Página 1 de 1

warrants

MensagemEnviado: 14/2/2004 2:27
por JAS
Ultimamente tenho andado quase só em warrants e digo-te que o melhor site para obteres informação é o do CommerzBank.
Nomeadamente o "modelador de cenários" que permite poupar muito trabalho na escolha do melhor warrant para cada caso.
http://www.warrants.commerzbank.com/pro ... enario.asp

Um abraço,
JAS

MensagemEnviado: 13/2/2004 20:40
por Touro
De facto, o meu problema é que ainda não compreendi bem o negócio dos warrants do ponto de vista do emitente, pese embora o meu interesse e a procura de informação sobre o assunto.

Aquilo que tenho encontrado são ideias muito genéricas. Desde já apelo aqui para se alguém conhecer literatura detalhada sobre o assunto fazer o favor de a indicar.

Uma certeza eu tenho. É um negócio da China para os emitentes, pois de outra forma não se justificaria a explosão que este mercado tem nos países onde chega e o GRANDE investimento que os emitentes fazem na formação e informação dos investidores.

As taxas de penetração são assustadoras. Na Alemanha, que é o maior mercado, existem mais de 24000 warrants! A Itália vem a seguir com mais de 6000.

MensagemEnviado: 13/2/2004 20:24
por Ulisses Pereira
Curioso teres referido isso da FEP. Nessa altura, eu estudava lá e foi, de fatco, lá que apanhei o "bichinho" dos futuros. Lembro-me que estava curto no dia em que a nossa bolsa foi encerrada (caia quase 20%, com o BCP, por exemplo a cair mais de 25%!) a meio da sessão e consegui comprar os contratos para fechar a posição que tinha quase 2% abaixo do que estava a fazer no mercado à vista, tal era o desespero de quem estava longo.

Um dia que jamais esquecerei.

Deixo aqui o gráfico do PSI para verem o que aconteceu. Sim... aquela vela que parece engano aconteceu mesmo!

Loucos tempos da crise asiática em que as noites eram passadas a ver o que se passava no Japão...

Um abraço,
Ulisses

MensagemEnviado: 13/2/2004 20:10
por Touro
Julgo que a Guiné-Bissau nem sequer tem Bolsa...LOL

De facto o nosso mercado de futuros é anedótico, apesar do grande investimento que foi feito nele pela Bolsa de Derivados do Porto na altura em que apareceu (meados da década de 1990) e o grande empenho de alguns professores da Faculdade de Economia do Porto.

Nunca chegou a ser um mercado interessante e foi sempre muito perigoso. Lembro-me que em 1997-98 com uma queda violenta do mercado à vista os market-makers"fugiram" e quem estava longo perdeu cerca de 50% da carteira. Foi um desespero durante 15 dias, porque os longos viam o mercado a cair e não tinham a quem vender os contratos.

A intenção foi boa mas a aposta falhou...

MensagemEnviado: 13/2/2004 19:43
por djovarius
É tal e qual como o Ulisses disse.
Já tivemos warrants PSI-20 nos idos de 2001, os quais tinham sempre o spread máximo por essa razão. Ainda assim, os Puts tiveram uma impressionante valorização devido às condições do mercado.
Também é verdade que o movimento foi pouco devido ao DAX e ao Nasdaq.
Um dos problemas do PSI-20 é que seria complicado manter o delta zero dos W só à conta do mercado de futuros.
E para utilizar as acções todos seria complicado já que não há empréstimos para short selling de todas elas. Assim, o mercado terá apenas de se contentar com EDP, PTC e BCP que proporcionam condições de mercado "normais" aos emitentes e aos investidores.
Ainda assim, seria possível emitir apenas Calls sobre o PSI-20 e outros acções. Neste último caso, isso até já aconteceu, houve W sobre Sonae, eram apenas calls.


Abraço

dj

Re

MensagemEnviado: 13/2/2004 19:27
por JAS
Se calhar é pela mesma razão pela qual não há sobre os ídices, por exemplo, do Zimbabwé ou da Guiné-Bissau...
Consta que os indígenas desses países também preferem o DAX.

Um abraço,
JAS

MensagemEnviado: 13/2/2004 19:26
por Ulisses Pereira
Provavelmente pelo facto de ser muito complicado fazer arbitragem devido, por exemplo, ao facto do nosso mercado de futuros ter "spreads" loucos. A arbitragem teria que ser feita no mercado accionista e com acções a preços tão baixos (o que leva a que o "spread" entre compra e venda, façao logo ao arbitragista perder uma boa parte) seria complicado.

Acredito que seja este um dos motivos, mas é pura especulação minha.

Um abraço,
Ulisses

MensagemEnviado: 13/2/2004 19:06
por Touro
JAS, obrigado pela resposta. Já agora, alguém sabe a justificação para não serem emitidos estes warrants? Há warrants de índices internacionais, porque não sobre o PSI?

Re

MensagemEnviado: 13/2/2004 18:34
por JAS
Isso também eu queria mas não há.

JAS

Warrants sobre o PSI20

MensagemEnviado: 13/2/2004 17:27
por Touro
Procurei warrants sobre o PSI20 e não encontrei. Alguém sabe se existem?