Página 1 de 1

Acho que deve ler com atênção o post...

MensagemEnviado: 28/1/2004 13:37
por Scubawarrior
...do Janus. O qual subscrevo. De qq modo conheço pessoas de váriadas profissões académicas ligadas a mercados.O curso é só mais uma pequena ferramenta,é o ínicio de um caminho e não o fim.

Um dos melhores traders que conheço em Portugal é de matemáticas aplicadas.....mas nem terminou. A minha admiração por ele é imensa, é um profissional excelente e a quem devo muito do que sei hoje!


Se tiver que apontar alguns exemplos no mundo, talvez o do Dr. Alexander Elder(psicólogo) e autor do international best seller, "trading for a living" e a Carla Fiorino que é licenciada em Filosofia e é CEO da HP/COMPAQ.


cumps a todos

MensagemEnviado: 28/1/2004 11:20
por janus
Qual é a actividade especifica que pretende seguir em termos de mercados financeiros? Trader, Sales, Analista, Quant?

Analista - análise financeira. Católica, Nova, Iscte, Iseg, ...

Trader - informática, matemática, línguas. Católica, Nova, Iscte, Iseg, ...

Sales - análise financeira, línguas. Católica, Nova, Iscte, Iseg, ...

Quant - matemática. MAEG no Iseg ou qualquer curso de computação no técnico.

Quando me refiro a línguas, refiro-me a fluência como se tivesse nascido por exemplo em Inglaterra (os ingleses são extremamente xenófobos nesta matéria, só falam com pessoas com sotaque do reino de sua majestade).

Como nota final, não vai aprender grande coisa nas universidades portuguesas. Infelizmente somos um país de teóricos (mas há umas mais do que outras...)

CLube Atlantico

MensagemEnviado: 28/1/2004 0:50
por Viana
Penso que o melhor para o que pretendes sáo os cursos do IESF de onde o Joao Paulo Peixoto e presidente, entre varias disciplinas tem Analise Tecnica.

Gestão Financeira e Fiscal
http://www.iesf.pt/duplo_ea.htm
Bacharelato:1º, 2º e 3º Ano
Licenciatura: Bacharelato, 4º Ano

O objectivo do curso é o de formar profissionais das áreas financeira e fiscal, dotados de sólida formação em Economia, Direito, Métodos Quantitativos e Contabilidade.
Ao nível do Bacharelato é garantida sólida formação nas áreas da Economia Financeira, das Finanças Empresariais, da Fiscalidade e do Direito Fiscal e Comercial.
No último ano da licenciatura, é dada a possibilidade aos alunos de se especializarem em Finanças Empresariais, Fiscalidade ou Instituições e Mercados Financeiros.
Na especialização em Finanças Empresariais é conferido especial ênfase ao conhecimento dos Mercados Financeiros, da Gestão Financeira Internacional e da Auditoria. Formam-se profissionais qualificados para exercer funções ao nível da Auditoria e da Gestão Financeira das Empresas.
Na especialização em Fiscalidade é dado desenvolvimento à formação em Gestão Fiscal, em Política Fiscal e em Fiscalidade Comparada. Formam-se profissionais qualificados para exercer funções de Gestão Fiscal.
Na especialização em Instituições e Mercados Financeiros destaca-se o aprofundamento de temas como Avaliação de Activos Financeiros e Análise de Projectos. Formam-se profissionais qualificados para exercer funções ao nível da da Gestão e da Intermediação Financeira.
O currículo do curso inclui um ciclo de seminários e um estágio, que completam o interface entre o ensino e o meio empresarial.

Em Portugal, o melhor é o curso de Finanças do ISCTE

MensagemEnviado: 27/1/2004 22:18
por Pirata da Bolsa
Conheço o programa curricular e grande parte dos professores. O que posso dizer é que, a componente de mercados financeiros, é sem dúvida a mais completa que existe, neste momento em Portugal, tendo o melhor corpo docente desta área.
Quanto ao resto, é igual ao curso de gestão, mas sem aquelas cadeiras da treta...
Mas se pensas ir para o ISCTE, quer seja para Finanças ou para Gestão, é melhor ires estudando contabilidade, pois aquilo não é para brincadeiras. Os autores dos livros usados nas outras faculdades, são todos dos profs. do ISCTE

MensagemEnviado: 27/1/2004 19:33
por Ming
Pata Hari:

Sim, Chicago tambem tem excelente fama (e ainda se poderiam referir mais algumas...).

De qualquer modo, é claro que respondí meio a bricar... :wink:

Falando mais a sério, concordo inteiramente que para um cidadão português "normal", é muito mais acessível (e provavelmente perfeitamente suficiente) tirar uma licenciatura em Portugal e depois fazer uma (ou duas... Msc e PhD) pós-graduações lá nos USA...

MensagemEnviado: 27/1/2004 19:22
por Calimerozinho
RD, foi uma brincadeira.
Agora a sério, penso que aqui haverá gente que te irá dar uma resposta positiva. Há alguns "sites" de análise, mas em inglês eg http://www.incrediblecharts.com/technical/relative_strength_index.htm

Grande abraço, RD.

MensagemEnviado: 27/1/2004 18:57
por RD
pois a essa conclusão eu já tinha chegado, obrigado na mesma, mas referia-me mesmo a formações que possa frequentar, e bem sei que o Caldeirão é um belo inicio

imprescindível....

