Página 1 de 2

Re: Problema complicado

MensagemEnviado: 18/2/2004 1:23
por JAS
homemdoswarrants Escreveu:O psi 20 esta agora na casa dos 7200, acredito neste ponto como resistencia.
Agora veremos quais das acçoes , irao descer para dar espaço as que pretendem subir


Foi com esta frase que o tópico foi iniciado às 16 horas do dia 10 FEV quando o PSI passou os 7200 pontos.

Depois do fecho resolvi dar uma vista de olhos aos principais títulos e, em termos de AT, achei que a maior parte deles estavam de boa saúde...

JAS Escreveu:Problema complicado para os puristas da AT...

Analisando os gráficos do BCP e da EDP será difícil concluir-se que haja qualquer tendência de queda no curto prazo.

Na PTC haverá com certeza dúvidas. Mas não me parece que seja evidente que depois desta paragem/lateralização se sigam quedas...

A BRI e o BES não parecem doentes.

O BPI pode estar em banho-maria mas também não deve ter qualquer queda que influencie o PSI.

Estas 6 somam 83%...
Sendo assim como descerá o PSI abaixo dos 7200?


JAS


Para mim, na altura, foi evidente que o "todo" teria que ter o mesmo aspecto que "a soma das partes".

Mas eu tenho sempre muitas dúvidas que os suportes/resistências originados por mínimos/máximos de um Bear Market tenham grande significado quando mudamos para Bull Market.
E vice-versa.
Quer para índices quer para os próprios títulos.

JAS

MensagemEnviado: 18/2/2004 0:30
por MarcoAntonio
valves Escreveu:Esta malta faz -me rir á brava como é que se podem definir linhas de resistência e suporte para um indice que não é mais do que um cabaz de títulos que reflecte não só o potencial de mercado mas também o potencial de cada titulo especifico??? se me disserem que quando o PSI 20 chegar aos 8000 pts pode existir um efeito psicologico de venda de titulos até aí concordo agora definir 7200 ou 7600 como resistencia ou suporte acho um perfeito disparate; Reparem se já é dificil criar suportes e resistências para cada titulo individual quanto mais para um cabaz que não é mais do que uma função dependente de 20 variaveis elas proprias dependentes de uma enormidade de factores ...


Estimado valves,

começo por dizer que deixei de analisar o PSI20 faz já algum tempo, no entanto devo também dizer o seguinte: o que diz relativamente ao PSI aplica-se a muitas e boas empresas (que não deixam de ser por seu turno uma espécie de índice ao representar a soma de várias partes, sub-empresas). Um exemplo evidente é a Sonae SGPS mas podíamos ir por aí fora pois quase todas as empresas de grande dimensão acabam por ter interesses em diversos sectores e acabam por ser somas de partes.

Ora, isso em nada invalida o recurso à Análise Técnica e a que se tracem suportes/resistências que são eles próprios evidentes e diariamente justificam a sua validade. É certo que uma vez ou outra as coisas não se passam dentro dos padrões expectáveis da AT, mas também é verdade que quem critica a AT o faz a grande maioria das vezes em circunstancias em que nem há crítica alguma a fazer à AT ou ainda simplesmente aponta uma ou outra circunstancia menos abonatória para a AT descartando a imensidão de evidencias a favor da AT que acontecem diariamente.

Sinceramente, cada vez acredito mais que quem não «gosta» ou não «entende» os mecanismos da AT mais tendencia tem para lutar contra ela apontando defeitos onde eles não existem e simplesmente ignorando as suas evidentes virtudes.

A AT é também ela em parte uma arte e requere sensibilidade para entendermos os seus mecanismos. Por essa razão, acredito que a AT não funciona na mão de todos os investidores pois como qualquer ferramenta, é preciso compreender qual o seu alcance e como deve ser utilizada...

MensagemEnviado: 18/2/2004 0:16
por Ulisses Pereira
Valves,

É correcto que cada título tem uma "vida" própria dependente de inúmeros factores, mas no seu conjunto também ganham movimento próprio e o próprio mercado como um todo, influencia as cotações dos papéis. Não é por acaso que a grande maioria das acções sobe e desce quase em simultâneo. SObretudo, num mercado como o Português em que é muito raro encontrar acções que negoceiam contrariando a tendência.

