Página 1 de 1

parcerias Bcp

MensagemEnviado: 2/2/2004 23:36
por Visitante
Caros amigos
agradecia o favor de comentários a esta notícia do Bpi Online e implicações na performance do BCP
um abraço e obrigado


LISBOA, 2 Fev (Reuters) - A ministra das Finanças deseja que Portugal e os países candidatos à União Europeia (UE) aprofundem as parcerias empresariais, designadamente no sector financeiro.

Manuela Ferreira Leite, no Bankers Seminar, organizado pelo Banco Comercial Português (BCP) , lembrou "as dimensões genéricamente semelhantes, o grau de complementaridade das economias e a experiência recente que Portugal percorreu em termos de uma rápida transição de uma economia parcialmente colectivizada para uma economia de mercado".

Vincou que estes "são factores que podem e devem ser valorizados no estabelecimento de parcerias mais aprofundadas".

O BCP controla cerca de 50 pct do Millennium, tendo alguma imprensa e analistas admitido que a CGD poderia tomar uma posição accionista neste banco polaco, no âmbito daquela parceria.

"Queria deixar uma palavra de estímulo a uma maior cooperação entre os agentes económicos dos nossos países, designadamente no sector financeiro", afirmou Manuela Ferreira Leite.

Lembrou que "o processo de privatizações introduziu uma forte dinâmica no sector bancário, que se reestruturou, que registou fortes ganhos de eficiência e que consolidou", sendo daqueles sectores "em que Portugal está mais próximo da União Europeia e onde o proceso de convergência foi mais longe".

Frisou que "os estímulos monetários decorrentes da adesão ao euro traduziram-se num forte crescimento do crédito, que cresceu consecutivamente acima de 20 pct durante um período longo, mas graças ao profissionalismo da banca portuguesa e a supervisão do Banco de Portugal não criou nenhum problema sério no sistema bancário, apesar das dificuldades económicas que se vivem".