Noticias de 2 de Janeiro de 2004 (1ºAno do Caldeirão)
EUA mistos mesmo com fortes crescimento industrial
2-1-2004 21:7
Os mercados accionistas norte-americanos recuaram, após uma sessão de ganhos ligeiros devido ao relatório sobre o sector manufactureiro que revela o maior crescimento do sector em 20 anos.
O índice do “Institute fos Supply Management” (ISM) apresenta um crescimento acentuado para os 66.2 pontos no mês de Dezembro, acima dos 62.8 no mês de Novembro. Uma subida que superou as expectativas dos analistas que apontavam para uma queda do índice para os 61 pontos.
O índice revela uma forte expansão do sector industrial depois de uma recessão que terminou em Novembro de 2001, de acordo com o Departamento Nacional de Pesquisa Económica dos EUA.
O volume de transacções foi moderado devido à ausência de muitos dos investidores ainda em férias.
O operador de telecomunicações AT&T foi o título que mais subiu no índice Dow Jones ( 1,16 por cento), impulsionado pela subida das tarifas das chamadas de longa distância. O congénere BellSouth, o terceiro maior operador dos EUA, também elevou as tarifas das chamadas de longa distância. As acções caíra, no entanto, 0,11 por cento.
A farmcêutica AmerisourceBergen caiu perto de quatro por cento. Os analistas estão a reduzir as recomendações. A maior farmacêutica norte-americana anunciou que os lucros de 2004 iria contra as estimativas com a perda de um contrato governamental para a McKesson.
A farmacêutica McKesson é a beneficiada, mas mesmo assim perdeu mais de quatro por cento. Também a segunda maior farmacêutica dos EUA, a Cardinal Health Inc., desceu perto de dois e meio por cento.
O Bank of América Corp., o segundo maior banco dos EUA, recuou 1,67 por cento. A instituição afirma que a sua actividade seguradora pode ser alvo de um processo civil pela “Securities and Exchange Commission”, devido a alguns negócios efectuados pela unidade de San Francisco.
A Merrill Lynch & Co., a maior seguradora do mundo, subiu 0,20 por cento.
Os índices Dow Jones acabaram por ceder ao longo da sessão e terminaram em terreno misto. O Dow Jones recuou 0,42 por cento, enquanto que o Nasdaq somou 0,17 por cento.
BolsaPt.com
Mercado capitais cresceu 16% 2003
2-1-2004 18:58
O mercado de capitais português transaccionou, no ano passado, 169.309 milhões de euros, o que corresponde a um aumento de 16,1 por cento em relação a 2002, anuncia a Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
A capitalização bolsista do mercado nacional atingiu os 157.120 milhões de euros no final de Dezembro, quando em igual período de 2002 ascendeu a 141.771 milhões de euros. O mercado de acções cresceu 4,7 por cento para 91,365 milhões de euros. Por outro lado, o mercado de obrigações registou uma queda de 0,8 por cento para os 62.380 milhões de euros.
O índice PSI20 valorizou 15,84 por cento. Contrariou a tendência de queda verificada nos anos anteriores. A volatilidade acumulada do PSI20 foi de 11,97 por cento, inferior aos 17,97 por cento observados no ano anterior.
BolsaPt.com
Europa fecha 1ª sessão do ano em alta
2-1-2004 18:46
Os ganhos dos mercados europeus dispararam após a divulgação dos relatórios sobre o estado do sector manufactureiro na Zona Euro e nos EUA. O optimismo quanto a um crescimento económico para este ano redobrou.
O sector industrial cresceu, no mês de Dezembro, para os 52,4 pontos na Zona Euro, revela o índice manufactureiro NTC/Reuters, o maior da última década. O índice ISM (“Insitute of Supply Management”) demonstra o maior crescimento em mais de duas décadas, quando os analistas apontavam para uma queda. O índice subiu para os 66.2 pontos em Dezembro, face aos 62.8 no mês de Novembro.
A farmacêutica germânica Bayer subiu 2,36 por cento. O criador de software para empresas SAP avançou um por cento. A Philips, o maior fabricante de electrodomésticos da Europa, subiu 1,74 por cento.
