
Aproveito a "onda" e deixo aqui um post que deixei há uns dias no CI.
"Domínios da Inteligência Emocional
Autoconsciência:
1)Autoconsciência emocional: ser capaz de ler as suas próprias emoções e de reconhecer os seus efeitos; usar o "instinto" para orientar as decisões.
2)Auto-avaliação: conhecer as suas próprias forças e os seus próprios limites.
3)Autoconfiança: boa noção do seu próprio valor e das suas próprias capacidades.
Autogestão:
1)Autodomínio emocional: manter debaixo de controlo os impulsos e as emoções destrutivas.
2)Transparência: mostrar honestidade e integridade; ser de confiança.
3)Capacidade de adaptação: flexibilidade que permite adaptação a ambientes de mudança e a situações em que é necessário ultrapassar dificuldades.
4)Capacidade de realização: energia para melhorar o desempenho por forma a satisfazer padrões pessoais de excelência.
5)Capacidade de iniciativa: estar pronto para agir e aproveitar oportunidades.
6)Optimismo: ver o lado positivo dos acontecimentos.
Consciência Social:
1)Empatia: apreender as emoções dos outros, compreender o ponto de vista deles e estar activamente interessado nas questões que os preocupam.
2)Consciência organizacional: captar as “ondas”, as redes de decisão e as políticas que atravessam a organização.
3)Espírito de serviço: reconhecer e satisfazer as necessidades dos subordinados e dos clientes.
Gestão das relações:
1)Liderança inspiradora: utilizar visões irresistiveis para orientar e motivar as pessoas.
2)Influência: dominar um conjunto de tácticas de persuasão.
3)Capacidade para desenvolver os outros: desenvolver as capacidades dos outros dando-lhes feedback e orientação.
4)Catalisador da mudança: iniciar novas orientações e gerir e orientar pessoas nos novos caminhos.
5) Gestão de conflitos: resolver desacordos e disputas.
6)Criar laços: cultivar e manter redes de relações.
7)Espírito de equipa e colaboração: cooperação e capacidade para gerar espírito de equipa
É interessante notar que nunca encontrámos um líder, por mais destacado que fosse, com domínio em todas as competências de Inteligência Emocional.”
In Os novos líderes, Daniel Goleman
"Domínios da Inteligência Emocional
Autoconsciência:
1)Autoconsciência emocional: ser capaz de ler as suas próprias emoções e de reconhecer os seus efeitos; usar o "instinto" para orientar as decisões.
2)Auto-avaliação: conhecer as suas próprias forças e os seus próprios limites.
3)Autoconfiança: boa noção do seu próprio valor e das suas próprias capacidades.
Autogestão:
1)Autodomínio emocional: manter debaixo de controlo os impulsos e as emoções destrutivas.
2)Transparência: mostrar honestidade e integridade; ser de confiança.
3)Capacidade de adaptação: flexibilidade que permite adaptação a ambientes de mudança e a situações em que é necessário ultrapassar dificuldades.
4)Capacidade de realização: energia para melhorar o desempenho por forma a satisfazer padrões pessoais de excelência.
5)Capacidade de iniciativa: estar pronto para agir e aproveitar oportunidades.
6)Optimismo: ver o lado positivo dos acontecimentos.
Consciência Social:
1)Empatia: apreender as emoções dos outros, compreender o ponto de vista deles e estar activamente interessado nas questões que os preocupam.
2)Consciência organizacional: captar as “ondas”, as redes de decisão e as políticas que atravessam a organização.
3)Espírito de serviço: reconhecer e satisfazer as necessidades dos subordinados e dos clientes.
Gestão das relações:
1)Liderança inspiradora: utilizar visões irresistiveis para orientar e motivar as pessoas.
2)Influência: dominar um conjunto de tácticas de persuasão.
3)Capacidade para desenvolver os outros: desenvolver as capacidades dos outros dando-lhes feedback e orientação.
4)Catalisador da mudança: iniciar novas orientações e gerir e orientar pessoas nos novos caminhos.
5) Gestão de conflitos: resolver desacordos e disputas.
6)Criar laços: cultivar e manter redes de relações.
7)Espírito de equipa e colaboração: cooperação e capacidade para gerar espírito de equipa
É interessante notar que nunca encontrámos um líder, por mais destacado que fosse, com domínio em todas as competências de Inteligência Emocional.”
In Os novos líderes, Daniel Goleman