Página 1 de 1

Motorola vai construir rede de UMTS da Optimus

MensagemEnviado: 21/1/2004 16:14
por MSM
Motorola vai construir rede de UMTS da Optimus para Norte de Portugal

A Optimus escolheu a Motorola para a construção da sua rede de terceira geração móvel (UMTS) no Norte de Portugal. O acordo tem a duração de três de anos, tendo surgido na sequência de testes à rede que durou quatro meses.

Para a atribuição do contrato contribuiu a experiência da Motorola no sistema CDMA, tecnologia utilizada no Brasil e Estados Unidos, que, com alguns investimentos, pode oferecer serviços de terceira geração móvel, anuncia a Optimus, em comunicado.

Com este acordo, a operadora móvel do grupo Sonaecom entende que poderá ?estender da sua rede rapidamente na sua área montanhosa do Norte de Portugal, que inclui uma população de mais de quatro milhões de pessoas e integrá-la com a existente rede GSM da Optimus?, avançou a mesma fonte.

Segundo o comunicado da Motorola, este acordo vai permitir aos clientes desta região ter serviços de UMTS até ao segundo trimestre de 2004.

No âmbito dos testes não se registaram quedas de chamadas, anuncia a fabricante de terminais e de equipamento móvel.

A operadora da Sonaecom destaca que pretende aproveitar a introdução da nova tecnologia no mercado para assumir a liderança nos móveis em Portugal. No ano passado, a operadora alcançou uma quota de 23%, contra os mais de 30% da Vodafone Telecel e os 45% da TMN.

?Ao trabalharmos juntos neste projecto, construiremos uma solução eficiente e de alta qualidade, a qual permitirá fornecer os futuros meios de comunicação neste país?, declara António Casanova, presidente da Optimus, citado em comunicado.

As acções da Sonaecom [SNC] cotavam nos 2,91 euros, a cair 0,34%.


( --- Bárbara Leite --- )