A Adidas-Salomon AG ganhou mais de quatro e meio por cento. A empresa aponta para um crescimento de 10 por cento nos lucros deste ano, impulsionado pelo aumento da procura nos EUA. As vendas devem aumentar, em 2004, entre os três e os cinco por cento.
A Alstom SA aumentou 2,34 por cento. A empresa de engenharia francesa recuperou de uma possível falência.
O segundo maior banco do mundo em mercado de valores, o HSBC, subiu acima de um por cento. O banco britânico, em parceria com o Banco de Xangai, vai oferecer aos clientes da República Popular da China (RPC) cartões de crédito em dólares norte-americanos, de forma a efectuarem operações em todo o mundo.
O índice Ibex subiu 1,84 por cento; o Cac aumentou 1,09 por cento; o italiano MIB avançou 1,80 por cento; o Footsie cresceu 0,74 por cento e o Dax ganhou 1,35 por cento.
BolsaPt.com
Petróleo desvaloriza Londres
2-1-2004 17:31
O preço do petróleo cai no mercado londrino Brent. Os analistas justificam a queda pelo efeito retardado da divulgação das reservas norte-americanas relativas à semana passada.
Os stocks das reservas foram divulgados na quarta-feira, após o fecho do mercado londrino. As reservas sofreram uma diminuição de 3.8 milhões de barris, o que corresponde a uma redução de 1,4 por cento para os 270.7 milhões de barris, de acordo com o Departamento de Energia dos EUA. Uma queda acima do previsto pelos analistas.
O contrato de entrega para Fevereiro no IPE-Brent subiu 2,82 por cento para os 29,35 dólares o barril.
BolsaPt.com
Euro continua a crescer face dólar
2-1-2004 17:24
A moeda da Zona Euro continua a valorizar perante um dólar cada vez mais enfraquecido, embora a retoma económica seja uma realidade nos EUA.
O índice ISM (“Institute for Supply Management”) para o sector industrial apresenta um crescimento acima das expectativas. O mês de Dezembro registou novo máximo em mais de duas décadas nos 66.2 pontos, quando em Novembro revelou 62.8 pontos. Os economistas apontavam para uma queda nos 61 pontos.
A moeda norte-americana registou, em 2003, a maior queda face ao euro desde a entrada em circulação da moeda única europeia, em 1999.
O euro segue a subir 0,42 por cento nos 1,2597 dólares.
BolsaPt.com
Particim reduz participação Cimpor
2-1-2004 19:33
A Cimentos e Produtos Associados adquiriu, no dia 29 de Dezembro último, mais de 20 milhões de acções da Cimpor à Particim. Passa a deter 4,5 por cento do capital social da cimenteira nacional. A Particim reduziu a sua participação para 0,62 por cento no capital da Cimpor, numa operação fora de bolsa.
BolsaPt.com
Estado francês pode reduzir participação France Telecom
2-1-2004 17:49
O governo francês pode reduzir a sua participação na France Telecom para menos de 50 por cento, quando a operadora comprar as participações minoritárias na Wanadoo, segunda maior fornecedora de serviços de Internet, de acordo com alguns analistas. No entanto, a administração da operadora francesa, detentora de 70,6 por cento da Wanadoo, reitera a inexistência de planos para comprar as participações minoritárias.
Uma nova lei, em vigor desde ontem, obriga a France Telecom a fornecer serviços telefónicos básicos às áreas rurais com preços subsidiados ou instalar telefones como um serviço público.
Os restantes operadores podem, assim, competir com a companhia pública no fornecimento de serviços de telefone ‘universais’, desde que possam fazer a cobertura total do território francês por um “preço acessível”.
Ainda que o Estado reduza a sua participação para menos de 50 por cento, os funcionários da operadora mantém o seu estatuto de funcionários públicos.
