Página 1 de 1

Enviado:
12/5/2004 18:13
por Cem
Contra mim falo, porque estou agora longo no S&P em função de ordem de compra dada pelo sistema de trading que utilizo, mas tenho de reconhecer que se mantém válido o cenário traçado há mais de 1 mês atrás para a data de amanhã, na qual o S&P era suposto ir parar perto dos 1060 em 13 de Maio, de acordo com o cenário base de Elliott de Dezembro do ano passado.
Se utilizar o método de Gann ( penso estar numa thread chamada "Perguntas ao Cem") o cenário desta correcção do mercado poderia ir parar algures entre os 1051 aos 1057...
Enfim, tenho de rever este "Perdigas" que ultimamente tem andado a ladrar bastante desafinado. Veterinário com ele, que é como quem diz, toca a rever a credibilidade do sistema! Qualquer dia apresento-vos aqui uma ideia gira que ando a desenvolver relacionada com um sistema oscilatório baseado num único indicador, o PVT ( Price Volume Trend ).
Abraços ao pessoal,
Cem

Enviado:
12/4/2004 22:19
por Cem
Esqueci-me de deixar o gráfico!
Espero que entre desta vez...
Em relação às perguntas do Visitante:
- DAX : não tenho estudo de Elliott feito neste índice.
- O "Perdigueiro" está longo no Nikkei e neutro no EURUSD. No entanto, como uso em acumulação outros métodos complementares nos crosses de divisas, acrescento que globalmente estou curto no EURUSD e curto no USDJPY.
Boa Páscoa,
Cem
por acaso não

Enviado:
10/4/2004 11:20
por Visitante
tens um estudo parecido para o DAX
e o teu perdigueiro como é q está de Nikkei e nos crooss eur/usd e usd/jpy
Caros amigos

Enviado:
10/4/2004 1:16
por Cem
Estava agora aqui a fazer a actualização das análises de fim de semana e resolvi voltar àquele famigerado gráfico de Elliott de finais do ano passado em que previa quedas para o S&P para estes meses mais próximos, depois de ter atingido os 1160 pontos em Março deste ano.
É claro que toda esta lengalenga cai por terra e pela base se o S&P passar de novo acima dessa barreira.
Nesse caso acabou-se este "Nasty Dream"!
Faço notar que pessoalmente continuo apenas a utilizar o sistema de trading do "Perdigas", o qual na data presente está neutro no S&P.
Mas se o S&P cair mesmo nas próximas semanas, até onde poderá ir essa queda?
Uma vez que o cenário proposto para o ano de 2004 se mantém válido, por enquanto, aqui vai o prolongamento mais detalhado para os restantes meses do ano, no pressuposto e na certeza que tudo fica invalidado caso os valores apresentados divirjam de forma óbvia do cenário traçado!
Para esse exercício de adivinhação recorri à minha base de dados de ocorrências temporais e de extensões relativas de ondas Elliott catalogadas ao longo de vários anos e parti do princípio que a fase do ciclo em que nos encontramos ( ver gráfico de Elliott do S&P elaborado em Dezembro de 2003) seria o início da onda B (amarela) que seria constituída por 3 sub-ondas A, B, C; neste momento estariam concluídas as componentes I e II da sub-onda A citada atrás, tendo-se obtido o seguinte cenário central possível para o S&P :
- 13 de Maio (III da sub-onda A da onda B) : 1060.
- 17 de Junho (IV da sub-onda A da onda B) : 1100.
- 22 de Julho (V da sub-onda A da onda B) : 990.
- 16 de Setembro (A da sub-onda B da onda B): 1050.
- 28 de Outubro (B da sub-onda B da onda B): 1010.
- 30 de Dezembro (C da sub-onda B da onda B): 1080.
Enfim, se tudo isto fosse verdade este mês que temos pela frente seria de fugir a 7 pés das posições longas!
O resto das previsões que se seguiriam já entraria em pleno ano de 2005 e está portanto fora do âmbito deste post.
Aqui fica então a minha partilha de informação detalhada sobre o cenário de Elliott que considero poder vir a verificar-se ao longo deste ano...
A quem não concordar com o que proponho respondo como o Saramago, acredito neste mas voto noutro!
Ou não fossem os cães mais teimosos que os donos.
Uma Boa Páscoa para todos,
Cem

Enviado:
11/3/2004 14:22
por fproenca
Grande Cem,
Agora é bonito ver onde está o S&P, traçar este gráfico no Natal a ver agora parte do resultado é digno de louvar o autor.
Os meus parabéns, são muitos poucos os que sabem usar a arte de bem aplicar Eliott.
Quanto aos mercados, apesar de seguir apenas o presente (invisto sempre no curto prazo), aceito perfeitamente as projecções, se é para cair que caia á vontade

desde que não me enquadrem na frase "...E os bears também precisam e molhar a sopa, não é?..." porque se hoje estou Bear, amanhã estou Bull sou como os nossos politicos
Um grande abraço
Grande Cem...

