com a subida do Nasdaq em quase 1,5% e com esta notícia fresca acabada de chegar do outro lado, algué, poderá dizer qual o impacto esperado para amanhã ?
Aqui fica a notícia:
Máximo desde Setembro de 2001
Telesp Celular dispara 15,09% com rumor de compra da operadora em Minas Gerais
--------------------------------------------------------------------------------
Bárbara Leite
bl@mediafin.pt
A Telesp Celular Participações (TCP), controlada pela Portugal Telecom, subia 15,09% com especulação de compra da Telemig Celular, o que permitirá à Vivo entrar no mercado de Minas Gerais, um dos Estados brasileiros onde não marca presença.
A participada da Portugal Telecom e da Telefónica batia sucessivos máximos, estando a valorizar 15,09% para os 10,60 reais (2,99 euros), atingido um máximo desde Setembro de 2001 e ultrapassando a barreira psicológica dos 10 reais (2,82 euros).
Com esta valorização, a Telesp Celular Participações liderava o índice Bovespa que valorizava 3,44%.
O mercado explica esta subida com rumores que dão conta de que a participada da PT irá comprar a Telemig Celular, um alvo de interesse há muito esperado pelo sector. A TCP integra a Vivo, que é a maior operadora móvel do Brasil e da América Latina, cobrindo 86% do território brasileiro, à excepção de Minas Gerais, um dos Estados que mais contribuem para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
Quando as duas participadas da PT e da Telefónica se juntaram, no Brasil, faltava-lhes entrar no mercado de Brasília e Minas Gerais. Entretanto, a empresa, através da TCP, comprou a maioria do capital da Tele Centro Oeste que cobre o Estado Federal brasileiro, ficando a faltar a presença no Estado de Minas Gerais.
Daí, os constantes rumores de aquisição da operadora que é líder naquele mercado- a Telemig Celular. No ano passado, o presidente executivo da PT, Miguel Horta e Costa, rejeitava a intenção de celebrar qualquer aquisição no mercado brasileiro.
Todavia, a recente reestruturação do grupo, reforçando o interesse na área internacional, nomeando Carlos Vasconcellos e Cruz para essa área, veio alimentar essa especulação.
Segundo disse, hoje, Miguel Horta e Costa ao Jornal de Negócios sobre esta nomeação, “o Brasil tem, cada vez mais, a ver com o crescimento da PT e o nosso crescimento vai passar muito pelo Brasil”.
Nenhuma das companhias quis comentar estes rumores.
Além deste motivo, há analistas que defendam que a aposta no financiamento através de obrigações ou a mudança do Ministério das Comunicações possa também estar a conduzir esta valorização.
A subida dos títulos da TCP é acompanha por congéneres do sector. A Telemig Celular subiu mais de 7%, a Embratel crescia 4,73% e a Tele Norte Leste avançava 2,68%.