BolsaPt.com
Obras Públicas e Construção civil no vermelho 2003
2-1-2004 17:39
O valor acumulado das adjudicações totais e das promoções no segmento de obras públicas registou, em 2003, quedas de 14,6 e 7,6 por cento, respectivamente, face a 2002, anuncia a Associação Nacional dos Empreiteiros de Obras Públicas (ANEOP).
As vendas de cimento desceram, entre os meses de Janeiro e Novembro, 17,4 por cento, de acordo com os primeiros indicadores de obras públicas fornecidos pela associação. No entanto, aliviou dos mínimos registados no início de 2003, cujas perdas foram superiores a 20 por cento.
Registou-se, ainda, uma ligeira melhoria nos indicadores de confiança do sector, embora fechem o ano no vermelho. Entre Janeiro e Novembro, o indicador de confiança relativo às obras públicas caiu 46 por cento, enquanto que o indicador relativo à totalidade do sector da construção desceu 52 por cento.
Em Dezembro, os mesmos indicadores caíram 47 e 53 por cento, respectivamente.
BolsaPt.com
Lisboa bastante positiva quanto 2004
2-1-2004 16:32
O mercado accionista nacional encerra a primeira sessão de 2004 com fortes ganhos, impulsionado pelos pesos-pesados. A subida da EDP e da SonaeCom para máximos ajudaram nos ganhos da Euronext Lisbon, assim como oBCP e a inversão da PT. O PSI-20 ganhou 1,65 por cento e atingiu novo máximo nos últimos 18 meses nos 6859,39 pontos.
A Electricidade de Portugal (EDP) ganhou perto de dois por cento, após recuar do máximo nos 2,14 euros. E eléctrica nacional é uma das apostas para este ano, segundo alguns operadores.
O Banco Comercial Português (BCP) foi o título que mais impulsionou o índice nacional ao subir acima dos três por cento. O banco alienou os 11 por cento na seguradora Companhia de Seguros de Créditos (Cosec) à Allianz, subsidiária do grupo Euler Hermes, por 3,25 milhões de euros. O BCP foi o título que mais caiu em 2003.
A Portugal Telecom (PT) inverteu da tendência negativa da manhã para ganhar 1,38 por cento. As tarifas fixo-móvel da PT para a TMN e para a Vodafone Telecel, participada da Vodafone, estão, desde hoje, mais baixas.
Destaque para a SonaeCom com novo máximo nos 2,46 euros, perante a perspectiva de uma evolução favorável dos resultados da empresa e das expectativas quanto a poder integrar uma consolidação no sector das telecoms em 2004. Fechou a sessão a avançar mais de três por cento.
A Gescartão e a Corticeira Amorim estrearam-se no PSI-20. A Corticeira perdeu 0,87 por cento, no entanto a Gescartão somou 0,65 por cento.
BolsaPt.com
Acciona venda participação na Vodafone por 727 ME
2-1-2004 15:42
A construtora espanhola Acciona anuncia, em comunicado na CNVM, a venda da totalidade da sua participação na Vodafone, detida pela sua filia Copane Valores. A participação de 0,4 por cento no operado britânico Vodafone Group rendeu 727 milhões de euros.
Segundo Noticias Financieras, um porta-voz da construtora não especificou as mais-valias desta operação nem identificou o comprador. Contudo, fontes do sector das telecomunicações móveis afirmam que o próprio Vodafone teria sido o comprador.
A Acciona possuía o direito de opção de venda à Vodafone das acções que recebu em Dezembro de 2000 pela entrega da sua participação na Airtel, a divisão espanhola do grupo britânico. A administração da construtora espanhola afirmou, no ano passado, que esperava exercer o seu direito de opção antes do fim de 2003.
BolsaPt.com
2-1-2004 15:42
A construtora espanhola Acciona anuncia, em comunicado na CNVM, a venda da totalidade da sua participação na Vodafone, detida pela sua filia Copane Valores. A participação de 0,4 por cento no operado britânico Vodafone Group rendeu 727 milhões de euros.
Segundo Noticias Financieras, um porta-voz da construtora não especificou as mais-valias desta operação nem identificou o comprador. Contudo, fontes do sector das telecomunicações móveis afirmam que o próprio Vodafone teria sido o comprador.
