Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

entrada longa no Nasdaq

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

ADENDA

por jotabil » 6/12/2002 23:40

Onde se lê..." Linha de acção"....deve ler-se "metodologia para a acção"..

Registado: 7/11/2002 0:00

UM COMPLEMENTO AINDA

por jotabil » 6/12/2002 23:19

Se utilizam a expressão..."estratégia" para caracterizarem a linha de accção que adoptam....para o trading..... devo esclarecer que na definição de estratégia se entende esta, como uma ciência e uma arte...no emprego do potencial estratégico de uma entidade politica para atingir objectivos sujeitos a rivalidade de interesses antagónicos.....
Muito embora julgue ser inexacto empregar a expressão neste contexto, saliento a característica de ela ser ao mesmo tempo uma ciência e tb uma arte.......com isto penso que tanto a intuição como a razão devem fazer parte da acção do trading....

Cumps

Registado: 7/11/2002 0:00

por MarcoAntonio » 6/12/2002 19:32

Sim, fernando, obviamente que pode ser maquilado dado que entra só com o valor de fecho, mas não creio que isso possa ser significativo ao longo de várias sessões. O que eu gosto no OBV é o facto de tratar-se de um indicador muito simples, com um princípio muito simples, bastante intuitivo (vejo-o como o RSI dos volumes... de uma forma geral, o que o indicador nos dá é para que lado está a «força» do associada ao volume e sua intensidade). Pontualmente pode dar resultados não muito precisos, principalmente qnd temos fechos atípicos em que um título negoceia grande parte da sessão num determinado range e depois fecha num valor distante...

Mas isso nem sempre acontece. No OBV é aconselhável considerar pelo menos umas três sessões para considerar uma divergência ou uma mudança de estado do indicador (que tem três estados).
Com um critério destes é óbvio que não é um indicador muito rápido, mas penso q é um indicador mais adequado para <i>position-trading</i> logo é até aconselhável, na minha perspectiva, que não seja muito rápido a dar sinais de saída...

Por outro lado, é um indicador «dispensável» pois o que ele nos diz pode ser visto directamente olhando para o volume e evolução da cotação (pelo menos para quem acompanha o título em questão de forma bastante próxima). Mas tem a particularidade de facilitar bastante a leitura e de ser, como disse atrás, bastante simples e intuitivo... Há outros indicadores que analizam o volume mais elaborados mas são igualmente mais complexos de analisar (menos «lineares») e menos intuitivos, na minha opinião.

Em relação à outra questão, sei que nos estados unidos é possível obter informação mais detalhada sobre o volume (up volume e down volume da sessão, se não estou em erro... cá acho que só mesmo acompanhando e/ou analisando os gráficos intraday).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

OBV

por Fernando dos Aidos » 6/12/2002 19:04

Bom fds Bowie.

Tens razão Marco... e gostei das metáforas do leão e do Pavaroti. Eu é que gosto sempre de racionalizar!

Já agora aproveito para te pôr uma questão acerca do OBV (que me parece que usas para detectar acumulação/distribuição). Anteontem a PT estava a negociar abaixo do preço do dia anterior antes do pré-fecho. Fiz a simulação e o OBV cortava a LTA em baixa. No entanto, fecharam-na bem acima do preço do dia anterior, mantendo-se intacta a linha.

Não achas que a acumulação/distribuição pode ser escondida maquilhando o preço de fecho (e provavelmente é - eu certamente fá-lo-ia se tivesse que "despachar"/comprar largos milhões de acções...)?

Por outras palavras tens boa experiência do uso do OBV para esse fim?

O ideal seria considerar o valor médio negociado nesse dia (embora isso também possa ser "maquilhado!) mas suponho que não se tem acesso a isso (tem?).

Um abraço do

Fernando dos Aidos

Registado: 5/11/2002 2:26

por Bowie » 6/12/2002 18:28

Fernando,

estou-me a referir ao facto de ele só ter subido a parada quando começou a sentir a reacção do mercado á noticia, e como vistes foi lenta (apesar da justificação do bull market). Agora, imagina a mesma situação nos nossos dias, achas que demorava aquele tempo todo.

Quanto ao João, está a começar agora (muita sorte paar ti :wink: ), mas a meu ver já apreendeu um das regra que eu acho fundamental, que é reger-se pelas suas convicções acima de tudo.

