Página 1 de 1

BCE admite vender euros para travar subida da moeda única

MensagemEnviado: 14/1/2004 14:17
por JCS
BCE admite vender euros para travar subida da moeda única



"O Banco Central Europeu (BCE) pode vir a vender euros para travar a valorização da divisa europeia, admitiu o governador do Banco de França e membro da instituição financeira central europeia, Christian Noyer.

A moeda única reagiu já em baixa às declarações do responsável, cotando agora abaixo dos 1,27 dólares. A divisa do Velho Continente registara também uma descida depois de o BCE ter afirmado que as oscilações bruscas do mercado de divisas não eram bem vindas.

Em declarações prestadas numa entrevista televisiva, Noyer afirmou que os responsáveis estão a esforçar-se por conseguir uma maior estabilidade cambial e tentou desdramatizar a situação. No entanto, aproveitou para lançar a ideia de que também é possível intervir no mercado de divisas.

A apreciação da moeda única pode ameaçar o crescimento económico da Zona Euro, por tornar os produtos dos Doze mais caros para os outros países, nomeadamente os do dólar, e fazer baixar as exportações. A moeda norte-americana tem estado particularmente débil devido ao elevado défice por conta corrente dos EUA, que atingiu, no terceiro trimestre do ano passado, um valor recorde.

Responsáveis do Governo francês, italiano e alemão e também dos bancos centrais dos Estados-membros, bem como muitos economistas, são da opinião que o BCE deveria baixar as taxas de juro para impedir que o euro continue a subir, mas o banco já avisou que não pretende intervir até que o euro atinja 1,35 dólares por unidade.

Até hoje, o BCE só interveio directamente no mercado de divisas em 2000, para parar uma queda significativa do euro.

Noyer sublinhou que os bancos centrais não podem seguir a sua política monetária por um único factor, como o câmbio de divisas, e lembrou que, no caso do BCE, a estabilidade dos preços é a principal preocupação."