Enviado:
11/3/2004 13:26
por Antunes
...excelente o teu artigo!
É um cenário parecido com esse que aguardo no EUR/USD embora não ponha de parte (não ponho de parte mas não acredito muito...) que o cross consiga fazer novos máximos (o que me parece muito difícil nos índices de acções).

Enviado:
11/3/2004 13:18
por D1as
Bom dia Cem
Extraordinária a facilidade com que o Cem passa para palavras o que eu penso!
Abraço

Enviado:
11/3/2004 12:53
por Ertai
Também estou indeciso quanto ao tipo de correcção que poderemos ter.
Essas ondas de Elliot estão aplicadas a um espaço de tempo muito longo, serão válidas assim para intervalos de tempo tão longos?
Na minha opinião já seria muita especulação para o longo prazo, embora ache que não têm mal nenhum de vez em quando pensar na AT em termos de longo prazo.
Também a uns tempos atrás fiz algo do género e concluí que este Bull market acabaria para fins de 2006... com muita espaculação e "adivinhação" claro

Muito agradecido...

Enviado:
11/3/2004 12:44
por P1
ao Cem por mais um excelente post, é pequeno mas cheio de sumo.
Ajudou-me a tomar algumas decisões...
Abraço

Enviado:
11/3/2004 12:27
por Cem
Infelizmente não tenho tido tempo que chegue para ter uma vaga livre de vir aos foruns deixar umas notas rápidas acerca da evolução dos mercados, mas aqui fica uma visão meramente pessoal sobre o S&P e consequentemente dos restantes filhotes, leia-se índices!
A pergunta que me coloco é apenas esta: será que entrámos de facto no cenário de Elliott acima descrito que propus em finais de 2003 como hipótese possível?
Até agora essa possibilidade ainda não foi desmentida pelos factos...
No entanto quer-me parecer que mesmo que tal cenário se viesse a verificar, uma descida de 1160 aos 920 em cerca de 1 ano representa uma descida média de perto de 2% ao mês, o que significa que estas descidas recentes não têm sustentação possível! As quedas mais aceleradas a que temos assistido devem-se ao aparecimento claro, que não existia até há pouco, do factor medo que tem provocado o acelerar claro da volatilidade dos mercados.
O mais racional para quem pretenda sair, seja por motivos de sinais de sistemas de trading ou seja por motivos de crença numa inversão a prazo dos mercados, parece ser a espera paciente de um novo rally de compensação que permita estabelecer o regresso a uma certa estabilidade e aí decidir em conformidade com os indicadores de tendência de médio / longo prazo se estaremos a inverter ou não o actual estatuto "bull" dos mercados.
Esse sim, parece-me ser o indicador crítico que terá de nos fazer optar por uma estratégia futura de rotação entre longos e neutros ou então, em caso de inversão da tendência de médio / longo prazo, alternarmos entre curtos e neutros!
Infelizmente não tenho aqui nenhuma bola de cristal para o longo prazo para saber se o cenário de Elliott proposto será ou não válido no futuro, mas a curto prazo estou convicto que brevemente iremos assistir a um "relief rally" após o qual muitas decisões críticas terão de ser equacionadas, como fechar as posições longas e aguardar por uma definição mais concreta acerca do futuro rumo dos mercados, por exemplo...
Bons negócios a todos e muita cabecinha fria ao tomar decisões a curto prazo. E boa sorte!
Cem

Enviado:
2/2/2004 14:31
por Pata-Hari
Obrigado!!


Enviado:
2/2/2004 14:18
por Kontrarian
Pata o Cem escreveu isto:
Junto vos deixo ficar o gráfico actualizado de Elliott numa previsão para os próximos tempos para o S&P500 na perspectiva que continuo a defender, embora com todas as objecções e restrições que atribuo a este métodoOs valores em causa são actualizados de acordo com a revisão de que a onda V ( azul claro) ou A ( amarela) deverá atingir um valor próximo dos 1160 pontos perto de Março de 2004.
A onda B ( amarela), que deverá ser a onda correctiva que se seguirá, está de acordo com a estimativa estatística que representa uma percentagem em extensão de 43% de uma onda WB (vermelho) na escala imediatamente a seguir onde se insere.
A onda C ( amarela) que representa o terminal da onda WB ( vermelha) mantém a mesma extensão do estudo anterior efectuado em meados do 2º semestre de 2003.
Repito que pessoalmente não sigo este método e como podem calcular há inúmeros pontos de vista e perspectivas diferenciadas sobre este padrão proposto. Como tal, vale o que vale, certamente muito pouco mas não deixa de ser mais uma visão pessoal que outra coisa qualquer!
Um Bom Natal a todos e um excelente Ano de 2004, cheio de saúde e óptimos negócios.