Um abraço a todos e bom fim de semana

Registado: 25/11/2002 18:56

vendi a 0,82

por João Contente » 6/12/2002 17:41

E pronto, acabou a Odisseia. Vendi os warrants que comprei a 0,70 a 0,82
Seriam 17% de lucro mas como invisto montantes pequenos o lucro foi de 12.1%. Em poucas horas nem foi mau. E podia ser bem melhor se a ordem que deixei a 0.88 tivesse sido activada :-) e se tivesse entrado a 0,63. Mas o futuro, nenhum mortal sabe, porque senão era demasiado fácil.
Porque vendi a este preço ? Porque a bolsa está a fechar e não quero ficar com eles na mão. Além disso parece-me que aquilo lateralizou.
Quanto ao facto de ter negociado com base na intuíção, agradeço todos os comentários construtivos que me têm feito. O pouco que sei de bolsa aprendi aqui. Aceito tudo, porque já admiti aqui que não tenho formação nesta área.
Mas não me considero 100% intuíção. Intuíção pura é mandar posts do tipo "... hum, pelo cheiro no ar estou cá com uma sensação que a EDP vai subir ..."
Não considero ser essa a minha postura porque tento ver quando é que as probabilidades jogam a meu favor. Futuros fortemente negativos no início da sessão são para mim um convite à abertura de posições longas. O risco é menor, porque não é todos os dias que há quedas brutais. Por isso, mesmo que a bolsa caia eu ainda posso ganhar. Parece-me um raciocinio simples e não apenas intuíção.
Quanto ao facto de a minha carteira ser virtual e não real ... Avozinho, os seus comentários construtivos são sempre bem vindos e pode dar-me tareia à vontade quando vir que a minha postura é errada. Eugosto de aprender. Mas por favor, não ponha em causa a minha coerencia e credibilidade. Se me dou ao trabalho de dizer em tempo real os valores a que entro e que saio é porque não quero deixar dúvidas quando à seriedade dos meus posts. As perdas de 50% já aqui foram divulgadas em directo. E até já deixei o balanço dos sucessivos trades aqui divulgados online. Foram 4 ganhadores e dois perdedores (sem contar com o de hoje).
Um abraço e bom fim de semana !!
João

Registado: 5/11/2002 5:21

por Fernando dos Aidos » 6/12/2002 17:41

Bowie,

Ele vendeu ANTES do tremor de terra... (pelo menos a acreditar no Reminiscences...)

Abraço

Fernando dos Aidos

por MarcoAntonio » 6/12/2002 17:37

Fernando, creio que ele primeiro começou por intuir os movimentos e desta forma apercebendo-se que existiam padrões e só depois passou a apontar as sequências para fazer um estudo mais detalhado. Mas, como já li isso há muito tempo, posso estar equivocado... No entanto foi com essa ideia que fiquei: ele começou a aperceber-se que existiam padrões em virtude de estar horas a fio a dizer os valores e ter começado a conseguir antecipar os movimentos e em virtude disso começou a efectuar depois, a partir de certa altura, um estudo mais detalhado apontando as sequências, previsões e resultados.

Qnt à questão do «principiante», de facto não é e estou plenamente de acordo. No entanto, repara que o meu fundamento para a intuição é a experiência adquirida... logo, nunca se aplicaria a um principiante.

Qnt à questão de explorar a intuição para tentar saber porq poderá funcionar, nunca disse que não se deva fazer. No entanto, creio que se um experiente investidor consegue fazer dinheiro com base na intuição... não deve estar muito preocupado com o perceber porquê. Isso pode ser demasiado fastidioso... e que proveitos poderá trazer?... é como o leão que já consegue antecipar os movimentos da presa e fica intrigado e vai para um canto meditar o porquê de o conseguir fazer... bem, se ele têm essa aptidão... para quê se preocupar em saber porquê?... vai para o mato aproveitar essa aptidão... É o que penso sobre o trader, em vez de pensar porquê que a intuição dele funciona, vai antes para o mercado pô-la em funcionamente e tentar melhorá-la ainda mais com mais experiência que vai adquirir... Pô-la em prática e tentar aumentar ainda mais essa capacidade pela mesma via com que se adquiriu essa capacidade parece mais proveitoso do que tentar fazê-lo por uma via completamente distinta.

O Pavaroti canta como todos sabemos e pelos vistos «não vê um cauda de música...», nem sabe ler uma pauta... Que proveito lhe poderá trazer (ou trará mais proveito que prejuízo) interromper a carreira dele e ir para o conservatório estudar música?...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Bowie » 6/12/2002 17:31

Olá Fernando

Essa história do terramoto é outra coisa. Tens que ver isso no contexto da época, em que não havia Internet :lol: , Bloomberg :wink: , nem CNBC :P . A reacção ás noticias na altura não eram como agora. Demoravam dias até que fossem totalmente descontadas no mercado. Eu não considero esse trade intuição, mas sim antecipação á reacção do mercado pelo simples facto de ele perceber como reagem as massas em situações de caos.

