Portucel e Sonae SGPS sobem 3%
17 mensagens
|Página 1 de 1
Re
Ming Escreveu:o que é dito é que o PQP está interessado, não que a Semapa está interessada: Parece-me que a especulação lançada pela "notícia" é que ele possa estar interessado em termos particulares, pelo que a Semapa está fora deste assunto.
Eu diria que é praticamente impossível comprar a PTI em termos individuais.
A Semapa estará forçosamente envolvida no negócio.
Eu comecei por duvidar do rumor mas se já foi confirmado pelo PêQuêPê o caso muda de figura.
O cenário é mais complicado e há ainda mais 1 empresa envolvida...
Vocês esqueceram-se da Cimpor.
SEMAPA
Na actual estrutura de capital a família Queiroz Pereira controla cerca de 53%.
Um Aumento de Capital, se não quiserem arriscar a perda de maioria, implica um forte investimento.
E a Cimpor detém 20% e pode estar à espera disso...
Mas, nesse caso, a CPR também vai ter que acorrer ao AC.
Por outro lado a Semapa parece que vai vender 49% da Secil. Não sei quanto rende e para quantos % da PTI dará mas será fácil fazer as contas.
E tem 9% da Cimpor que provavelmente também irá alienar com possíveis consequências na cotação desta.
Também não fiz as contas para quantos % da PTI isso dá.
(Fazendo essas contas e se soubéssemos o papel da CGD, no meio dessa aliança, poderíamos estimar qual teria que ser o AC da SEM para comprar os 60 e depois realizar a OPA)
CIMPOR
As implicações nesta já foram referidas. Poderá acorrer ou não ao Aumento de Capital da Semapa mas é quase certo que alguém terá que comprar os 9% que a Semapa detém.
A TDU não pode comprar mais pois ultrapassaria o limite e teria que lançar uma OPA.
O BCP não me parece que queira reforçar...
A hipótese mais plausível parece ser a Lafarge.
SONAE
Será útil para a SON alienar os 25 ou 30% que detém na PTI para reduzir a sua enorme dívida.
Mas será, sem dúvida, uma enorme derrota para Belmiro de Azevedo que apostou muito no controle da Portucel.
Eu não acredito muito que a SON não se apresente ao concurso. Por si ou com um parceiro (que dirá que nem conhece...).
No final vamos ver se reduz a dívida ou se aumenta a dívida.
PORTUCEL
A evolução da cotação dependerá muito de haver 1 ou 2 concorrentes. Mais parece-me inverosímel.
Se há mesmo acordo entre a SEM e a SON haverá apenas 1 concorrente que se chamará SEMAPA e que fará uma proposta baixa.
Se não há acordo entre a SEM e a SON continuará a haver apenas 1 concorrente e chamar-se-à SON. Ainda fará uma proposta mais baixa...
E depois, qualquer deles, será obrigado a fazer uma OPA a preço similar.
Sendo assim há alguma razão para a PTI subir?
JAS
Olá JCS
Concordo com a opinião por si dada no caso da Semapa, é vulgar um titulo ser penalizado quando os accionistas não estão dispostos a fazer “esforços” ou até simplesmente não concordam com a opção.
No entanto estou como o Ming, não percebi, e ainda não consegui apurar se o interesse era a titulo particular de QP ou se era da SEMAPA.
Mas aparentemente o Mercado terá ido pela segunda!
Aguardam-se desenvolvimentos....
Abraço
patdav

Concordo com a opinião por si dada no caso da Semapa, é vulgar um titulo ser penalizado quando os accionistas não estão dispostos a fazer “esforços” ou até simplesmente não concordam com a opção.
No entanto estou como o Ming, não percebi, e ainda não consegui apurar se o interesse era a titulo particular de QP ou se era da SEMAPA.
Mas aparentemente o Mercado terá ido pela segunda!
Aguardam-se desenvolvimentos....

Abraço
patdav
Re: Patdav
Anonymous Escreveu:só mais uma coisa, porque a portucel e sonae sobem e semapa desce?
para mim e pela lógica deveriam estar a subir as 3.