Enviado:
2/2/2004 13:05
por Pata-Hari
oh cem, ando aqui à procura da tua contagem e não encontro.. não me ajudas a descobrir isso, por favor?
Beijinhos e obrigado!
Sem querer fazer o papel de bruxo...

Enviado:
2/2/2004 12:55
por Cem
... e sem querer influenciar quem quer que seja, gostava apenas de situar o contexto em que escrevo este post.
De acordo com o “Perdigueiro” continuo longo em todos os índices, genericamente desde há longos meses para cá, sem que entretanto tenha modificado tal posicionamento.
O certo é que a correcção iniciada desde 3ª feira passada para cá fez com que o indicador de regime de mercado, que tem andado consistentemente a indicar um regime tendencial ascendente, se encontra a efectuar uma progressiva transição para regime lateral...
Este primeiro alerta de mudança de regime pode querer dizer muita coisa, mas normalmente pode ser o precursor de um aparecimento de uma estabilização ou consolidação mais ou menos longa, ou um sinal prévio de princípios de inversão de tendência. Num bull deste tipo o topo costuma ser do tipo arredondado pelo que me inclino mais para a hipótese, se a tendência tiver que inverter, de termos de visitar de novo valores próximos dos máximos estabelecidos no início da semana passada, chamem-lhe um rally correctivo se quiserem.
A experiência que tenho nos indicadores deste sistema de trading fazem-me adivinhar que nessa possível correcção de subida se possam estabelecer sinais de saída de longos para neutros junto à metade superior do canal lateralizado...mas se os mercados quiserem continuar a esticar o movimento ascendente e estabelecer novos máximos mais folgados, então só haverá que retomar um pouco mais tarde o regime tendencial e reentrar mais acima com novas posições longas! A estratégia está montada para todas as hipóteses...
Contudo tenho de confessar que, apesar de ainda estar bull, vem-me sempre à memória o cenário de estudo de Elliott que fiz há 2 meses atrás, quando o S&P rondava os 1060 pontos, na altura previ que o S&P 500 pudesse ir aos 1160 pontos. Na realidade e no caso de termos feito já os máximos deste semestre, o S&P ficou-se entretanto a meros 4 pontos desse target...
Pessoalmente, pela configuração dos indicadores que me habituei a estudar e pela lógica correctiva dos mercados, vejo com grande dificuldade que o S&P venha a curto / médio prazo a estabelecer novos máximos acima do range entre os 1160 aos 1175 pontos, o cenário de Elliott de estarmos na linha de partida para uma WB que possa levar o S&P a viajar a valores próximos dos 920 pontos ao longo de um período de duração próxima de 6 meses, já não me parece ser tanto uma miragem como seria na altura em que realizei esse estudo.
Mas descansem os bulls, enquanto os indicadores de tendência de médio / longo prazo continuarem ascendentes, no máximo estarei de fora, neutro, a aguardar a tal possível correcção lógica deste tipo de formato elliottiano. Porque nesse cenário continua a fazer todo o sentido retomar de novo o bull market no último trimestre deste ano e durante todo o ano de 2005, onde o S&P poderá ter como target valores próximos dos 1400 pontos...
Em resumo, antevejo agora um rally correctivo ascendente que trará de novo os índices a valores próximos dos máximos, fecho de posições longas para neutras nesses níveis, consolidação ou lateralização relativa junto a esses máximos e correcção dos mercados para valores que provavelmente trarão o S&P para patamares entre os 900 e os 1000 pontos ( os tais 920 de acordo com uma onda WB ?! ).
Enfim, conjecturas...mas se de facto tivermos que interromper o bull pelos tais 6 meses, teremos de encarar tal facto como mais uma contingência da normal configuração dos mercados, afinal todos sabemos que isto tanto anda para cima como para baixo! E os bears também precisam e molhar a sopa, não é? Seria frustrante não terem de vez em quando umas alegrias, dá para todos gozarem o seu momento de glória!
Entretanto cá vou esperar pelo tal rally correctivo para ver se me safo airosamente e não largo estas posições longas abaixo dos níveis actuais...
Um abraço a todos e desejo de excelentes trades ao longo de 2004, que antevejo sinceramente um ano complicado!
Cem