A Acciona possuía o direito de opção de venda à Vodafone das acções que recebu em Dezembro de 2000 pela entrega da sua participação na Airtel, a divisão espanhola do grupo britânico. A administração da construtora espanhola afirmou, no ano passado, que esperava exercer o seu direito de opção antes do fim de 2003.
BolsaPt.com
TMN recebe milhares móveis UMTS próximas semanas
2-1-2004 16:24
A TMN, operador móvel da Portugal Telecom (PT), espera receber, nas próximas semanas, milhares de telemóveis UMTS. Vai permitir alargar o número de utilizadores a testar a tecnologia, revela uma fonte oficial da empresa à Reuters.
A TMN arrancou com a terceira geração de telemóveis, na fase de pré-comercialização, no passado dia 23 de Dezembro, com mais de uma centena de terminais e uma cobertura da Grande Lisboa, Grande Porto e Aveiro. O objectivo agora é estander a base de utilizadores do UMTS, actualmente conta apenas com colaboradores e parceiros TMN, a clientes empresariais.
Segundo a decisão da Anacom, o arranque comercial do UMTS é a 1 de Julho deste ano.
BolsaPt.com
2-1-2004 16:24
A TMN, operador móvel da Portugal Telecom (PT), espera receber, nas próximas semanas, milhares de telemóveis UMTS. Vai permitir alargar o número de utilizadores a testar a tecnologia, revela uma fonte oficial da empresa à Reuters.
A TMN arrancou com a terceira geração de telemóveis, na fase de pré-comercialização, no passado dia 23 de Dezembro, com mais de uma centena de terminais e uma cobertura da Grande Lisboa, Grande Porto e Aveiro. O objectivo agora é estander a base de utilizadores do UMTS, actualmente conta apenas com colaboradores e parceiros TMN, a clientes empresariais.
Segundo a decisão da Anacom, o arranque comercial do UMTS é a 1 de Julho deste ano.
BolsaPt.com
Vodafone lança UMTS primeiro semestre 2004
2-1-2004 15:29
A Vodafone Telecel, uma das três subsidiárias da Vodafone a pré-comercializar o UMTS, prevê lançar ofertas comerciais de terceira geração móvel ainda no primeiro semestre deste ano, anuncia uma fonte oficial do operador à Reuters.
Uma das ofertas consiste em cartões para computadores portáteis, que permitirá a transmissão de dados a velocidades superiores às actuais em GPRS. Em termos de cobertura, a Vodafone está avançada. As áreas de Lisboa, Porto e Coimbra estão totalmente cobertas.
O UMTS tem como vantagens o envio e recepção de dados com uma velocidade superior à actual, o que facilita os downloads e permite serviços de vídeo.
A falta de equipamentos terminais com qualidade e em quantidade e instabilidade da tecnologia são factores que não permitem o arranque comercial imediato do UMTS, refere a mesma fonte. A ausência de telemóveis em qualidade e quantidade leva a que, a título de exemplo, caso a Vodafone arrancasse agora com o UMTS, o preço do termianld a Samsung a pagar pelo cliente atingisse os 800 euros. O que tornaria complicado atrair clientes.
A Vodafone aposta no UMTS já este ano, mas os responsáveis do operador acreditam que a tecnologia só estará em força no mercado em 2005. Até hoje o operador investiu 320 milhões de euros em UMTS, dos quais 100 milhões de euros na licença.
BolsaPt.com
EUA: sector industrial apresenta crescimento acima do previsto
2-1-2004 15:10
O sector industrial apresenta um crescimento no mês de Dezembro de 2003,pelo sexto mês consecutivo e acima do registado no mês de Novembro, anuncia o “Institute for Supply Management”.
O índice ISM cresceu para os 66,2 pontos em Dezembro face os 62,8 por cento do mês anterior. Um novo máximo desde há mais de duas décadas.
Cerca de 50 por cento das empresas inquiridas afirmam que os negócios estão a melhor ou pelo menos não pioram.