Não seguindo a Semapa, vou expôr o meu ponto de vista.
Na minha opinião julgo que a SEMAPA desce devido ao esforço financeiro que irá ser obrigada a efectuar para a aquisição da Portucel. A aquisição poderá possivelmente conduzir a um aumento de capital, solicitando por isso um esforço aos accionistas (e nestas coisas existem sempre aqueles que não estão dispostos a fazê-lo e que abandonam o barco, fazendo descer a cotação). Neste momento não há nada definido acerca de qualquer aumento de capital e a descida da cotação poderá ser um reflexo de um qualquer receio que tal possa vir a ser anunciado. Como positivo temos o ganho de dimensão da Semapa que a operação (se se realizar) originará.
Quanto à subida da cotação da Portucel acho-a natural, uma vez que estas noticias contribuem para um optimismo geral acerca do fim da indefinição do futuro da empresa (permitindo imaginar um futuro sem tantos precalços, logo mais estável).
Quanto à Sonae é também positivo um possivel encaixe financeiro com a venda da sua participação na Portucel (ou noutra qualquer), para aliviar os seus rácios de endividamento que como é do conhecimento geral são muitissimo elevados (embora tenha havido uma ligeira melhoria com a venda do fundo Sierra que a Sonae possuía no ano passado).
É uma mera opinião pessoal que não invalida que os titulos que referi subam ou desçam.
Cumprimentos
JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Portucel
Portucel arrancada adiada até dia 25 mas no entanto parece estar no bom caminho...
pena e ter acções ao preço medio de 1,50 Eur
Já agora que é aquele gajo do quadro????
pena e ter acções ao preço medio de 1,50 Eur

Já agora que é aquele gajo do quadro????
Todo o Homem tem um preço, nem que seja uma lata de atum
IGF diz prazo entrega propostas Portucel adiado para 25 Fev
06/02/2004 17:04
LISBOA, 6 Fev (Reuters) - O júri do concurso da segunda de privatização da Portucel adiou para o dia 25 de Fevereiro próximo o prazo final para a entrega de propostas por parte dos candidatos, anunciou a Inspecção-geral de Finanças (IGF).
Adianta que a decisão surge após um pedido de esclarecimento "por parte de um interessado" que levou o júri a considerar "que a dúvida suscitada era pertinente e susceptível de afectar a boa compreensão das regras constantes do Caderno de Encargos".
"(...) o júri entendeu, atenta a necessidade de prestar tal esclarecimento e o momento em que o mesmo é efectuado que se justifica (...) a prorrogação do prazo da entrega das propostas", refere a IGF em comunicado.
"(...) O prazo de entrega das propostas (...) termina às 1700 horas do dia 25 de Fevereiro de 2004", acrescenta.
Inicialmente a data limite era o próximo dia 11 de Fevereiro, terça-feira.
O júri esclareceu entretanto a dúvida colocada: "a rejeição das operações, actos ou contratos a que alude o nº4 do artº 9 do Caderno de Encargos implicará necessariamente a exclusão da proposta apresentada pelo respectivo concorrente, independentemente do preço oferecido, porquanto a mesma é aferida na sua globalidade".
06/02/2004 17:04
LISBOA, 6 Fev (Reuters) - O júri do concurso da segunda de privatização da Portucel adiou para o dia 25 de Fevereiro próximo o prazo final para a entrega de propostas por parte dos candidatos, anunciou a Inspecção-geral de Finanças (IGF).
Adianta que a decisão surge após um pedido de esclarecimento "por parte de um interessado" que levou o júri a considerar "que a dúvida suscitada era pertinente e susceptível de afectar a boa compreensão das regras constantes do Caderno de Encargos".
"(...) o júri entendeu, atenta a necessidade de prestar tal esclarecimento e o momento em que o mesmo é efectuado que se justifica (...) a prorrogação do prazo da entrega das propostas", refere a IGF em comunicado.
"(...) O prazo de entrega das propostas (...) termina às 1700 horas do dia 25 de Fevereiro de 2004", acrescenta.
Inicialmente a data limite era o próximo dia 11 de Fevereiro, terça-feira.
