Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EUR/USD e politica economica-monetaria do BCE

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

EUR/USD e politica economica-monetaria do BCE

por XBIANA » 30/12/2003 1:50

Ulisses: Qual a tua perspectiva do futuro dos próximos anos nos mercados? O mercado accionista irá continuar o seu “bear market” ou acreditas que já estamos em “bull market”? E no mercado cambial, quem acreditas que estará mais forte: o Euro ou o Dólar?

Viana: Acredito que estamos numa forte correcção ao “Bear Market” que está a servir para limpar todos os curtos do mercado que, neste momento, poderão ser os responsáveis por estas subidas. O “Bear Market” está aí e acredito que seja para continuar por mais dois anos no mínimo. [b]No mercado cambial, acredito na subida continuada do euro. A quebra em alta dos 1,20 - que julgo para breve - vai ser decisiva para a continuação deste movimento ascendente.[/b] A quebra desse valor psicológico vai obrigar a que o BCE, de forma a combater a diminuição das exportações face ao valor de custo da moeda, diminua as taxas de juro, já que apesar dos recentes cortes ainda se encontra a um nível mais alto que os EUA. Esta decisão político-monetária vai de encontro à estratégia do BCE de uma moeda forte e taxas de juro baixas que é do agrado de todos. O BCE já demonstrou que tem interesse na subida da moeda única europeia e que a sua valorização não os preocupa. Os EUA também não estão preocupados com a fragilidade do dólar já que lhes permite aumentar o volume das exportações de forma a impulsionar a economia daquele país que se encontra em recessão. Na minha humilde opinião, a subida do Euro face ao Dólar, com o devido ajusto das taxas de juro, vai permitir um equilibrado crescimento económico entre a Europa e os EUA. Penso que é de se estar atento também à moeda japonesa que poderá crescer bastante face ao dólar apesar desta sofrer varias intervenções do governo japonês no sentido de manter o seu valor perto do actual.

Em 28 de Outubro deste ano que esta a terminar, escrevi o texto acima em resposta a uma questao do Ulisses na entrevista para o GT2003. Hoje, o cenario que apresentei como possivel na minha opiniao, esta mais proximo da realidade (acredito eu). Tenho discutido com varios amigos, alguns deles bastante bons na negociacao de taxas de juro, que sempre afastaram uma nova descida das taxas de referencia por parte do BCE. Eu, cada vez mais, estou na forte convicçao que isso vai acontecer, possivelmente na primeira ou segunda reuniao de 2004, altura em que acredito que o Euro esteja a negociar entre os 1.30 e os 1.35. Com o cross Eur/USD nesses valores e a confirmar-se que o BCE vai optar pela potica economica-monetaria de descer as taxas de juro de referencia entre 1/4 e 1/2 ponto percentuais acredito seriamente que sera a oportunidade de ouro de abrir curto em Euro e longos em USD, para uma mais valia retirada ate a paridade do EUR/USD em fins de 2004 e inicio de 2005. Evidentemente se nada extraordinario acontecer, actos de Deus ou do homem nao previsiveis (atentados).

No canal de negocios:
O Banco Central Europeu (BCE) receia o efeito da crescente valorização do euro no cenário macroeconómico da Zona Euro e equaciona agora alterações à política monetária, incluindo uma nova redução das taxas de juro, noticiou hoje o Financial Times Deutschland, citando fontes não identificadas da instituição bancária.

O euro atingiu hoje um novo máximo histórico, ao subir 0,59%, para 1,2502 dólares. A moeda da Zona Euro [Cot] seguia agora a valorizar 0,57%, para 1,2500 dólares.

O aumento de 19% do euro face ao dólar no ano passado tornou as previsões do BCE menos adequadas e fará com que os responsáveis da instituição bancária europeia analisem atentamente os efeitos da valorização da moeda nos próximos dois meses, acrescentou o matutino, citando um responsável não identificado daquela entidade.

O BCE tinha antecipado que o dólar iria cair devido à aos défices externo e orçamental dos EUA, mas mantém-se preocupado com a sucessão de mínimos da moeda norte-americana face à divisa europeia.
XBIANA

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], itisi1000, macau5m, Shimazaki_2 e 237 visitantes