Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ao amigo JAS

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

JMT e o póker

por jarcorreia » 10/1/2004 12:08

Escrevi aqui há uns dias a propósito da provável continuação de descida da Jmt e da provável subida da ptm. Basicamente argumentava com a "escalada à S. da Graça" da primeira. Na Jmt foi uma entrada equivalente a ir a jogo com um par de duques. Sinceramente aprecio a argumetação e a determinação, mas é arrepiante.

Registado: 24/7/2003 2:05

JMT

por JAS » 10/1/2004 3:31

Sobre a JMT a primeira coisa que aconselho sempre a ler é este post.
Por aí verás que muito provavelmente grande parte das subidas dependem das entradas do BPP e nada mais.

No caso presente inclino-me para que tenha havido outro investidor que entrou na altura da divulgação dos resultados do 3ºT e que está a sair ou saíu agora provocando a queda das cotações.
Se assim fôr a queda só estabilizará quando ele acabar as vendas ou quando o BPP resolver equilibrar com compras.

Quanto à pergunta sobre o dollar não acho isso relevante. Primeiro porque não me parece que isso influencie significativamente a dívida e em segundo lugar porque me parece que ela foi reestruturada já em Euros.

Sobre câmbios o factor mais importante tem sido a desvalorização do zloty. A JMT está a obter rentabilidades na Polónia muito superiores às de Portugal mas chega ao fim do ano e os lucros de 12% em zlotys transformam-se em zero.

Investir na JMT a longo prazo parece-me que será bastante rentavel.
Porque a adesão da Polónia à Europa, e a provavel estabilização da moeda, mostrarão que a cadeia Biedronka pode ser altamente lucrativa.
Porque uma cadeia que está à frente do ranking da distribuição na Polónia se vai tornar num fruto muito apetecível.

No médio prazo o investimento também poderá ser bom.
Se acreditarmos que a JMT irá exercer a opção de compra quando a Ahold quiser vender os 49% da JM-Retalho.
Só não sabemos quando será.
Também podemos admitir que o 1ºT vai ser muito bom e que o zloty estabiliza já mas não acredito muito.

No curto prazo a JMT é sempre uma incógnita. Por mais AT's que se façam eu continuo a considerar que são pouco fiáveis pela habitual pouca liquidez do título.
Mas aqui acredito que possa haver uma subida, no muito curto prazo, que corrija um pouco a queda dos últimos dias.

Como opinião meramente subjectiva parece-me que o 9,20 aguentou a cotação e que poderá funcionar como base para uma entrada sem grande risco.

Um abraço,
JAS

P.S. Detenho uma posição longa com preço médio de aproximadamente 9,95.

Registado: 5/11/2002 0:05

Ao amigo JAS

por Pepe » 10/1/2004 1:23

Embora não me encontre registado,sou leitor assiduo deste forum e como tal,aprecio bastante as opiniões do JAS, sendo assim gostaria que desse uma opiniãozita sobre o comportamento de hoje da JM, se for possivel é claro.
E já agora diga-me uma coisa,a valorização do eur sobre o dolar não virá a ter um reflexo muito positivo na redução da divida da JM, ou efeito já está descontado no valor actual da cotação??
muito obrigado
Pepe

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Shimazaki_2 e 92 visitantes