O índice apresentou um aumento inesperado. Os economistas apontavam para uma descida para os 61,5 por cento.
BolsaPt.com
Endesa aumenta quota mercado para 45,4% em Espanha
2-1-2004 15:1
A Endesa, a maior eléctrica espanhola, anuncia o aumento 0,8 por cento em 2003 para 45,4 por cento da quota de mercado do sector eléctrico. Deve-se, em parte, ao crescimento de 9,4 por cento em zonas como as Ilhas Balneares e Canárias, anuncia a eléctrica.
A Endesa, a Iberdrola e a Union Fenosa estão a construir centrais termoeléctricas em Espanha para fazerem face ao crescimento da procura no país. O consumo de electricidade em Espanha aumentou 64 por cento nos últimos dez anos, o que corresponde a uma média de 5,1 por cento por ano, mais do dobro da média da União Europeia.
O crescimento económico no país vizinho deve atingir os 2,9 por cento este ano, face ao aumento de 2,3 por cento de 2003, e acima das previsões de 1,8 por cento de crescimento para a União Europeia.
BolsaPt.com
Clientes TMN enviaram 19,5 milhões SMS no final do ano
2-1-2004 15:16
A TMN, operadora móvel do grupo Portugal Telecom, processou 72 milhões de mensagens escritas (SMS) durante a passagem do ano. Os clientes da operadora móvel enviaram 19,5 milhões de SMS, informa fonte oficial da TMN à Agência Reuters.
O maior fluxo de tráfego deu-se entre as 19 horas e as 24 horas do dia 31 de Dezembro. A operado contabilizou o processamento de 800 SMS por segundo.
BolsaPt.com
2-1-2004 15:16
A TMN, operadora móvel do grupo Portugal Telecom, processou 72 milhões de mensagens escritas (SMS) durante a passagem do ano. Os clientes da operadora móvel enviaram 19,5 milhões de SMS, informa fonte oficial da TMN à Agência Reuters.
O maior fluxo de tráfego deu-se entre as 19 horas e as 24 horas do dia 31 de Dezembro. A operado contabilizou o processamento de 800 SMS por segundo.
BolsaPt.com
EUA mistos mas confiantes
2-1-2004 14:35
A primeira sessão de 2004 abriu mista nas bolsas norte-americanas, mas depressa passaram para os ganhos. Os investidores a anteciparem os fortes ganhos das empresas cotadas na sequência da retoma económica. Contudo, a sessão terá fraca liquidez, uma vez que muitos investidores continuam ausentes das bolsas.
Em termos de notícias económicas, o índice ISM norte-americano, o mais importante índice do sector manufactureiro nos EUA, é divulgado a seguir à abertura dos mercados. As previsões apontam para um crescimento do sector. No entanto, o índice de Dezembro deve registar uma ligeira descida em relação ao mês de Novembro. Os analistas esperam 61 pontos em Dezembro, depois do mês anterior ter registado um novo máximo em duas décadas nos 62.8 pontos.
O operador de telecomunicações BellSouth vão aumentar as tarifas das chamadas de longa distância. Um aumento devido à descida de lucros na Internet e telefones móveis gerados pela concorrência, noticia o jornal USA Today. As acções estão a descer 0,71 por cento.
A construtora aérea Boeing sobe 1,26 por cento. A companhia ganhou um contrato para a Estação Espacial Internacional da NASA que pode ascender aos 1.62 mil milhões de dólares.
A farmacêutica 3M perde 0,04 por cento.
A Intel cresce 1,09 por cento. A subsidiária da Nokia nos EUA ganha 2,12 por cento.
A maior cadeia de artigos para o lar, Home Depot, 0,96 por cento.
O índice Dow Jones está a ganhar 0,48 por cento, enquanto o Nasdaq está a subir 0,60 por cento.
BolsaPt.com
Espanha: Vendas Automóveis aumentam 10,3% em Dezembro
2-1-2004 13:6
As vendas de automóveis aumentaram 10,3 por cento no mês de Dezembro, em Espanha, em termos anuais, para 126.366 unidades, segundo dados previsionais da ANFAC – Associação Nacional de Fabricantes de Automóveis.