MensagemEnviado: 27/1/2004 18:31
por Calimerozinho
...é mesmo saber ler e escrever. Inglês, ajuda, matemática, também... e ter muita paciência e disponibilidade para seguir os mercados...

PS estar registado no Caldeirão já é um bom começo :mrgreen:

Formação

MensagemEnviado: 27/1/2004 18:15
por RD
tambem sou um novato em matéria de mercados financeiros, invisto à cerca de 6 meses e tenho verificado que sem formação em algumas matérias é quase impossivel,
essencialmente gostava que me informassem acerca de cursos de formação, pos-graduações ou mestrados, sendo que não estou interessado em licenciatura pois sou licenciado em informática de gestão e estou empregado na área de informática
onde tenho muitas dificuldades é em AT e respectivo software,
em suma interesso-me por tudo o que tenha a ver com mercados financeiros, talvez seja mais simples fazer a seguinte pergunta qual a formação imprescendivel para quem começa??

Cumprimentos a todos

RD

MensagemEnviado: 27/1/2004 17:50
por zenden
Não vejo mal algum em tirar um curso médio numa Universidade Média, há quem tenha chegado a Director Financeiro ou a outros papéis de relevo, o que interessa é o mérito no naquilo que se faz.

A contabilidade não é só debitar e creditar,é muito mais que isso...

Cumprimentos

MensagemEnviado: 27/1/2004 17:47
por Pata-Hari
Estás a esquecer-te de Chicago.

De qualquer modo, penso que para licenciaturas, há muito boas universidades estatais (mais a católica)no nosso país e que enviam posteriormente estudantes para as melhores universidades do mundo nas diversas áreas de gestão e economia.

As consultoras de topo presentes no nosso país recrutam todos anos pelo menos na universidade nova e na universidade católica. Nas outras, desconheço.

MensagemEnviado: 27/1/2004 17:44
por Ming
Stern e Harvard, claro...

MensagemEnviado: 27/1/2004 17:43
por Ming
Pois é bem verdade, em Portugal só há universidades medianas e abaixo do mediano.

Suponho que que quiser as melhores cotadas (em termos de Finanças) deve pensar na Stern e em Havard.
Pode é ser um pouco caro, e um pouco difícil de entrar...

MensagemEnviado: 27/1/2004 17:21
por zenden
Tenho um familiar que acabou este ano Finanças no ISCTE, e pelo que sempre ouvi será sempre uma boa opção e que pessoalmente aconselho. Grande parte destes alunos estão a trabalhar na área da Auditoria e esse meu primo não teve qualquer dificuldade em arranjar emprego, contudo não está em nenhuma Auditora.

Numa opinião muito pessoal é preferivel um curso na área das finanças ou contabilidade, em que mais facilmente se encontra emprego, em vez dos tradicionais em Gestão e Economia(não me batam :lol: ).

MensagemEnviado: 27/1/2004 17:17
por Ming
A 4-6 anos é impossível responder:
Em grande medida vai depender de como andar a economia nessa altura, e de como andar o próprio mercado de capitais...

MensagemEnviado: 27/1/2004 16:58
por Arics
PekenoBuda obrigado pela ajuda.
Depois de ter feito uma pesquisa sobre licenciatura em Finanças e de ter lido sobre saidas profissionais,posso concluir que sera o melhor curso para a area que pondero envredar.
Contudo deixa-me perguntar a ti a todos os outros utilizadores se a area da gestão economica/financeira é uma area saturada como já existem outras,ou se pelo contrario,existe ainda pouca oferta de mão-de-obra nesta area.Seja no presente,seja no medio prazo(4-6 anos).

Obrigado novamente

Cursos

MensagemEnviado: 27/1/2004 3:25
por zenden
Julgo que a Licenciatura em Finanças no ISCTE poderá ser uma boa opção, pois no 4ºano poderá ainda optar pelo ramo de Mercados Financeiros. Penso ainda, que actualmente o ISEG também oferece uma licenciatura em Finanças.

E puxando a brasa à minha sardinha :mrgreen: , o curso de Contabilidade e Finanças leccionado na ESCE do Instituto Politécnico de Setúbal é igualmente um curso a ter sempre em conta :mrgreen: ! hehehe
Pelo menos apresenta uma empregabilidade de 100%.

Cumprimentos

Out-Off-Topic: Profissionais dos Mercados financeiros

MensagemEnviado: 27/1/2004 3:14
por Arics
Sou ainda um iniciante,amador,aspirante(o que quiserem chamar) nos mercados financeiros e por acaso ainda jovem.Ainda não optei pela area profissional que irei enverdar.
No entanto pelo meu actual emprego,e a minha iniciação aos mercados financeiros, pondero optar pela area comercial/financeira.

Eventualmente consultadoria financeira, gestão financeira,analise financeira.

Mas do ponto de vista da formação académica qual a melhor opção?Gestão(de qualquer area),Economia,Contabilidade(...)
Ou existe no panorama português algum curso que verse directamente a gestão de activos financeiros?

Sei que o sucesso profissional depende do empenho pessoal,contudo a area da gestão economica/financeira
oferece alguma abertura,ou é daquelas area ja saturadas?

Fiquem bem!