Não quer dizer que os meus trades sejam baseados na intuição longe disso. Mas ás vezes "quase que se sente" a oportunidade.

Um abraço

Livermore

por Fernando dos Aidos » 6/12/2002 17:20

Marco,

O que o Livermore fazia não era deixar-se guiar pela intuição. Era "tape reading", i.e., detecção de padrões que antecediam movimentos que valia a pena negociar. Aliás ele tomava nota desses padrões e tinha, portanto, razões objectivas para entrar num "trade". Não penso que ele chegasse ao escritório e tomasse decisões apenas por intuição. Intuição significa subjectividade e ausência de consciência dos motivos para fazer o que faz.

OK, estou a escrever isto e a lembrar-me de que, por vezes, ele era intuitivo, como quando entrou fortemente curto pouco antes de um terramoto ter causado uma queda brutal das cotações... mas isso foi uma questão de sorte... não aconselho a ninguém entrar curto porque tem a percepção de que vem aí um terramoto!

Agora quando te referes a intuição como fruto de experiência, penso que poderá haver aí alguma coisa mas

1 - Não é, certamente, didático passar essa mensagem a um principiante;
2 - Não vejo porque não se poderá/deverá tentar tomar consciência dessas decisões intuitivas que funcionam bem, i.e., tentar perceber porquê que se fez o que se fez, ou ainda, tornar essa intuição em conhecimento.

Abraço

Fernando dos Aidos

por Bowie » 6/12/2002 17:12

Olá por falar em Nasdaq

Parece vamos fechar a semana abaixo da mm3, quando isto acontece depois de um trend a minha "intuição" :lol: diz-me que vamos, ou consolidar por estes níveis (1150 / 1000) ou que vamos inverter :mrgreen: o trend.

Um abraço

por SirPatrickBateman » 6/12/2002 17:11

Boa tarde,

Não podemos entender a intuição como algo que se tem, ou não se tem! A intuição é, a meu ver, algo que se vai "aprendendo" com o tempo e com a rotina de determinado método de trading. Se depois de uma série de x movimentos de determinado activo nós formos memorizando que se segue determinada reacção, será natural considerar intuição que no movimento x+1 consigamos antecipar essa reacção de uma forma natural, instantanea, intuitiva... Não significa no entanto que podemos agora ir para os mercados ganhar dinheiro à custa da nossa boa intuição, e na base de que uns nascem com ela, e outros não! :P
O mais importante, com a pouca experiência que tenho, continua a ser a disciplina das nossas acções!! O rigor do nosso método.. Se formos de facto rigorosos com aquilo que considerarmos ser a melhor maneira que temos para investir/especular nos mercados, então essa "intuição" acaba por aparecer, e tudo se torna mais fácil! Assim, e concluíndo, todos podemos ter intuição para os mercados...

Sir Patrick Bateman

Registado: 6/11/2002 16:28

Marco...

por Curare » 6/12/2002 17:11

Eu estou precisamente a fazer a distinção entre esses dois tipos de intuição:

- intuição=desculpa para o desleixo: típico de traders inexperientes, que se deixam levar pela imagem romanesca do trader que acerta em todos os trades por artes mágicas;

- intuição=automatismo: típico do trader que acerta em todos os trades por arte mágica, que não são mais do que a aplicação automática de regras usadas centenas de vezes no passado. É precisamente por isso que a tal intuição é proveitosa.

Só se deve ambicionar a ser intuitivo, se conseguirmos sê-lo repetidamente. Caso contrário, nem vale a pena pensar nisso.

Abraço.

Registado: 5/11/2002 12:54

por MarcoAntonio » 6/12/2002 17:01

Curare, julgo que essa tua perspectiva deriva do facto de estares a considerar a intuição como sendo um conjunto de tiros no escuro, bitaites, palpites aleatórios. Ora a intuição pode ser bem mais do que isso. A intuição é o resultado de conhecimentos empíricos, que se aprendem com a prática sem se questionar os fundamentos (por isso dei o exemplo do predador e da presa, até porq acho q tem alguma relação com o mercado).

A propósito disso lembro-me agora do livro de livermore em que ele conta como, só por estar dias a fio a ver a evolução das cotações começou a aperceber-se que existiam padrões e a antecipar intuitivamente os movimentos...