A associação destaca que este é um novo máximo histórico.
Em termos acumulados, as vendas no total do ano 2003 aumentaram 3,8 por cento para 1,383 milhões de unidades. A ANFAC considera o resultado anual como satisfatório, sendo o terceiro melhor ano do mercado espanhol.
BolsaPt.com
Espanha: Linhas ADSL aumentam 72% em 2003
2-1-2004 12:8
O número de linhas ADSL instaladas em Espanha aumentou 72 por cento face ao ano anterior, atingindo os 1.650 milhares de ligações, segundo a Telefónica.
A Telefónica investiu cerca de 2 mil milhões de euros para a criação de infra-estruturas, serviços e conteúdos de banda larga que contribuíram para o crescimento do mercado de ADSL.
A cobertura territorial de Espanha alcança os 91 por cento, atingindo 93 por cento da população.
BolsaPt.com
2-1-2004 12:8
O número de linhas ADSL instaladas em Espanha aumentou 72 por cento face ao ano anterior, atingindo os 1.650 milhares de ligações, segundo a Telefónica.
A Telefónica investiu cerca de 2 mil milhões de euros para a criação de infra-estruturas, serviços e conteúdos de banda larga que contribuíram para o crescimento do mercado de ADSL.
A cobertura territorial de Espanha alcança os 91 por cento, atingindo 93 por cento da população.
BolsaPt.com
Iberdrola aumenta dividendo em 10%
2-1-2004 12:3
A eléctrica espanhola Iberdorla vai pagar um dividendo de 0,286 euros brutos – ou 0,243 euros líquidos – por acção referente ao exercício de 2003, mais 10 por cento que no ano passado.
Este aumento insere-se na política retributiva da empresa, anunciada no mês de Agosto. No Plano Estratégico 2002-2006 fixou um aumento anual médio de 5 por cento.
Este valor deverá ainda ser aprovado em Assembleia Geral de Accionistas.
BolsaPt.com
2-1-2004 12:3
A eléctrica espanhola Iberdorla vai pagar um dividendo de 0,286 euros brutos – ou 0,243 euros líquidos – por acção referente ao exercício de 2003, mais 10 por cento que no ano passado.
Este aumento insere-se na política retributiva da empresa, anunciada no mês de Agosto. No Plano Estratégico 2002-2006 fixou um aumento anual médio de 5 por cento.
Este valor deverá ainda ser aprovado em Assembleia Geral de Accionistas.
BolsaPt.com
França: Vendas automóveis novos desce 6,3%
2-1-2004 11:52
As vendas de automóveis novos em França estabilizaram no mês de Dezembro, tendo recuado 6,3 por cento no total de 2003, em termos homólogos, segundo o Comité de Construtores Franceses de Automóveis.
Foram matriculados 2.009.254 veículos em 2003, sendo o segundo ano consecutivo de quedas no mmercado.
No mês de Dezembro, as vendas subiram 0,6 por cento, face ao mês homólogo de 2002. Em termos comparáveis, desceram 3,9 por cento.
As marcas francesas encerraram o ano com menos de 60 por cento de quota de mercado, o que acontece pela primeira vez desde 1999.
BolsaPt.com
EUA deverão abrir em alta; aguarda ISM
2-1-2004 12:42
Os mercados norte-americanos deverão abrir em alta, com os investidores a aguardarem ainda a divulgação do relatório do Institute for Supply Management, que deverá confirmar a manutenção do sector manufactureiro em níveis elevados.
A primeira sessão do ano deverá manter o optimismo evidenciado no ano passado, em que as bolsas encerraram positivas pela primeira vez desde 1999.
O índice manufactureiro do ISM deverá descer de 62,8 para 61 pontos em Dezembro, segundo as estimativas dos economistas. O valor do mês anterior foi o mais elevado desde 1983.
Não há notícias relevantes de empresas, nem apresentação de resultados agendada.
Os futuros sobre o Standard & Poor’s ganham 0,32 por cento e sobre o Nasdaq avançam 0,41 por cento.