De qualquer das formas, a análise técnica vale o que vale. Para alguns vale muito, para outros não vale nada. O que é importante é que cada um, utilizando os instrumentos de análise que julgar mais conveniente, consiga obter bons resultados.

Pessoalmente, olhando para aquele gráfico, negociando, por exemplo, os "breakouts" dos suportes e das resistências tem dado excelentes indicações quer durante o "bear market" quer durante este "bull market" que vivemos.

Um abraço,
Ulisses

MensagemEnviado: 17/2/2004 22:12
por Visitante
A "enormidade" de factores não é assim tão enorme. Pelo contrário 4 ou 5 títulos definem a evolução do PSI e não é difícil ver quando eles estão sobrecomprados ou não. É capaz do riso do valves não chegar á porta de saída de qualquer gabinete onde esteja.

Fernando

MensagemEnviado: 17/2/2004 21:03
por valves
Esta malta faz -me rir á brava como é que se podem definir linhas de resistência e suporte para um indice que não é mais do que um cabaz de títulos que reflecte não só o potencial de mercado mas também o potencial de cada titulo especifico??? se me disserem que quando o PSI 20 chegar aos 8000 pts pode existir um efeito psicologico de venda de titulos até aí concordo agora definir 7200 ou 7600 como resistencia ou suporte acho um perfeito disparate; Reparem se já é dificil criar suportes e resistências para cada titulo individual quanto mais para um cabaz que não é mais do que uma função dependente de 20 variaveis elas proprias dependentes de uma enormidade de factores ...

MensagemEnviado: 17/2/2004 18:27
por Ulisses Pereira
Jas, tem uma resistência nos 7600 mas a mais forte encontra-se na zona dos 8000 pontos. Fica aqui o gráfico, mas sem a actualização do dia de hoje, pois não estou a conseguir abrir o downloader.

Um abraço,
Ulisses

PSI.20

MensagemEnviado: 17/2/2004 17:58
por JAS
Esta parece uma discussão regional lá para as bandas de Aveiro...
Mas já agora qual é a próxima resistência do PSI?

JAS

MensagemEnviado: 17/2/2004 17:50
por Ovos Moles
Concordo, é tudo uma questão de disciplina.
Um abraço meu caro e já não falta muito para a beach season hehe.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :mrgreen:

MensagemEnviado: 17/2/2004 17:43
por Ulisses Pereira
O que te foste buscar, Ovos! Mas também te digo uma coisa: Alguém que tenha entrado curto no PSI perto dos 7200 pontos por causa da resistência, se negoceia com um mínimo de qualidade terá accionado os stops na confirmação da ruptura, não é? :)

Um abraço,
Ulisses

PSI20 Fecha a 7451,37 pontos

MensagemEnviado: 17/2/2004 17:39
por Ovos Moles
Alguem quer entrar curto no PSI nos 7.200? Não me parece, quem o fez está a levar um pau tremendo. Por outro lado os meus certificados do PSI20 vao de vento em popa (7046P). Há momentos em que é necessário agir com certa racionalidade e não estar com palas nos olhos só porque a técnica nos dá uma resistência.
Um abraço
Ovos Moles

MensagemEnviado: 11/2/2004 17:11
por Visitante
Não é necessário estar a lembrar sempre que existem fortes subidas ou descidas, os "caldos de galinha". As pessoas que investem o seu dinheiro em acções sabem isso e precisam mais de notícias concretas e análises consistentes que influenciam a evolução do PSI.

PSI20

MensagemEnviado: 11/2/2004 13:50
por Razao_Pura
Voltando à vaca fria, ou ao boi quente :lol:

e olhando para o gráfico intraday do PSI, está com muito bom aspecto e parece que os 7200 estão para trás das costas mas a abertura dos states ainda pode condicionar a vela de hoje.

MensagemEnviado: 11/2/2004 11:33
por MozHawk
É até pode continuar a subir mas que alguns dos pesos pesados do índice estão sobrecomprados estão. Vamos ver até onde é que isto vai...