Pessoalmente não partilho dessa perspectiva de que o proveito/risco de utilizar a intuição ser negativo. Enfim, penso que cabe ao trader avaliar até que ponto a sua intuição está devidamente treinada e reverte em resultados positivos ou não. Confesso que já tenho feito muitos trades intuitivos e que na maioria desses trades tenho acertado... Mas tb só consegui isso um bom tempo depois de ter perdido a ingenuidade de quem olha para o mercado e «não percebe um boi e pensa que já percebeu tudo»... Hoje, pelo contrário, sinto que não percebo nada e que me devo aplicar a tentar aproveitar o pouco que sei... Se for via intuição, que seja... Não vou desprezar os conhecimentos empíricos adquiridos ao longo de muitas, muitas horas a olhar para «gráficos em movimento».

E por acaso, a ideia q tinha é precisamente a q o Ulisses apresentou, as «velhas guardas» de traders de sucesso guiam-se em grande parte pela intuição (e como tenho estado a sublinhar penso que isso é o reflexo do nível de experiência que atingiram).
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 6/12/2002 16:54

Eu estou igualmente de acordo com o facto da intuição poder consistir num factor com peso postivo no trading. A intuição não é mais do que a saber empírico que se ganha através da experiência (curiosamente ainda recentemente se falou aqui da intuição acerca de um post do lmm embora depois o tema não tenha sido muito explorado porque não era o tema central que estava a ser discutido).

Acredito que, à medida que o trader ganha mais experiência, deve ceder mais espaço à intuição do que a análises extremamente complexas (normalmente, principalmente para quem segue A.T. a tendência normal é aprofundar e procurar cada vez mais teorias complexas e elabordas, penso que essa é a tendência natural da maioria). Penso no entanto que é mais eficaz apostar nas análises simples e eficazes e na própria intuição (saber de experiência feito, afinal não é outra coisa). Não me refiro à intuição ingénua como um predador que se senta de baixo de uma árvore à espera que o macaco se desiquilibre e caia (enfim, apostar no improvável) mas a intuição do predador que depois de muitas corridas atrás das presas começa a antecipar os movimentos destas... Qnt tal não faz a mínima ideia de como o consegue fazer... Mas faz...

A intuição «não tem de não funcionar necessariamente» em minha opinião. Por outras palavras, creio que pode funcionar. Se não em todos os traders, pelo menos em alguns casos creio que isso é verdade...

PS: No meu caso dou hoje mais espaço à intuição do que dei no passado e confesso que me sentirei mais confortável qnd puder dar ainda mais espaço à intuição (porque julgo que isso representará experiência e egurança acrescidas).
Imagem

Administrador Fórum

Ulisses...

por Curare » 6/12/2002 16:54

Eu estou totalmente de acordo com o que estás a dizer, mas há uma coisa importante a referir na tal "intuição" desses traders: essa intuição é fruto de muito (e consistente) trabalho para desenvolver o tal método muito próprio. A intuição tem que ter bases muito sólidas para poder ser utilizada, e é precisamente isso que não acontece com muita gente.

O conceito de "intuição" é muitas vezes utilizado como desculpa para o desleixo. Muitos "traders" dizem que seguiram a sua intuição ao entrar num trade arriscado, simplesmente porque escolheram não cumprir regras que comprovadamente dão dinheiro. "Eu sei que não há justificação para isto, mas entrei à mesma." Para quê?

Há uma coisa muito importante que todos deviamos seguir: se sabemos que vamos fazer porcaria, então não o podemos fazer. Se sabemos que vamos jogar com as probabilidades contra nós, então não o podemos fazer.

Há imensas oportunidades "seguras" para ganhar dinheiro, não vale a pena tentar rapar o prato, tentando aproveitar também as que não são seguras.

Abraço.

Completamente de acordo

por ABsurdo » 6/12/2002 16:46

embora continue a pensar que em oportunidades únicas possam ser feitos trades apenas baseados no intuição. Abraço.

Registado: 14/11/2002 11:49

Absurdo (2)... :-)

por Curare » 6/12/2002 16:42

Em primeiro lugar: Obrigado. :)

Em segundo lugar, eu não estou melindrado, estava só a tentar ajudar porque são erros que se vêm repetidamente. A história da intuição tem sem dúvida uma espécie de apelo poético, mas os poetas não são bons traders.

É certo que uma certa arte/intuição pode ser a diferença entre um bom trader e um óptimo trader, mas será que a relação custo/benefício é positiva? Acho que não...

A arte/intuição não é consistente, e logo não nos podemos basear nela para ganhar dinheiro. É apenas um complemento de uma estratégia bem delineada e proveitosa. Quando estamos inspirados, a arte é muito bem vinda, quando não estamos ela não nos faz o "trading plan". Antes de se tentar optimizar uma estratégia, convém ter uma estratégia, e "ter intuição" não é uma estratégia.

Abraço.

