PLPINTO Escreveu:Marco, Não querendo entrar em polemica consigo, uma linha de tendencia num gráfico de 6 horas, em formação à cerca de 1 mês será que tem alguma validade para negociação?
Porque não há-de ter?
A LT
não funciona apenas no gráfico com velas de 6 horas (aliás, eu dou pouca importancia ao período das velas, escolho o período que melhor abrange o movimento que o activo está a realizar e por isso, é bastante variável o período das velas que coloco).
PLPINTO Escreveu:Tanto mais que a maioria dos investidores utiliza graficos de hora ou de dia? Quem vai ver essa linha?
É irrelevante que vai ver a linha...
Se por um lado, qualquer investidor vê a linha até no gráfico de velas diárias, também é verdade que eu não dou qualquer importancia a quem está a ver a linha ou não. Não são poucas as vezes que sigo linhas que mais ninguém vê e não é por isso que elas deixam de funcionar. A linha enquadra o movimento... quer os investidores a estejam a ver ou não.
E quando é quebrada, é quebrado o movimento.
De qq das formas, volto a referir, é irrelevante as velas estarem em 6 horas pois a linha é perfeitamente visível com velas com outros períodos.
PLPINTO Escreveu:Na minha opinião a cotação parou na resistencia horizontal de 1.2650 e o facto de bater na LT foi pura coincidencia. Pode me dár a sua opinião neste ponto?
A minha opinião é a de sempre nestas situações: o EURUSD tem ali duas referências: a resistência horizontal e a LT descendente.
Se ambas forem quebradas (e quando uma for quebrada provavelmente a outra também será), o sinal técnico dado será mais potente e terá maiores probabilidades de exito.
PLPINTO Escreveu:Já agora aproveitava para lhe perguntar outra coisa: na sua opinião uma LT traçada num gráfico de 5 mn poderá ter alguma validade para negociação no curto prazo?
No curto-prazo, não, em minha opinião. Talvez para intraday, mas não acredito que muito mais do que isso. Eu analiso o EURUSD para o curtíssimo-prazo (horizonte temporal de alguns dias) e dificilmente passo abaixo de velas de 2 horas.
A tendência é seguir muito de perto o activo com velas de período muito curto, mas essa tendência (geral) faz com que se perca a noção do «big picture» e se acabe dando valor a movimentos de pouca ou nenhuma importancia. Um período mais largo permite «filtrar» esses movimentos mais insignificantes e ao mesmo tempo visualizar e enquadrar melhor todo o movimento.
Entretanto (não tinha visto esta resposta, só dei conta dela agora que ia colocar esta breve nota): o EURUSD está a quebrar quer a resistência horizontal quer a LT descendente.