Perguntas?
2 mensagens
|Página 1 de 1
Esses números são muito identicos aos que constam do Encyclopedia of Chart Patterns de Thomas N. Bulkowski. Possivelmente foram retirados de lá ou baseados directa ou indirectamente nesses números (pois também já encontrei sites na net com estatísticas dessas baseados naquele livro).
Sobre essas estatísticas há que ter em atenção as limitações da amostra e os critérios usados para definir os padrões (temas que já discuti aqui no Caldeirão diversas vezes).
O meu conselho vai para que esses números possam servir de orientação (por exemplo para definir ou seleccionar padrões mais fiáveis, dentro de cada padrão, as configurações mais fiáveis, etc) e que não deverão deixar de ser cruzados com a nossa experiência empírica no mercado onde investimos. Não me parece de todo aconselhável investir com base nesses números (confiar «cegamente» neles) até porque alguns valores parecem-me visivelmente desfasados da realidade (algumas percentagens são boas demais a que não é alheio o facto do autor ter efectuado optimizações nos padrões, o que como sabemos tem efeitos estatísticos perversos e não garantem melhores resultados). O próprio método utilizado para o reconhecimento do padrão (reconhecimento gráfico, paramétrico, etc) poderá ser determinante para os resultados. Enfim, é um tema que dá pano para mangas...

Sobre essas estatísticas há que ter em atenção as limitações da amostra e os critérios usados para definir os padrões (temas que já discuti aqui no Caldeirão diversas vezes).
O meu conselho vai para que esses números possam servir de orientação (por exemplo para definir ou seleccionar padrões mais fiáveis, dentro de cada padrão, as configurações mais fiáveis, etc) e que não deverão deixar de ser cruzados com a nossa experiência empírica no mercado onde investimos. Não me parece de todo aconselhável investir com base nesses números (confiar «cegamente» neles) até porque alguns valores parecem-me visivelmente desfasados da realidade (algumas percentagens são boas demais a que não é alheio o facto do autor ter efectuado optimizações nos padrões, o que como sabemos tem efeitos estatísticos perversos e não garantem melhores resultados). O próprio método utilizado para o reconhecimento do padrão (reconhecimento gráfico, paramétrico, etc) poderá ser determinante para os resultados. Enfim, é um tema que dá pano para mangas...

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Perguntas?
No site clubeinveste existe um tópico de manuais didácticos, tomo como exemplo o Head & Shoulders, para expôr as minhas perguntas.
Uma das partes deste manual diz :
"Estatisticas interessantes:
- 98% dos H&S rompem de facto a linha de neckline
- Das rupturas de Neckline 5%, revelam-se falsas rupturas, falhando o sinal
- 63% das rupturas atingem de facto o target projectado em baixa
- 45% das rupturas tem um pullback até ao Neckline (que passa a resistência)
- Depois de uma ruptura bem sucedida, o activo demora uma média de 91 dias até atingir o mínimo do gráfico."
As minhas perguntas são:
Onde posso eu obter mais informações sobre percentagens de reacção ás mais variadas situações?
Em que dados são baseadas essas estatísticas, isto é em que bolsas ou mesmo acções?
Em que anos foram feitas?
É possivel ter estatísticas dessas apenas de determinado número de anos ou de determinadas bolsas?
E muitas mais questões do género que ainda nem sei que existem.
Não procuro especificamente informação na internet, estou também interessado em literatura sobre o assunto.
Obrigado.
Uma das partes deste manual diz :
"Estatisticas interessantes:
- 98% dos H&S rompem de facto a linha de neckline
- Das rupturas de Neckline 5%, revelam-se falsas rupturas, falhando o sinal
- 63% das rupturas atingem de facto o target projectado em baixa
- 45% das rupturas tem um pullback até ao Neckline (que passa a resistência)
- Depois de uma ruptura bem sucedida, o activo demora uma média de 91 dias até atingir o mínimo do gráfico."
As minhas perguntas são:
Onde posso eu obter mais informações sobre percentagens de reacção ás mais variadas situações?
Em que dados são baseadas essas estatísticas, isto é em que bolsas ou mesmo acções?
Em que anos foram feitas?
É possivel ter estatísticas dessas apenas de determinado número de anos ou de determinadas bolsas?
E muitas mais questões do género que ainda nem sei que existem.
Não procuro especificamente informação na internet, estou também interessado em literatura sobre o assunto.
Obrigado.
- Registado: 2/1/2004 22:29
2 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Shimazaki_2 e 107 visitantes