Novo vírus Bagle/Beagle está a propagar-se perigosamente
Um novo vírus informático baptizado de Bagle/Beagle está a propagar-se a um ritmo assustador. Detectado na segunda-feira, já infectou pelo menos 70 mil computadores nas últimas 24 horas.
O Bagle/Beagle pode infectar os sistemas operativos Windows da Microsoft nas versões «95», «98», «ME», «NT», «Server 2003» e «XP».
O vírus propaga-se através do correio electrónico, já que conta com o seu próprio motor de envio e acede aos endereços de e-mail guardados no livro de endereços, texto ou sites. Os únicos domínios a salvo são os hotmail.com, msn.com e da Microsoft.
O código está escrito em linguagem Visual C++ e é distribuído num arquivo que pode assumir vários nomes, porém com tamanho fixo de (15.872 bytes). É recebido por e-mail com o assunto Hi (abreviatura de olá em inglês). A mensagem contém a palavra «test» seguida do símbolo =).
Este vírus inclui um componente que permite ao seu criador aceder ao computador infectado, através da porta TCP 6777.
Segundo a empresa de segurança informática Trend Micro, o vírus já infectou computadores dos EUA, Alemanha, Austrália e Japão.
O Bagle/Beagle está programado para caducar a 28 de Janeiro. Até lá, os utilizadores deverão actualizar o software anti-vírus, alertam as empresa de segurança informática.
20-01-2004 10:47:18
WWW.diariodigital.pt