para aferir se aquela sessão serve para apoiar uma LT ou não, etc...

Antunes Escreveu:...
Penso que para sabermos se há ou não divergência antes de identificarmos o topo, essa tem de ser bem óbvia como me pareceu ontem na PTC...

De facto, no exemplo da PTC era mais acentuada, mas eu não tería dificuldade em encontrar um exemplo em que aparentemente a divergência é acentuada e posteriormente desaparece com a continuidade do movimento.

É claro que pode vir a surgir divergência de facto (por exemplo, no caso actual da PTC pode de facto formar-se uma divergência), nunca disse o contrário. O que digo é que é prematuro naquela situação dizer que há divergência pois ainda não temos essa garantia. Pode haver e pode não haver, só passadas mais algumas sessões é que poderemos ter a certeza...

e, mais importante ainda, deverá confirmar-se até ao fim da semama (porque é uma análise semanal) sob pena de não ser válida.

Ou seja, mais uma vez se constata que o que acontece depois da sessão de ontem é importante para apurar se há divergência ou não.

Repara que eu nunca disse que havía ou não havía divergência. Disse sim que ontem ainda não se podía dizer se havía divergência ou não, que teríamos de esperar mais algumas sessões para o saber...

Julgo que houve algum desentendimento naquilo que eu estava a expor e na forma como interpretaste o que eu disse.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Segundo os meus critérios...

por Antunes » 19/2/2004 11:44

...não há divergência na situação 2. A situação que colocaste na minha situação 2 da EDP não me parece muito válida (vê no meu gráfico em que desenho uma linha vertical a partir da vela que assinalaste) mas percebi o teu ponto de vista.

Penso que para sabermos se há ou não divergência antes de identificarmos o topo, essa tem de ser bem óbvia como me pareceu ontem na PTC e, mais importante ainda, deverá confirmar-se até ao fim da semama (porque é uma análise semanal) sob pena de não ser válida.
Anexos
edp-20040218cRSI.gif
edp-20040218cRSI.gif (26.43 KiB) Visualizado 720 vezes

Re: MarcoAntonio...

por MarcoAntonio » 19/2/2004 10:37

Na situação 2 tens um novo máximo relativo na cotação e no indicador em simultâneo mas ainda não sabes se atingiste O máximo relativo. Alias aqui também já se fez um máximo mais alto nas sessões seguintes...

Ou seja, na minha opinião o que acontece depois não interessa para definir se há ou não divergência.

Isto é contraditório. Então segundo os teus critérios há ou não divergência na situação 2?
Anexos
edp-20040218y.gif
edp-20040218y.gif (26.89 KiB) Visualizado 765 vezes
Imagem

Administrador Fórum

Re: MarcoAntonio...

por MarcoAntonio » 19/2/2004 10:34

Antunes Escreveu:...ainda relativamente ao tema de ontem sobre as divergências, é perfeitamente natural o indicador fazer novos máximos aquando da cotação. Para exemplificar peguei nesse teu gráfico da EDP e mostro-te as duas situações: 1 e 2.

É óbvio que é natural Antunes. Ninguém disso o contrário. Parece-me que o Antunes ainda não percebeu a questão...

Eu disse é que era virtualmente impossível o indicador fazer sempre novos máximos de cada vez que o activo está a fazer novos máximos.

Neste gráfico que colocaste, por exemplo, a cotação já estava em novos máximos e havia possibilidade de divergência (o RSI ainda não estava) duas e três sessões antes do ponto que assinalaste.

Se a subida parasse ali (duas sessões antes, por exemplo) então teríamos tido uma divergência. Acontece que naquela altura - e tal como ontem na PTC - não sabíamos se a subida iría parar por ali ou não. Acontece que não parou e acontece que continuou a subir tanto o título como o indicador, o qual acabou por fazer novos máximos. Pelo que acabou por não haver divergência.

No entanto, duas sessões antes do ponto que assinalaste, podías segundo os teus critérios afirmar com toda a propriedade que estavamos perante uma divergência. Verificamos hoje que essa divergência não existia. Era precisamente esta a situação da PTC ontem (em novos máximos mas sem sabermos se a subida tinha terminado ou não).