Um abraço,

MozHawk

psi

MensagemEnviado: 11/2/2004 11:17
por homemdoswarrants
Bom dia a todos .
Começo por exclarecer algumas interpretaçoes de leitura relativas aos meus posts.
Numca referi que o mercado fosse de imediato corrigir, apenas pus como hipotesse a lateralizaçao por algum tempo.
Recordei que antes das correcçoes fortes , é comum este tipo de movimentos.
Muitos investidores investem em produtos de alavancagem rapida , o que ha minima correcçao , irao fazer parte daqueles que referiram que acabam falidos, de facto já conheço alguns e por teimosia, pois eu bem havia avisado eles.
Nao me encontro actualmente em nenhum investimento no Psi, pelas razoes que já invoquei.
vou postar dentro de pouco tempo um estudo em relaçao a uma data muito importante, 19 de Março.
Recordo-me que em finais de agosto tive a mesma luta convosco em relaçao a Pad, que luta voces me deram, mas se quiserem recordar os meus posts , verao que binguei.
este topico apenas o lancei a pensar no velho ditado , cautela e caldos de galinha numca fizeram mal a nimguem.
Bons negocios

MensagemEnviado: 11/2/2004 10:23
por Visitante
Só quero lembrar que o PSI 20 foi um dos índices que menos subiu em 2003, comparando nomeadamente com o NASDAQ , DAX, IBEX, etc. Em face das subidas consistentes do BCP e EDP é provável que as subidas mirabolantes da SON, SNC e os fracos resultados da PT venham a condicionar a evolução do PSI perto dos 7350.

7307

MensagemEnviado: 11/2/2004 9:23
por Ovos Moles
Ok, não sejam negativos, o mercado está claramente para o lado dos touros, por isso não finquem muito o pé nas resistências pois neste momento a subida acima dos 7200 já vai em 1.4% nos 7.307 e nenhuma principal parece perder a força

Razão Pura

MensagemEnviado: 10/2/2004 23:19
por zé povinho
nunca é demais escrever o que escreveste no último parágrafo.

quando se deixa de ser racional e se passa a teimoso, vem desastre pela certa.

mas nada de embandeirar em arco, sempre andando mas sempre com um olho no burro e outro no cigano.

PSI20

MensagemEnviado: 10/2/2004 21:21
por Razao_Pura
Só queria dizer uma coisa...
Quando começou o Bear em 2000 havia muita gente que também dizia que as quedas eram de curto prazo, que as subidas não tarda nada estavamaí outra vez.... E os mercados sempre a cair, sempre a cair... enfim...

Agora passa-se exactamente o contrário, os mercados estão a subir sustentadamente há vários meses, ultimamente de forma muito mais consistente sem tantas correcções de curto prazo, e continua a haver quem venha dizer que as subidas são sol de pouca dura, que vamos voltar às quedas.... que não há razões para as valorizações observadas.

Só queria lembrar que só o mercado está sempre certo e no fim todos os que o pretendem contrariam acabam falidos.

MensagemEnviado: 10/2/2004 20:30
por Ulisses Pereira
No meio de opiniões tão positivas e tão negativas, acho que estou de acordo com aquelas que são mais neutras, como são as do jaor e do j.pinto.

Não saltei de alegria com o fecho de hoje do PSI por duas razões: Por um lado, não gosto de ver rupturas de resistências tão importantes com o índice "sobrecomprado" e a ruptura ainda não é clara. 0,7% acima da resistência não são ainda suficientes para eu achar que os touros podem cantar vitória.

Por isso, estou muito neutral ainda em termos de curto prazo, pois no médio/longo prazo todos sabem do meu optimismo.

