Página 1 de 1

MensagemEnviado: 21/1/2004 13:45
por artista_
Só estou a "subir" este tópico para agradecer ao Ulisses e ao Pedro a respostas à minha dúvida. Só hoje me lembrei que um dia a tinha colocado e felizmente ainda encontrei o tópico!! :wink:

obrigado aos dois

MensagemEnviado: 16/1/2004 14:07
por Ulisses Pereira
O "short selling" de acções em Portugal, sem ser no "intraday" é bastante complicado por questões legais. Em CFD`s é uma prática normal, corrente e uma das grandes vantagens da utilização dos mesmos. ;)

Um abraço,
Ulisses

MensagemEnviado: 16/1/2004 14:00
por pedro78
Em CFDs pode-se. Não sei se de um dia para o outro.

Em acções tmb se pode. O que aconteceu foi que eu não sabia que se podia dar ordens de venda sobre acções que não se possuem e por engano dei, pensando ser um erro do sofware não liguei, ontem descobri que de facto as ordens foram dadas e estavam lá de molho, pelo que julgo que podem passar de um dia para o outro.

Estou a correr a versão sem conta, pelo que não sei se possiveis erros que se dão na realidade a esta versão se aplicam.

Mas tudo o que foi dito aqui terá de ser confirmado, pois que ainda estou envolto no nevoeiro do elevado rácio(informação)/(tempo).
=))

MensagemEnviado: 16/1/2004 13:49
por Ulisses Pereira
Em acções ou em CFD`s?

Um abraço,
Ulisses

MensagemEnviado: 16/1/2004 13:43
por pedro78
As esperiências que tenho levado a cabo no carregosa trader permitem-me fazer short selling e se não me engano já deixei vendas short abertas durante vários dias.
Mas terão de confirmar.

MensagemEnviado: 16/1/2004 13:18
por Ulisses Pereira
Em termos "online", penso que só a Bigonline permite fazer "short selling" mas apenas no "intraday", ou seja, até ao final da sessão essa posição "short" tem que ser fechada...

Um abraço,
Ulisses

MensagemEnviado: 16/1/2004 13:15
por artista_
Já agora gostaria de saber se posso fazer "short selling" em qualquer corretora? aliás eu invisto através do Millennium, será que posso fazer short's com eles?

MensagemEnviado: 16/1/2004 13:09
por Ulisses Pereira
Caro Pedro78,

Não tem que pensar quem vai perder dinheiro... Imagine, por exemplo, o mercado imobiliário: Você acorda comigo a venda da moradia X da qual você não é dono. Vai depois negociá-la com o dono actual e consegue comprá-la a um preço mais barato daquele que acordou comigo. Poderemos dizer que o dono actual perdeu dinheiro? :)

Em relação ao mercado de capital, quando você compra a 10 e vende a seguir a 12, não pode dizer que quem lhe vendeu a 10 perdeu dinheiro, certo? Ora se os valores forem os mesmos, mas a ordem cronológica a inversa, também não poderá dizer isso, a menos que tenha vendido e comprado à mesma pessoa, o que em bolsa é raríssimo. ;)

Este conceito do "short selling" não é fácil de apreender à primeira, mas depois de entrar na mecânica compreenderá que é natural, apenas inverte a cronologia das operações.

Um abraço,
Ulisses

Duvida

MensagemEnviado: 16/1/2004 13:00
por pedro78
Estou a agora começar a dar alguma atenção à bolsa e pelo que percebi, posso dar ordem de venda de acções que não tenho para mais tarde dar ordem de compra. Pelo que percebi se a acção descer eu ganharia, a pergunta é se isso é assim.
E caso seja quem perde o que eu ganho?

Para mim está obvio o sentido "normal" da coisa, eu compro barato alguém me compra mais caro eu ganho. O inverso não tou a ver de onde vem o dinheiro, unica hipótese que ponho e não acredito, é a corretora.

Obrigado.