...

por ABsurdo » 6/12/2002 16:38

Obrigado Ulisses por sintetizares de forma tão exacta o meu pensamento que, acho eu, não terá sido bem compreendido e/ou explicado. No emprego, a olharmos para o lado a ver se o chefe está distraído não dá mesmo jeito para expor as ideias com clareza. Um abraço a todos (incluindo o Avozinho)

por Ulisses Pereira » 6/12/2002 16:32

Caro Avôzinho, há formas de se dizerem as coisas. E sempre que os limites forem ultrapassados eu apagarei os posts em defesa do bom ambiente do fórum. Ninguém quererá escrever num local onde está sujeito a que os seus posts sejam respondidos agressivamente.

Curare, custa a aceitar que se possa ganhar com base em intuição. Custa muito. Mas a verdade é que existem casos de sucesso consistentes no longo prazo. Aliás, um exemplo disso é descrito no livro "The New Market Wizards", onde os maiores traders do mundo são entrevistados. A esmagadora maioria tem um método muito próprio, mas um deles não hesita em defender que a sua intuição o guia nos mercados.

Penso que da mesma forma que é xtremamente perigoso agarrarmo-nos à intuição para todas as decisões de trading, penso que ignorar o peso que a intuição possa ter também é descurar um dos aspectos relevantes do trading.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Caro Curare: a última

por ABsurdo » 6/12/2002 16:31

coisa que desejava era que ficasse melindrado com a minha pequena brincadeira. Já o conheço há bastante tempo do BI e confesso ser uma das pessoas que faz parte daquele grupo de pessoas por quem mais tenho respeito.
Não será um plano consistente, mas penso que tambem nao era a ideia. Por vezes um pouco de intuição nao é prejudicial (antes pelo contrário, que o diga por ex o Rui Pedro). Eu saí do trade quando fiz os 8% mas posso-lhe dizer que podia ter feito mais. Note que concordo em 99% com aquilo que aqui escreveu. Bons negócios e um bom fim de semana. Fique com um abraço. ABsurdo.

Apesar de me terem apagado o post em que

por Avôzinho » 6/12/2002 16:26

manifestava a minha discordância com o post do Absurdo, volto a deixar a mesma mensagem, ou seja, eu não concordo com a postura de se estar no mercado por brincadeira, pois investir é uma forma tão séria de rentabilizar o capital como qualquer outra igualmente séria, agora cada um tem a atitude que quer.
E pronto fiquei descansado com a minha consciência, pois eu ainda sou do tempo em que......
Avôzinho

Absurdo...

por Curare » 6/12/2002 16:24

A análise intuitiva não é consistente no longo prazo. Se queremos andar a brincar aos adultos com dinheiro a sério, o mínimo que podemos fazer é ter uma atitude profissional. O que é que isto quer dizer? Cumprir as regras, sempre! (ou pelo menos tentar). Eu só a olho lembrei-me logo de uma data delas que foram esquecidas.

O trade do João foi um tiro no escuro. Ele pode fazer isto mais dez vezes e não voltar a acontecer o que aconteceu hoje.

Volto a repetir: consistência de longo prazo é que o separa os ganhadores dos perdedores, e só se é consistente se seguirmos consistentemente as regras.

Repara nos 4 princípios que eu deixei mais acima e que devem estar todos presentes em qualquer "trading plan", e agora compara com o plano do João: "com uma entrada destas já descontei 2.23 %, pelo que, só se o Nasdaq cair ainda mais é que eu terei prejuízo. Por outro lado se cair menos que isso eu poderei ter ganhos". Parece-te que isto é um bom plano?

Dou-lhe os meus parabéns por estar a ganhar até aqui, mas agora pergunto: e vai sair onde? e se isto voltar a descer onde é que ele vai cortar as perdas? etc...

Enfim, isto é só uma opinião, mas eu não sou pai de ninguém...

Abraço.

... ainda no seguimento do post anterior

por ABsurdo » 6/12/2002 16:16

e, tambem por brincadeira, e raciocinando como o Joao Contente, nos 1420 shorto o nsd... Arrisco-me a perder o ganhei na brincadeira anterior. Um abraço. ABsurdo

Desculpem

por ABsurdo » 6/12/2002 16:11

mas não podia deixar em claro. Pelo menos uma vez, a Análise Intuitiva do Contente funcionou... eu, por brincadeira, decidi meter umas lecas (poucas) naqueles warrants e ganhei numa hora quase 8%... A mim ensinaram-me assim: 90% de AnTécnica + 10% de AnIntuitiva. Um abraço a todos! ABsurdo.

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Denário, Google [Bot], Google Adsense [Bot], macau5m, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 141 visitantes