Um abraço,
Ulisses

Cuidado com os sentimentos

MensagemEnviado: 10/2/2004 19:51
por homemdoswarrants
Nos mercados o pior que pode existir , é a atençao aos sentimentos.
No fundo aqui o objectivo sao cifroes e nao sentimentos.
vejo diariamente investidores que por um dia terem ganho $$$$$$ num determinado papel , agora o defendem com unhas e dentes , mesmo que tudo indique o contrario.
Rendimentos passados, nao constituem por si só garantia de rendimento futuro.
Quando todos os investidores estao olhando num mesmo sentido, quase sempre o mercado vem e contraria esse sentimento.
Ainda há 15 dias tive violenta discuçao em relaçao a indices dos U.S, em que estavam comigo cerca de 20 investidores que apostavam tudo como o mercado estava do lado dos bulls , nao havendo lugar a correcçoes , a verdade é que estavam cegos de entendimento e o mercado fez o que tinha a fazer.
Ora nesta altura todos dizem que nenhum activo do P.S.I 20 esta em condiçoes tecnicas de cair.
Meus amigos , voces deram-me coragem e abriram-me os olhos de que é altura para investir na retracçao.
Nao vos diz nada o nosso indice ter ganho 200 pontinhos em menos de nada?
Nao será a melhora da morte?( desculpem , nao era isto que queria dizer).
A nivel de grafico , este falso breckout a resistencia , indica-me pela experiencia , que avisinha-se violenta correcçao, sendo que esta figura chega a ser precedida de outro falso breckout ao anterior suporte(imaginem)
vejam o que fez o s/p 500 no ultimo movimento, já este ano.Quebrou em alta a resistencia de canal ascendente e depois veio a testar o anterior suporte.
A EDP veio a pouco de 1.3, o bcp tambem, a Pt de 5.5, Sonae sgps .46, Sonae com 1.97
Calculem a valorizaçao incorporada.
Quanto mais depressa chegarmos ao topo, mais rapida sera a inversao, parece que estao a desejá-la.
O que eu quero dizer com isto nao é que o mercado vai desatar a corrigir, mas acredito no minimo uma lateralizaçao por algum tempo.
Deixem de lado as (supostas) noticias e façam contas.
Estas Noticias trazem-me a memoria targets de 900 euros para a ptm e sao memorias bem tristes .
Façam contas , verifiquem as valorizaçoes das ultimas sessoes, ou será que saimos da Tanga para o Oasis?

Caro JAS

MensagemEnviado: 10/2/2004 18:23
por Cem
Não sei se será um problema complicado para os puristas da AT, provavelmente sê-lo-á só para quem entrou agora recentemente no PSI.
A duração destas tendências estáveis por vezes terminam abruptamente mas o certo é que qualquer indicador de tendência, nem é preciso ter um sistema de trading complicado, tem estado à vontade comprado há pelo menos meio ano para cá no caso do PSI-20.
Já no caso do BCP reconheço alguma dificuldade técnica, tem sido das poucas acções do índice que não tem acompanhado esta subida aos céus e no caso concreto do sistema de trading que uso, tinha-me dado saída para neutro aqui há umas boas 2 semanas atrás no 1,77 € e hoje voltou a dar compra via stop ao atingir os 1,84.
Quanto às outras que falas penso que não têm manifestado fraquezas latentes nos últimos meses, bem pelo contrário!
A conclusão disto tudo, mesmo para quem tenha entrado recentemente, é que ainda não se vislumbra nenhum sinal de venda dado por qualquer AT, por enquanto...
Um abraço,
Cem

Problema complicado

MensagemEnviado: 10/2/2004 18:04
por JAS
Problema complicado para os puristas da AT...

Analisando os gráficos do BCP e da EDP será difícil concluir-se que haja qualquer tendência de queda no curto prazo.

Na PTC haverá com certeza dúvidas. Mas não me parece que seja evidente que depois desta paragem/lateralização se sigam quedas...

A BRI e o BES não parecem doentes.

O BPI pode estar em banho-maria mas também não deve ter qualquer queda que influencie o PSI.

Estas 6 somam 83%...
Sendo assim como descerá o PSI abaixo dos 7200?

JAS

MensagemEnviado: 10/2/2004 17:20
por Ovos Moles
PSI a 7244 e bcp a 1.89, lindo.

Hummm...

MensagemEnviado: 10/2/2004 17:20
por j.pinto
Não creio se seja a melhor altura para entrar no PSI.
Os 7200 são demasiado importantes para serem passados assim sem mais nem menos.
A quem está de fora, mesmo que os 7200 sejam quebrados, será melhor esperar por um reteste à resistencia, aí sim, uma boa oportunidade de entrada.
É apenas uma opinião, não quero andar armado em "velho do Restelo". :lol:

Abraço
j.pinto

MensagemEnviado: 10/2/2004 17:15
por JAOR
Penso ser cedo para atirar os foguetes .

Não creio numa passagem rápida pelos 7200,mas o mercado o dirá .

Cmpts