Página 1 de 1

Enviado:
6/2/2004 0:08
por Ulisses Pereira
Quanto ao "stop", o mais trivial e provavelmente mais correcto é mesmo na LT ascendente. Contudo, falei dos 1,37 para limitar um pouco o risco, uma vez que se depois de um "breakout", a acção falhar essa ruptura e voltar abaixo dos mínimos deste ano (1,38) já é por si um sinal de fraqueza.
Quanto ao teu triângulo, penso ser consistente. Contudo, já ultrapassámos 3/4 do mesmo sem que houvesse ruptura, pelo que a sua eficácia perde eficácia.
Um abraço,
Ulisses

Enviado:
5/2/2004 23:56
por Visitante
Compreendo perfeitamente a tua opinião - apesar de achar q para um investimento semelhante preferia investir na Cimpor que n tem um "tecto como a PTI...
Tenho duas questões para ti...
em primeiro o porque dos 1.37 como stop (eu colocava-o na LTA a grosso).
Depois queria-te perguntar se achas q o triângulo assinalado no gráfico (formado pela linha azul mais clara e a resistência horizontal) tem alguma validade? Curiosamente, projecção dele são os 1.56

.
Há tb uma diminuição no volume - mais clara de Outubro para cá... ou seja, penso q o triângulo está de acordo com os pressupostos teóricos...
Um abraço,
Nunofaustino

Enviado:
5/2/2004 23:40
por Ulisses Pereira
Nuno,
Tudo depende do teu estilo de investimento. Por exemplo, faz sentido que alguém que coloque 5% da sua carteira em cada acção mais volátil, possa colocar o dobro numa acção tão pouco volátil como esta.
O que me move sempre é saber a relação entre o ganho potencial e a perda potencial (definida pelo nível do stop). Sempre que este rácio é superior a 2, parece-me uma boa opção. Neste caso, se a acção romper os 1,41 euros, conseguimos um rácio favorável, se definirmos o "stop", por exemplo, nos 1,37 euros.
Um abraço,
Ulisses

Enviado:
5/2/2004 21:04
por Visitante
Olá Ulisses...
Já olhei umas 20x para este gráfico e penso sempre... está muito bonito... mas penso que, a médio prazo, o máximo que a PTI pode atingir são os 1.55 (valor a que o ministro quer vender)... por isso, será que vale a pena investir na PTI, se o lucro máximo são 10%?
Sinceramente acho q não... mas que o gráfico está bonito, está...
Um abraço
Nunofaustino
Portucel: Uma estranha calma

Enviado:
5/2/2004 19:24
por Ulisses Pereira
Enquanto o país vai assistindo, com curiosidade, à autêntica guerra em que se tem tornado a privatização da Portucel, a acção parece adormecida e à espera que algum rumor ou notícia a acorde.
Indiferente às notícias que têm surgido sobre uma das mais problemáticas privatizações dos últimos tempos, o desempenho da Portucel em Bolsa continua estranhamente monótono. Uma estranha calma que parece poder terminar a qualquer altura.
A tendência ascendente da acção é bem visível no gráfico, mas também é evidente a resistência horizontal que a Portucel tem na zona dos 1,41 euros. No fundo, parece que o mercado está à espera de novidades desta teia complicada em volta da privatização da empresa.
Só um fecho, com volume, acima dos 1,41 euros dará o sinal de entrada na Portucel, tendo como alvo a próxima resistência que se encontra nos 1,54 euros. Até que isso aconteça, os investidores devem estar cautelosos e esperar tranquilamente que a acção decida retomar a sua tendência ascendente.
Não será arriscado comprar Portucel caso quebre em alta os 1,41 euros sem que nenhuma notícia importante sobre a privatização tenha saído? O risco existe sempre, mas não nos podemos esquecer que há sempre alguém que conhece as notícias antes delas serem divulgadas e a cotação da acção costuma ser o melhor sinal disso...