O júri esclareceu entretanto a dúvida colocada: "a rejeição das operações, actos ou contratos a que alude o nº4 do artº 9 do Caderno de Encargos implicará necessariamente a exclusão da proposta apresentada pelo respectivo concorrente, independentemente do preço oferecido, porquanto a mesma é aferida na sua globalidade".
Caro Lupe
Não lhe posso responder às suas duvidas todas!
Isto porque estamos a falar de “rumores, especulações, opiniões, ditos e não ditos, noticias ainda não desenvolvidas”
O que lhe posso dizer, é o que toda a malta já sabe:
A Sonae é uma empresa que está altamente endividada!
A Portucel já parece um “peso para o governo” sem destino e solução!
Qualquer uma destas duas empresas ao mínimo rumor ou noticia, pode sofrer grande oscilação (nem que seja por momentos)(para cima ou para baixo)
A semapa, não comento! Não acompanho!
Eu regra geral oriento-me pela AT, e no caso das três empresas citadas pode aqui no fórum encontrar muitos e bons gráficos ( Ulisses, Marco António, TRSM, Pergas, etc....).
Por vezes e se a “AT é favorável” (´no meu entender é o caso) "jogo" com os rumores, especulações, e sobretudo na antecipação na recolha dos mesmos.
Como compreenderá em relação aos rumores e especulações, e a maneira como eu tento tirar mais valias do mercado não pode nem deve ser concelho de investimento. A única coisa que faço é por vezes disponibilizar a info que entendo ser mais fiavel e do interesse de todos.
(tenho Portucel e Sonae, em carteira)
abraço, sempre ao dispor
Patdav
PS: Seria bom o caldeirão ganhar um novo membro! Lupe! Pois então!
Não lhe posso responder às suas duvidas todas!

Isto porque estamos a falar de “rumores, especulações, opiniões, ditos e não ditos, noticias ainda não desenvolvidas”
O que lhe posso dizer, é o que toda a malta já sabe:
A Sonae é uma empresa que está altamente endividada!
A Portucel já parece um “peso para o governo” sem destino e solução!
Qualquer uma destas duas empresas ao mínimo rumor ou noticia, pode sofrer grande oscilação (nem que seja por momentos)(para cima ou para baixo)
A semapa, não comento! Não acompanho!

Eu regra geral oriento-me pela AT, e no caso das três empresas citadas pode aqui no fórum encontrar muitos e bons gráficos ( Ulisses, Marco António, TRSM, Pergas, etc....).
Por vezes e se a “AT é favorável” (´no meu entender é o caso) "jogo" com os rumores, especulações, e sobretudo na antecipação na recolha dos mesmos.
Como compreenderá em relação aos rumores e especulações, e a maneira como eu tento tirar mais valias do mercado não pode nem deve ser concelho de investimento. A única coisa que faço é por vezes disponibilizar a info que entendo ser mais fiavel e do interesse de todos.
(tenho Portucel e Sonae, em carteira)
abraço, sempre ao dispor
Patdav
PS: Seria bom o caldeirão ganhar um novo membro! Lupe! Pois então!

Já agora:
Nessa "notícia" (vou chamar-lhe assim apesar de me parecer que em termos reais noticia muito pouco...) o que é dito é que o PQP está interessado, não que a Semapa está interessada: Parece-me que a especulação lançada pela "notícia" é que ele possa estar interessado em termos particulares, pelo que a Semapa está fora deste assunto.
Nessa "notícia" (vou chamar-lhe assim apesar de me parecer que em termos reais noticia muito pouco...) o que é dito é que o PQP está interessado, não que a Semapa está interessada: Parece-me que a especulação lançada pela "notícia" é que ele possa estar interessado em termos particulares, pelo que a Semapa está fora deste assunto.
Earthlings? Bah!
- Registado: 20/11/2003 11:37
Bom dia Patdav
estou a iniciar e a ambientar-me com a bolsa , sou aprendiz, peço que me esclareçam do seguinte:
a concretizar-se venda da parte da sonae, corrida á portucel pelo dono semapa
o que acontecerá ás cotações e o porque?
