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IMP - SIC é o canal mais barato no horário nobre

MensagemEnviado: 26/1/2004 12:23
por Rsousa
A SIC vai ser, a partir do próximo mês, o canal que menos cobrará às marcas para anunciarem durante o horário nobre, de acordo com as novas tabelas publicitárias a que a agência Lusa teve acesso. O canal de Carnaxide troca, assim, de lugar com a RTP que, no ano passado, era o que oferecia espaço publicitário mais barato.
Apesar de ter sido a mais vista em 2003, quando contabilizado o horário total do dia - registando 34,6 por cento de quota de mercado contra 32,5 por cento da TVI e 27,1 por cento da RTP 1 -, a quebra de audiência sentida no horário preferido pelos anunciantes "obrigou" a SIC a quase manter os preços oferecidos no ano passado. Um anúncio de 20 segundos durante o intervalo das edições semanais do "Jornal da Noite" - os principais blocos de informação são os programas com os intervalos mais caros - vai custar, a partir de Fevereiro 8,9 mil euros, ou seja, mais 400 euros do que o preço tabelado pela estação no ano passado. Por outro lado, a SIC permite ainda comprar anúncios para regiões específicas do país, que podem sair a metade do preço para as marcas anunciantes. Esta possibilidade só é, no entanto, disponibilizada para alguns programas da SIC, entre os quais não constam os telejornais, os "Malucos do Riso" ou o "Levanta-te e Ri".

Já o "Jornal Nacional", transmitido pela TVI todos os dias de semana, vai oferecer espaços publicitários a 10,9 mil euros por cada 20 segundos. Apesar de ser o canal com intervalos mais caros, a estação de Queluz de Baixo diminuiu os preços pedidos em 2003, quando um anúncio no intervalo do noticiário da noite e com o mesmo tempo de duração custava aos anunciantes 12 mil euros.

A grande reviravolta foi, no entanto, protagonizada pela RTP 1 que quase duplicou o custo de um anúncio nos intervalos do "Telejornal". No ano passado, cada 20 segundos comprados no horário do principal bloco de informação do primeiro canal custava entre 4,9 mil e 5,8 mil euros, sendo que, este ano, será preciso pagar 9,7 mil euros. Este aumento resultou do crescimento de audiências registado pela RTP 1 que apresenta actualmente uma média de share sempre superior a 20 por cento.

Os preços tabelados pelas televisões não contabilizam descontos e promoções oferecidos aos anunciantes ou as sobretaxas cobradas caso a marca exija que o seu anúncio seja exibido numa posição específica do bloco publicitário. Lusa