Penso que o encargo será sempre da empresa automóvel. Penso que a unica maneira é ser a Daewoo a esmagar o seu valor de venda. A solução de taxa -1% julgo ser puro marketing.
Deixo um exemplo para que se perceba como acho que se irá processar a solução:
Suponhamos que um veículo custe a preço "normal" por exemplo $25.000,00 e supondo também que o custo do fabricante inerente à produção, transporte (etc...) do veículo sejam $20.000,00.
Na minha opinião, a empresa que financiar a aquisição a crédito com "taxa -1%" (pura ilusão) irá receber do cliente no final do contrato $24.750,00. Acontece que a mesma (a empresa financiadora) na altura do contrato de crédito não irá "entregar" os $24.750,00 do suposto custo à Daewoo, mas um valor inferior (suponhamos $22.700,00).
Concluindo: A Daewoo lucra $2.700,00 por veículo (podia ser mais, mas a concorrência a isso obriga); A financeira (sem que muitos clientes o notem) lucra os seus $2.050,00 (
ou seja taxa de juro positiva)e o cliente paga menos do que supostamente devia (o que não deixa de ser bom).
Resumindo:
Se houvesse quem não lucrasse, a solução da taxa -1% nunca existiria. Na verdade quem será esmagado nas margens será a Daewoo, se bem que provávelmente para proveito próprio uma vez que se poderá verficar um forte aumento do volume de vendas que poderá compensar o esmagamento das margens.
Não sei se me expliquei bem, ou se os valores estarão correctos, de qualquer modo fica o raciocinio
Cumprimentos
JCS