BolsaPt.com
Vodafone processa mais de 36 milhões de SMS no final do ano
2-1-2004 13:51
A Vodafone Telecel, do grupo vodafone, processou, no final do ano, mais de 36 milhões de mensagens escritas (SMS), anuncia do operador. O maior fluxo de mensagens deu-se “entre as 19 e as 20 horas do dia 31 de Dezembro e as 00 e as 01 horas do dia 1 de Janeiro”, refere.
Apesar do elevado volume de tráfego, o processamento das chamadas de voz, SMS e MMS foi efectuado na normalidade. “Antecipando um crescimento significativo no número de chamadas e de mensagens no período de Natal e Fim de Ano, a Vodafone tinha reforçado a sua capacidade de processamento de chamadas, especialmente nos grandes centros urbanos, e a capacidade das suas plataformas de transmissão de mensagens escritas e mensagens multimédia”, acrescenta o operador móvel.
BolsaPt.com
2-1-2004 13:51
A Vodafone Telecel, do grupo vodafone, processou, no final do ano, mais de 36 milhões de mensagens escritas (SMS), anuncia do operador. O maior fluxo de mensagens deu-se “entre as 19 e as 20 horas do dia 31 de Dezembro e as 00 e as 01 horas do dia 1 de Janeiro”, refere.
Apesar do elevado volume de tráfego, o processamento das chamadas de voz, SMS e MMS foi efectuado na normalidade. “Antecipando um crescimento significativo no número de chamadas e de mensagens no período de Natal e Fim de Ano, a Vodafone tinha reforçado a sua capacidade de processamento de chamadas, especialmente nos grandes centros urbanos, e a capacidade das suas plataformas de transmissão de mensagens escritas e mensagens multimédia”, acrescenta o operador móvel.
BolsaPt.com
Clientes Optimus enviam 12 milhões SMS no Ano Novo
2-1-2004 12:54
Os clientes da Optimus enviaram 12 milhões de mensagens escritas (SMS) na passagem de ano, segundo a SonaeCom. A operadora processou 38 milhões de mensagens na sua rede.
Este valor representa um crescimento de 33 por cento face ao ano passado.
Cerca de 45 por cento das SMS processadas foram dentro da mesma rede.
No Natal e Ano Novo, o tráfego de voz aumentou 10 por cento.
BolsaPt.com
2-1-2004 12:54
Os clientes da Optimus enviaram 12 milhões de mensagens escritas (SMS) na passagem de ano, segundo a SonaeCom. A operadora processou 38 milhões de mensagens na sua rede.
Este valor representa um crescimento de 33 por cento face ao ano passado.
Cerca de 45 por cento das SMS processadas foram dentro da mesma rede.
No Natal e Ano Novo, o tráfego de voz aumentou 10 por cento.
BolsaPt.com
Anacom: Arranque comercial UMTS a 1 de Julho
2-1-2004 12:36
A Anacom – Autoridade Nacional da Comunicações estabeleceu em 1 de Julho de 2004 o lançamento comercial do UMTS, a terceiro geração de telemóveis.
O documento enviado aos operadores está ainda sujeito a aprovação. O regulador alargou o prazo devido à limitada disponibilidade de terminais e infra-estruturas de rede.
Actualmente, será feito um arranque pré-comercial de seis meses, para um grupo fechado de utilizadores, nomeadamente empresariais.
O arranque pré-comercial deverá cobrir no mínimo 20 por cento da rede de população e assegurar a velocidade de 144 kbps.
BolsaPt.com
BBVA vende 9,9% do marroquino Wafabank
2-1-2004 10:8
O banco espanhol BBCA vendeu a participação de 9,9 por cento que detinha no banco marroquino Wafabank por 529,50 milhões de dirhams (cerca de 48 milhões de euros) à Omnium Nord Africain.
O banco espanhol garante 3,5 milhões de euros em mais-valias com este desinvestimento, datado de 31 de Dezembro de 2003.
BolsaPt.com
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Shimazaki_2 e 76 visitantes