Olá Tito
O "estudo" dos swings e suas amplitudes quer em movimentos expansivos, quer em movimentos retractivos resume-se a uma repetição de movimentos passados no futuro.
Um rallie que produziu uma amplitude de 200 ticks e depois retraiu 100 ticks, ao resumir o anterior rallie, aquando da quebra do swing high do mesmo, espera-se novamente um rallie de 200 ticks. É obrigatório ver uma mesma amplitude quer em preço quer em tempo? É obvio que não, aliás, temos que partir do principio que os traders que "produziram" o anterior rallie não deverão ser os mesmos que produzem o actual e como tal é perfeitamente natural que não se veja uma repetição idêntica. No entanto, espera-se que exista algum tipo de resistência nos preços que igualam a anterior amplitude pois apesar de os traders serem outros, as ideias mantém-se intactas e como tal, irão olhar para esses preços como o sitio "ideal" para recolha de mais valias.
Eu acredito que não há nada de novo para descobrir na análise técnica, mais propriamente, no estudo de padrões de barras. Desde que comecei a olhar somente para um grafico de barras vejo dezenas de padrões de 2 a 3 barras que se repetem quer em downtrends quer em uptrends e em cada situação esse mesmo padrão dá uma leitura diferente.
Podemos ter um padrão de 2 inside bars que num downtrend nos pode dar uma mera consolidação para resumir o mesmo ou dar indicação de inversão. O mesmo acontece em uptrends.
Cada vez tenho mais a certeza que não existe um padrão exacto para uptrend e outro para downtrends. Cada padrão de barras tem que ser incorporado no trend em que se situa e só depois desenhar as probabilidades de dali podem sair. Podemos ver isso mesmo no gráfico do SPX e nas barras de 5ª e 6ª feira. Um sinal de inversão, que nos pode dar uma das 2 projecções que dei devido ao trend que foi desenvolvido desde Novembro mas também pode ter sido um sinal de inversão somente a nivel intraday o que ao existir uma inversão irá acelerar o movimento descendente mostrado na 3º projecção.
Ora, iniciar a negociação de um estudo de swings sem que exista uma perfeita noção de quais as probabilidades de dali podem sair pode ser uma decisão algo precipitada.
O facto de cada titulo, de cada indice ter o seu proprio ciclo provoca alguma frustração pois torna-se algo complicado mantermos uma actualização de um estudo destes a nível diario em várias dezenas de titulos. O "segredo" será fazer um estudo destes no máximo de titulos possivel no maior tempo possivel e depois apontar todos os padrões semelhantes entre eles e daí criar "regras" que possam ser "universais" para todos os titulos que queiramos seguir.
Isto, como é obvio, requer muito tempo disponivel, muito gosto pelo que se está a fazer e claro a consciência que demorará algumas semanas ou mesmo meses até tirar daí conclusões fidedignas.
Posso-te dizer que tenho um caderno cheio de padrões de barras que fui "descobrindo" nestes ultimos meses e que agora estou a tentar enquandra-los em cada situação de trend e com isso colocar as probabilidades a meu favor.
Ao mesmo tempo, para me ajudar, ando também a aprender a lidar com a linguagem de programação do Wealth Lab pois facilita imenso na construção de "sistemas" que me dê ordens de compra e venda para cada padrão e depois com isso voltar à posição do padrão relativamente ao trend em que se situa para voltar a colocar as probabilidades a meu favor
Isto é um autêntico circulo vicioso e que não faço a menor ideia de quando irei sair dele
Depois temos também aquela coisa que tem o nome de money management

e onde eu agora finalmente tomei consciência da sua importância 2 anos depois de ter acompanhado os trades do CEM. Bem, mais vale tarde do que nunca
Tenho andado às cabeçadas às paredes com a questão do MM na tentativa de encontrar o "setup" ideal mas já vi que irá ainda demorar mais algum tempo
Bem este texto já vai demasiado longo.
Tito, apenas te posso dar força para continuares essa "nova" abordagem do estudo gráfico. É uma abordagem que exige 1000%

mais trabalho do que colocar um RSI e um SO mas de uma coisa te garanto, com o passar do tempo, a leitura fazer-se-á quase como que automática bastando olhar para um grafico e veres em que situação o titulo se encontra.
Alguma coisa já sabes, apita
Um abraço
arnie