Re: Não Jas...

Surfer Escreveu:Todos os dias sai e entra dinheiro nas bolsas
O dinheiro que entra, abstraindo comissões, é exactamente igual ao dinheiro que sai. Quando tu vendes alguém compra exactamente pelo mesmo preço. O dinheiro, depois de entrar, NUNCA mais consegue sair da bolsa.
Na realidade o dinheiro só sai da bolsa nas OPA's e só entra nas OPV's.
[/quote="Surfer"]Em meados de 2000 nas bolsa internacionais as vendas começaram a surgir em grande numero e depois a maior velocidade, notou-se então na altura que estava-se assistir á fuga de investidores dos mercados accionistas para as obrigações e outros mercados, não eram só grandes e pequenos investidores (estes em menor numero, são quase sempre os últimos a sair), eram também fundos e casas de investimentos que vendiam, era inicio do bearmarket.[/quote]
Se as vendas começaram a surgir em grande número as compras foram obrigatoriamente iguais... De contrário ninguém saía.
Quem mudou de mercado foram os grandes institucionais, chamados tubarões, os pequenos foram quem comprou.
O facto do papel valer mais ou menos não invalida o raciocínio. O que intereressa é que matematicamente as vendas são sempre iguais às compras e não há saída de dinheiro.
Eu tive esta mesma discussão com o César Borja a propósito de um artigo dele sobre o Money IN e Money OUT. Não sei se ainda existe arquivo no BI mas se estiveres interessado posso reproduzi-lo aqui.
Um abraço,
JAS