Ora, sempre que um título começa a fazer novos máximos é quase certo que o indicador está (temporariamente) a divergir. A questão está em saber é se no fim do movimento ainda vai estar (é nessa altura que podemos aferir se há divergência ou não).
Anexos
edp-20040218x.gif
edp-20040218x.gif (27.23 KiB) Visualizado 787 vezes
Imagem

Administrador Fórum

MarcoAntonio...

por Antunes » 19/2/2004 10:16

...ainda relativamente ao tema de ontem sobre as divergências, é perfeitamente natural o indicador fazer novos máximos aquando da cotação. Para exemplificar peguei nesse teu gráfico da EDP e mostro-te as duas situações: 1 e 2.

Na situação 1 já se sabe que há divergência, o que não sabemos é se estamos NO máximo relativo. São duas coisas diferentes. Haver divergência não significa que estão feitos os máximos nem que vai cair. Serve apenas de alerta para o trader sobre uma possível exaustão do movimento. Nesse caso, o máximo só viria a ser atingido 4 sessões depois mas repara que eu só tracei os traços a vermelho até um certo ponto onde já é possível ver a divergência.

Na situação 2 tens um novo máximo relativo na cotação e no indicador em simultâneo mas ainda não sabes se atingiste O máximo relativo. Alias aqui também já se fez um máximo mais alto nas sessões seguintes...

Ou seja, na minha opinião o que acontece depois não interessa para definir se há ou não divergência.
Anexos
edp-20040218cRSI.gif
edp-20040218cRSI.gif (25.84 KiB) Visualizado 815 vezes

por MarcoAntonio » 19/2/2004 4:04

Não, não é assim tão linear.

Começando pelo fim, contam-se apenas as sessões. Quanto à conclusão, o assunto daría para escrever um testamento mas vou tentar ser sucinto. Uma divergência, e curiosamente ainda hoje falei disto aqui no Forum, mede-se a partir de máximos (ou mínimos) relativos sucessivos. Ora, não sabemos ainda onde vai ser o máximo relativo da EDP pois esta ainda não terminou de subir (ou se terminou, ainda não sabemos, só o saberemos dentro de um par de sessões e portanto só nessa altura poderíamos concluir se há divergência ou não). Entre uma subida que ainda se está a desenrolar (e portanto não sabemos que valor o RSI vai atingir nela) e outra que já terminou (uma subida passada) e onde sabemos onde o RSI chegou, não podemos naturalmente tirar qualquer conslusão. Onde o RSI se encontra «a meio de uma subida» (ou o que poderá ser o «meio de uma subida») não em qualquer significado especial.

Acresce que o período mais razoavel para o RSI são os 14 dias (menos do que isso torna o indicador muito sensível ao curtíssimo-prazo e mais facilmente o indicador entra em divergência apontando para falsos sinais). Acontece que o RSI14 de momento não aponta sequer para a possibilidade de divergência (está em máximos juntamente com a cotação).

Por fim, acrescento que a divergência é um mero sinal de aviso e por vezes não dá em nada. O facto de apontar uma divergência não quer dizer que a cotação vá cair (ou vá cair mais do que o normal numa mera correcção saudável). Esta situação é bastante frequente em Bull Market...
Anexos
edp-20040218c.png
edp-20040218c.png (19.98 KiB) Visualizado 847 vezes
Imagem

Administrador Fórum

RSI da EDP

por XPTT » 19/2/2004 1:43

Estou a iniciar-me no estudo da bolsa.Comecei por durante o ultimo mes e meio recolher a cotação(abertura,min,max,fecho,vol) diaria de varios papeis e agora que tenho informação suficiente vou estudar os varios indicadores de A.T. Para além da SMA e EMA, tenho agora o RSI.
Apliquei este indicador à EDP,para um periodo de 10 dias uteis(sessões), e verifiquei que a tendencia é contraria.A EDP esta a subir e o RSI_10 esta a descer.Li na net que quando existe esta divergencia quer dizer que a cotação vai inverter(descer ou subir).
É assim tão linear?
Já agora quando se aplica um indicador com um determinado periodo,contam-se os dias de calendario, ou so os dias em que houve sessões?

Obrigado.
XPTT

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Nightrader, PacoNasssa, Shimazaki_2 e 166 visitantes