Portucel
Sonae
Semapa
gostava de entender
obrigado
a concretizar-se venda da parte da sonae, corrida á portucel pelo dono semapa
o que acontecerá ás cotações e o porque?
Portucel
Sonae
Semapa
gostava de entender
obrigado
-
Visitante
Portucel e Sonae SGPS sobem 3%
Portucel e Sonae SGPS sobem 3% com interesse de Queiroz Pereira na papeleira
06/02/2004 09:59
As acções da Portucel e da Sonae SGPS registavam ganhos em redor dos 3% na sessão de hoje, depois do Jornal de Negócios ter noticiado que Queiroz Pereira, dono da Semapa, está interessado em fazer uma oferta global sobre a empresa de pasta e papel.
As acções da Sonae SGPS [SON] subiam 3,53% para os 0,88 euros, enquanto os títulos da Portucel cresciam 2,88% até aos 1,43 euros. Já a Semapa, controlada pela família de Queiroz Pereira, depreciava 1,79% para os 3,83 euros.
Pedro Queiroz Pereira vai concorrer à privatização da Portucel e está a preparar a oferta com a Caixa Geral de Depósitos (CGD). Ao que o Jornal de Negócios apurou, o dono da Semapa, que controla a Secil e 9% da Cimpor, também mantém negociações com Belmiro de Azevedo, tendo em vista a aquisição da participação da Sonae na empresa de pasta e papel.
Nesse caso, Queiroz Pereira ultrapassaria o limite a partir do qual é obrigatório o lançamento de uma oferta de aquisição (OPA) e segundo uma fonte contactada pelo mesmo jornal, esta hipótese está a ser encarada pelo empresário.
Assim, a possibilidade de a Portucel [PTCL] ser alvo de uma OPA, bem como a hipótese de a empresa de Belmiro de Azevedo estão hoje a animar as cotações destas duas empresas.
Os analistas têm afirmado que será positivo para a Sonae SGPS sair do capital da Portucel, pois poderia realizar um importante encaixe financeiro, que lhe possibilitaria reduzir o nível de endividamento. A controla 25% do capital da Portucel.
06/02/2004 09:59
As acções da Portucel e da Sonae SGPS registavam ganhos em redor dos 3% na sessão de hoje, depois do Jornal de Negócios ter noticiado que Queiroz Pereira, dono da Semapa, está interessado em fazer uma oferta global sobre a empresa de pasta e papel.
As acções da Sonae SGPS [SON] subiam 3,53% para os 0,88 euros, enquanto os títulos da Portucel cresciam 2,88% até aos 1,43 euros. Já a Semapa, controlada pela família de Queiroz Pereira, depreciava 1,79% para os 3,83 euros.
Pedro Queiroz Pereira vai concorrer à privatização da Portucel e está a preparar a oferta com a Caixa Geral de Depósitos (CGD). Ao que o Jornal de Negócios apurou, o dono da Semapa, que controla a Secil e 9% da Cimpor, também mantém negociações com Belmiro de Azevedo, tendo em vista a aquisição da participação da Sonae na empresa de pasta e papel.
Nesse caso, Queiroz Pereira ultrapassaria o limite a partir do qual é obrigatório o lançamento de uma oferta de aquisição (OPA) e segundo uma fonte contactada pelo mesmo jornal, esta hipótese está a ser encarada pelo empresário.
Assim, a possibilidade de a Portucel [PTCL] ser alvo de uma OPA, bem como a hipótese de a empresa de Belmiro de Azevedo estão hoje a animar as cotações destas duas empresas.
Os analistas têm afirmado que será positivo para a Sonae SGPS sair do capital da Portucel, pois poderia realizar um importante encaixe financeiro, que lhe possibilitaria reduzir o nível de endividamento. A controla 25% do capital da Portucel.
17 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Ano nimus, Garfield, Luzemburg, m-m, macau5m, malakas, maturidade, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, Olhar Leonino, PacoNasssa, PAULOJOAO, peterteam2, Shimazaki_2, yggy e 165 visitantes