Página 1 de 1

MensagemEnviado: 8/1/2004 23:09
por Pikas
" Green shoe " é mais ou menos isto, oportunamente já efectuado em emissões portuguesas.
Os bancos que tomarem os aumentos de capital anunciados, que naturalmente procurarão vender aos seus clientes ou caso não os consigam vender ficarão com as acções em carteira, terão direito a um " prémio " de 5 milhões de acções a preço de emissão.
Resumindo: quando o sabadell coloca no mercado as novas acções os bancos tomadores ficarão logo com elas. O sabadell recebe logo a massa do aumento de capital. 100%. independentemente de serem subscritas pelo mercado ou não. São os bancos tomadores que asseguram isso. Por seu lado, os bancos tomadores vão tentar vendê-las todas aos seus clientes e ao mercado. Se venderem tudo bem. Se não venderem ficam com elas em carteira e tentarão, certamente, vendê-las mais tarde, às pinguinhas, certamente.
Como prémio desta operação recebem um " green shoe " de 5 milhões de acções, ao preço da chuva, que poderão vender de imediato se houver procura ou, em alternativa, vendê-las mais tarde, às pinguinhas.
Cumprimentos

MensagemEnviado: 8/1/2004 21:43
por Visitante
O banco prevê ainda uma operação de «gree shoe» de mais cinco milhões de acções, cujo encaixe reverterá a favor das instituições financeiras que colocarem o referido aumento de capital.


O que significa isto???

BancaBCP encaixará 4,5 milhões com dividendos do Sabadell

MensagemEnviado: 8/1/2004 21:16
por TRSM
Banca
BCP encaixará 4,5 milhões com dividendos do Sabadell
O Banco Comercial Português (BCP) vai encaixar 4,5 milhões de euros, com a distribuição de dividendos anunciada, esta tarde, pelo Banco Sabadell.

--------------------------------------------------------------------------------

Bárbara Leite
bl@mediafin.pt


O Banco Comercial Português (BCP) vai encaixar 4,5 milhões de euros, com a distribuição de dividendos anunciada, esta tarde, pelo Banco Sabadell.

O Banco Sabadell vai pagar, no próximo dia 6 de Fevereiro, o segundo dividendo semestral relativo à actividade de 2003, de 0,26 euros por acção. Como o BCP controla 17,3 milhões de acções do Sabadell ou 8,5% do capital do banco espanhol, a instituição portuguesa encaixará 4,5 milhões de euros.

O Sabadell já tinha distribuído um dividendo semestral relativo a 2003 de 0,24 euros por acção no passado dia 4 de Novembro. Na data, ao BCP foi distribuído um total de 4,16 milhões de euros. No conjunto, então, o banco português receberá 8,66 milhões de euros em dividendos do Sabadell relativos a 2003.

BCP pode investir 47 milhões de euros para manter posição no Sabadell

O Sabadell comunica ainda que vai realizar dois aumentos de capital para comprar o Banco Atlántico. O primeiro reservado aos accionistas de 552,337 milhões de euros. Caso o BCP, apoie este reforço de capital terá que investir 47 milhões de euros.

A instituição nacional ainda não se pronunciou sobre esta operação. Este valor é sensivelmente metade do previsto, quando o banco anunciou a intenção de realizar um aumento de capital de valor superior para comprar o banco Atlántico.

O Banco Sabadell vai realizar uma assembleia geral extraordinária para 29 de Janeiro, para deliberar sobre estas ampliações de capital.

A segunda ampliação de capital será reservada a investidores institucionais de 46 milhões de novas acções a 0,50 euros de valor nominal.

O tipo de emissão será «determinada pelo conselho de administração, superando, em qualquer caso, o valor patrimonial líquido da acção», detalha o comunicado.

O banco prevê ainda uma operação de «gree shoe» de mais cinco milhões de acções, cujo encaixe reverterá a favor das instituições financeiras que colocarem o referido aumento de capital.

As acções do BCP [Cot] encerraram nos 1,75 euros, a subir 0,57%