Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Factos Relevantes 13 Fevereiro - Empresas & Sectores

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Factos Relevantes 13 Fevereiro - Empresas & Sectores

por TRSM » 13/2/2004 11:12

Factos Relevantes 13 Fevereiro - Empresas & Sectores

(PTC:LIS) A Autoridade de Concorrência ordenou uma fiscalização policial à PT Comunicações para averiguar a prática de preços excessivamente baixos nos clientes de retalho. Acreditamos que esta acção não deverá implicar coimas significativas que penalizem o título. Por outro lado, sugere que vai continuar a haver pressão regulatória sobre a linha fixa, em linha com o que temos afirmado.

(BRISA:LIS) Segundo notícia do Público, a Assembleia da República deverá receber a proposta do Governo relativa ao modelo de financiamento das auto-estradas sem cobrança para o utilizador (SCUT) e às concessões onde passarão a ser cobradas portagens. O pagamento de portagens nas SCUT seria positivo para Brisa.

RETALHO. A Associação Portuguesa dos Centros Comerciais pode contestar a lei do licenciamento comercial junto do Tribunal Constitucional, segundo o Diário Económico. Recordamos que ontem, a nova lei de licenciamento foi aprovada na especialidade. O Presidente de Republica tem agora 20 dias úteis para a promulgar. Findo este período, o Governo publicará a nova lei em Diário da Republica assim como as portarias. Acreditamos que não deverão existir alterações de fundo na lei.

(TNU:PAR) Segundo notícia publicada no Times, a SNCF poderá vir a negociar com a Eurotunnel a redução das tarifas que paga para usar o túnel ferroviário que liga França a Inglaterra. O jornal adianta ainda que a SNCF e a London & Continental Railways poderão chegar a acordo para a compra de novas acções da Eurotunnel, que serão usadas para a redução do elevado passivo da empresa. Parece assim cada vez mais provável um aumento de capital, através do qual a SNCF e a London & Continental Railways injectarão fundos na empresa, mas em contrapartida a Eurotunnel baixa as tarifas que cobra pela utilização do túnel.

(AVE:PAR) A autoridade reguladora do mercado de capitais francesa deu luz verde à OPA da Sanofi-Synthelabo sobre a Aventis. A Sanofi adiantou que a oferta será publicada na próxima segunda-feira.

(HVM:FRA) A HVM vai contabilizar um ganho de cerca de Eur50Mn pela venda da sua participação de 61.7% na Brau und Brunnen. Esta operação enquadra-se na política do banco de alienação de participações não estratégicas. Na quinta-feira, o HVM afirmou ainda que irá colocar 4.8 milhões de acções no mercado entre Eur19.1 e Eur19.17, em nome de uma terceira entidade, totalizando Eur92Mn.Esta participação equivale a pouco menos de 1% da sua capitalização bolsista.

(IFX:FRA) A Entidade Europeia das Patentes revogou uma patente de semicondutores da norte-americana Rambus e tal decisão não é passível de recurso. Esta decisão deverá beneficiar as suas principais concorrentes, a Infineon e a Micron Technology, que tinham posto em causa a patente da Rambus sobre um design especifico de semicondutores, que tem como objectivo aumentar a velocidade de comunicação dos PC`s.

(TKA:FRA) A ThyssenKrupp apresentou um crescimento de 65% nos seus lucros no 1ºtrim. fiscal. O resultado líquido foi de Eur89Mn, correspondendo a Eur0.18 por acção, beneficiando do aumento da procura de aço, resultante da recuperação económica. As vendas ficaram praticamente inalteradas em Eur8.7Bn, afectadas pela apreciação do Euro, mas as novas ordens aumentaram 6.5%. A empresa espera aumentar as vendas de Eur36.1Bn em 2003 para Eur38Bn em 2004. Subia 1.7%.

(HPQ:NYS) A Hewlett-Packard revelou que os resultados a apresentar na próxima semana serão em linha com o esperado, desiludindo assim alguma expectativa criada.

(DELL:NAS) A Dell registou uma subida de 24% nos lucros no 4º trim., para $749Mn, beneficiando do aumento da procura. O EPS atingiu os $0.29, vs consenso de $0.28. As receitas subiram 18%, para $11.5Bn. Para o 1º trim. fiscal, a empresa espera uma subida de 18% das receitas, para $11.2Bn. O EPS será de $0.28, em linha com o consenso. A Dell tem estado a preterir o mercado de PC`s de baixo preço, em detrimento do mercado empresarial, que além de mostrar sinais de recuperação, é mais rentável.

(NVDA:NAS) Os resultado do 4º trim. da Nvidia registaram uma queda de 53%, penalizados pela subida dos custos e pelo crescimento das receitas inferior ao esperado. O lucro foi de $24.2Mn, ou EPS de $0.14 vs consenso de $0.11. As receitas subiram menos de 1%, para $472.1Mn, abaixo do consenso de $482.3Mn. A margem bruta caiu para 29%, contra 36% em período homólogo do ano anterior. Segundo a empresa, as receitas para o actual trimestre serão abaixo do esperado, devendo estagna, ou cair até 5%.

Tecnológico. Segundo um estudo da Gartner, as vendas de PC`s irão subir cerca de 13% no 1º trimestre deste ano, dado o aumento da procura de computadores portáteis. Em termos anuais, as encomendas deverão subir cerca de 14%, dado que as empresas deverão começar a substituir os PC`s adquiridos em 2000, em especial nos EUA. Recorde-se que as encomendas tinham subido 11% em 2003, após um ligeiro crescimento de 2.7% em 2002.


2004/02/13 - 10:02
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, Google [Bot], Goya777, Luzemburg, m-m, macau5m, malakas, Mr.Warrior, MR32, niceboy, nunorpsilva, Opcard, PAULOJOAO, trilhos2006 e 133 visitantes