Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Como o Bin Laden deve estar satisfeito...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ming » 6/1/2004 23:20

O BCE tem cash suficiente (mais que o suficiente) para intervir nos mercados, mas nem precisa dele para fazer descer o euro...
Em qualquer caso, o seu mandato é quase exclusivamente para combater a inflação, pelo que do ponto de vista das obrigações formais do BCE a subida do Euro é ouro sobre azul...

Em relação à inflação, é claro que a emissão de moeda aumenta a massa monetária, e provoca inflação. Mas isso é bom para combater deflacções (por isso é que a deflacção nunca é perigosa, ao contrário do que muitos economistas e analistas da treta dizem) e é eficaz para desvalorizar moedas.
O problema dos bancos centrais é sempre o contrário: Desvalorizar a moeda própria é fácil: Valoriza-la é quase impossível, pois implica dispor de reservas enormes em moeda estrangeira, e essa não pode ser emitida...
É claro que é por isso que quando se quer de facto corrigir taxas cambiais tem de haver convergência de interesse entre os bancos centrais das duas partes. Só que os USA e o FED estão satisfeitos com a situação de dolar fraco, e não vão intervir...
Earthlings? Bah!
 
Mensagens: 1541
Registado: 20/11/2003 11:37

O que e dificil entender?

por Viana » 6/1/2004 23:10

Para que e que o FED vai subir as taxas? Nao precisa. Como nao ha risco de inflacao, muito pelo contrario, o FED pode continuar a patrocinar a sua econima a um valor de financiamento mais baixo permitindo a recuperacao economica.
Quanto a desvalorizacao do USD benificia as exportacoes e, assim que chegar a patamares instutentaveis, como por exemplo os 1.30 e 1.35 (valor em que estou pronto para fechar longo e shortar USD) o BCE acaba por ser obrigado a baixar as taxas de juro e com isso o vice-versa dos EUA.
Viana
 

Caro Ming & outros...

por Thomas Hobbes » 6/1/2004 17:34

No meu Post Anterior, o que queria dizer é que a taxa de juro pode influenciar mais a procura de uma divisa em deterimento de outra (alguem me corrija se meu pensamento está incorrecto). No entanto agradeço o esclarecimento prestado e a sua atenção para com o post.

Quanto há emissão de mais moeda não estou a ver nem os EUA nem O BCE a o fazerem devido à pressão inflaccionista que esta acção deveria ter.

No entanto gostaria de saber se o BCE tem orçamento da união de forma a poder fazer flutuar o valor do Euro face ao Dolar (pela subida que o Euro está a ter parece que não existe politica nenhuma)
Todo o Homem tem um preço, nem que seja uma lata de atum
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 862
Registado: 30/12/2003 12:36
Localização: sintra

por Ming » 6/1/2004 17:26

A taxa de câmbio não se controla a partir dos níveis das taxas de juro (embora estes tenham alguma influência, mas limitada e por vezes contraditória).

A forma dos bancos centrais intrevirem nestes mercados é comprando e vendendo moeda.

(Por exemplo, no limite o BCE pode baixar o valor do Eurotanto quanto quiser, imprimindo e depois vendendo euros no mercado...) :wink:
Earthlings? Bah!
 
Mensagens: 1541
Registado: 20/11/2003 11:37

Aumento da Taxa de Juro?

por Thomas Hobbes » 6/1/2004 16:40

A partir de que barreira o FED irá aumentar a taxa de juro face a desvalorização do USD?

O BCE não intervem? será que só reage ao FED, mesmo que isto signifique retardar a "retoma".

A alemanha já fez saber publicamente que o Euro a 1,30 seria preocupante para a economia
Todo o Homem tem um preço, nem que seja uma lata de atum
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 862
Registado: 30/12/2003 12:36
Localização: sintra

Como o Bin Laden deve estar satisfeito...

por Visitante » 6/1/2004 16:15

O euro atingiu hoje um novo máximo histórico contra a moeda americana, acima dos 1,28 dólares, depois do Governador da Reserva Federal de Atlanta, Jack Guynn, ter sugerido ontem que o Banco Central não vai aumentar as taxas de juros, uma vez que a inflação vai permanecer fraca.

Face ao elevado défice de conta corrente, os EUA necessitam de atrair investimento e capital estrangeiro para manter o valor da sua moeda, mas os últimos dados estatísticos revelam que os investidores não estão a canalizar investimentos para a maior economia do mundo, apesar dos sinais de forte recuperação da economia.
Visitante
 


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Shimazaki_2 e 93 visitantes